Arquivo da categoria: Games

Newzoo: “Mercado de games para celulares vai movimentar US$ 68,5 bilhões em 2019”

Se você é produtor de jogos eletrônicos e está em início de carreira, olha só essa dica que os dados levantados pela pesquisa Global Games Market, da Newzoo, foram capazes de inferir: é extremamente recomendável começar investindo no mercado de jogos mobile. Isso porque o mercado de games para dispositivos móveis representa a maior parcela do faturamento da indústria de jogos eletrônicos. De acordo com a análise, em 2019 os games mobile vão movimentar US$ 68,5 bilhões em 2019.

A quantia equivale a 45% da receita total do mercado de games. Uma vez que esses jogos demandam orçamentos menores, é muito recomendável começar explorando esse filão. Ainda de acordo com a pesquisa da Newzoo, a receita proveniente de jogos mobile vai superar a dos games para PC e para videogames nos próximos anos. No brasil a hegemonia dos celulares já é evidente: dos 66% da população brasileira que joga videogames, 83% preferem fazê-lo por meio de um smartphone, conforme dados da Pesquisa Game Brasil 2019.

Com o avanço do poder de processamento, melhores redes 4G e a portabilidade, as empresas veem no mercado mobile uma forma de proporcionar experiências antes facilmente encontradas em consoles e PCs, na palma da mão.

“O brasileiro é apaixonado por internet e, neste sentido, possui um hábito de consumo semelhante ao perfil do público chinês”, explica Lucas Peng, gerente da Nimo TV, um dos principais serviços de streaming na China e que já oferece serviços no Brasil. “Estamos em sintonia com as tendências no mercado e por isso apostamos muito no consumo de celular”, completa.

Entre as novidades que a Nimo TV está trazendo para seu serviço está o Game Zone, área do site dedicada para reunir as principais notícias de seus games favoritos assim que for buscar por canais de seus principais streamers. O objetivo da Nimo TV é se tornar a principal plataforma de streaming mobile do Brasil. Para isso, a empresa oferece transmissão de campeonatos de games mobile e presença dos principais de Free Fire no catálogo da plataforma: Piuzinho, El Gato e Playhard estão entre os mais populares na plataforma, trazendo conteúdo e humor nas partidas de seus canais.

Newzoo: “Jogos têm quase 600 milhões de horas de visualizações no YouTube e Twitch”

Quer saber qual a importância dos jogos eletrônicos e seu impacto na cultura atualmente? Pois bem, pode-se dizer que o alcance já está preocupando as grandes emissoras de TV. De acordo com a Newzoo, empresa com referência em análises de jogos e esportes, os sites de streaming Twitch e Youtube registraram juntos mais de 600 milhões de horas para vídeos relacionados a jogos online, apenas no mês de julho deste ano.

Ainda de acordo com a Newzoo, deste montante os jogadores têm preferido assistir através do Twitch do que no Youtube. O site apurou que 152,1 milhões de horas foram assistidas no Youtube enquanto que 434,4 milhões foram utilizadas vendo os streamers via Twitch. Estes dados servem para mostrar que os jogos estão ganhando cada vez mais espaço nas diferentes plataformas de tecnologia.

Fortnite, da Epic Games, é o rei absoluto dos jogos online. O game online foi o que mais despertou a atenção do público (levando em consideração, propagandas, streamings etc.), alcançando o primeiro lugar dos rankings de cada plataforma durante o mês, com um total de 39,7 milhões de horas assistidas no Youtube e 75,1 milhões de horas assistidas no Twitch.

De acordo com a Newzoo, existem dois fatores que podem ter levado o jogo ao topo das listas: a Copa do Mundo de Fortnite 2019 e a presença do título na categoria Pro AM do campeonato, que visa arrecadar fundos para uma instituição do país. Quem também se saiu bem foi PUBG Mobile – com a segunda posição no Youtube – e Teamfight Tactics – com o segundo lugar no Twitch. Títulos alcançaram audiência de 25,7 milhões e 63,8 milhões de horas assistidas, respectivamente.

League of Legends ocupa o terceiro lugar entre os dois rankings, com 17,1 milhões de pessoas acompanhando como partidas durante o mês de julho, enquanto no último lugar de cada lista permanece os jogos World of Tanks (com 5,1 milhões de visualizações no Youtube) e PUBG ( com 18,0 milhões de visitas no Twitch).

Uma vez que o ano ainda não terminou e importantes torneios ainda não viram seu desfecho, como é o caso do CBLoL e o mundial PUBG Global Championship, acredita-se que esse ranking da Newzoo fatalmente terá algumas alterações. Quem você aposta que será o game mais popular do ano?

Top 5 – Jogos esportivos que você deve conhecer (e que não são de futebol)

Jogos de esporte são extremamente populares entre os jogadores de videogames desde a época do NES, então não é novidade que as empresas produtoras de jogos digitais invistam tanto tempo e dinheiro neste nicho. Todo ano você pode contar que a Electronic Arts vai lançar um Fifa, da mesma forma que a Konami permaneça com a franquia PES. Entretanto, há pessoas que nem conseguem ouvir falar de game de futebol sem perder a paciência.

Pensando nisto, elaboramos um guia de sete jogos esportivos que não são de futebol. Assim você pode reunir aqueles seus amigos em jogatinas online ou em casa mesmo para partidas competitivas sem precisar ficar na dúvida entre escolher o Barcelona ou o Real Madrid. Na lista selecionamos apenas jogos inspirados em esportes reais, de modo que os jogos da categoria e-Sports não estão representados.

Confira abaixo 5 games esportivos para reunir a galera:

 

5 – The Golf Club 2019

The Golf Club 2019

Lançado no final de 2018 pela 2K Games, The Golf Club 2019 featuring PGA Tour é um dos poucos jogos de PS4 que convida o jogador para partidas relaxantes de golfe!? Os produtores não mediram esforços para levar o clima dos campos esverdeados para o videogame, então você pode esperar todo o clima da PGA Tour, principal liga americana. O título permite que o jogador crie e personalize seu próprio avatar. Como se não bastasse, pode-se escolher o taco, trajes e novos torneios.

The Golf Club 2019 featuring PGA TOUR conta com fluidez e simplicidade no seu design, descomplicando a vida de iniciantes no golfe, de modo que mesmo pessoas sem qualquer contato prévio com o esporte estará familiarizado com as regras e princípios básicos rapidamente. Depois de algumas horas é possível que você dê tacadas certeiras. Uma vez que o golfe não é um esporte popular no Brasil, há quem considere o game entediante, mas os fãs do esporte devem conseguir boas horas de diversão.

 

4 – F1 2019 Legends Edition

F1 2019 Legends Edition

Uma das maiores rivalidades esportivas de todos os tempos foi protagonizada pelo brasileiro Ayrton Senna e Alain Prost. É justamente essa rivalidade que dá o tom do game F1 2019 Legends Edition, que, aliás, traz os dois corredores na capa. O desenvolvimento ficou a cargo da Codemaster, responsável pelas franquias Grid e Dirt, então você pode esperar corridas em alta velocidade e ultrapassagens de à lá Senna.

O game foi lançado em junho deste ano e rapidamente conquistou aclamação da crítica graças a seus gráficos polidos, jogabilidade fiel e pistas bem desenvolvidas. Outro mérito foi adicionar 18 veículos lendários, como os potentes McLaren MP4/5B de 1990 e a Ferrari F1-90. São variados modos de jogo, garantindo que o jogador sempre tenha algo para fazer. O marketing do game foi tão audacioso que a capa destaca velhas rivalidades que tenham a
ver com o país em que o jogo foi lançado, daí o motivo de encontrarmos o lendário Ayrton Senna nas versões que chegaram ao Brasil. Vez por outra o site da Promobit oferece Cupons Americanas para comprar o jogo com belo desconto.

3 – Madden NFL 20: Ultimate Superstar Edition

Madden NFL 20: Ultimate Superstar Edition

Para quem pensa que o colírio dos olhos da EA Sports é a franquia Fifa, temos uma revelação aterradora: na verdade a vedete dos jogos esportivos é Madden. A franquia é extremamente rentável e conta com vendas expressivas nos EUA. Não é por acaso que a EA investiu pesado nesta última entrada, garantindo que o que deu certo na edição 19 fosse mantida, ao passo que os erros fossem corrigidos. O jogador pode esperar refinamento na jogabilidade e inteligência artificial mais equilibrada.

O grande destaque em Madden NFL 20: Ultimate Superstar Edition é o modo campanha personalizado, que acompanha um jogador desde os tempos de universidade até a glória da liga principal. Você pode começar como um aluno de 10 universidades americanas e
conforme ganhar os jogos pode se destacar e subir para os grandes clubes do país. Esse modo história é semelhante ao que a EA já faz com Fifa e as partidas contam com narrações vibrantes e carregadas de emoção. Este é mais um dos games em promoção na Promobit.

 

2 – UFC 3

UFC 3

Para quem gosta da visceralidade do MMA, não há jogo mais completo do que UFC 3. A EA conseguiu aqui um trabalho digno de aclamação ao transportar para os videogames a sensação de desespero dos lutadores quando estão encurralados ou ainda a doce
sensação de um nocaute em poucos segundos de combate. Diferente de outros jogos de luta, em UFC 3 o que conta mesmo é a estratégia e destreza com que se aplica os golpes.

Este foi um dos que mais fizeram sucesso nas promoções Steam do site Promobit. Outro detalhe importante é o modo carreira, que é baseado nas escolhas do jogador, ou seja, você fica livre para fechar contratos, dar declarações polêmicas etc. A ideia é que a vida de um atleta no esporte de contato mais popular do mundo pode render mais fãs, contratos milionários e atenção do resto do mundo. também vale a pena destacar o elemento social ingame, que permite aquecer rivalidade entre os atletas antes dos combates. Este foi o primeiro game da EA construído com a engine RPM Tech, que permite reproduzir fielmente os movimentos dos atletas reais. Ah, e o polêmico Conor McGregor empresta seu rosto para a capa do jogo.

 

1 – Virtua Tennis Challenge

Virtua Tennis Challenge

E, por fim, temos um esporte bem conhecido do público brasileiro: o tênis de quadra. Esta versão é para Android e conta com uma jogabilidade totalmente arcade, sendo que a SEGA conseguiu transpor o desafio de adaptar o game para os controles do Android. São três modos de jogo: campanha, partida rápida e multiplayer via bluetooth, de modo que você pode desafiar seus amigos. Uma vez que a jogabilidade é simplificada, pode esperar por tacadas quase automáticas, inclusive nem é preciso utilizar o tutorial para começara a vencer os desafios. O importante aqui é a diversão descompromissada.

Apesar de ser produzido para dispositivos mobile, Virtua Tennis Challenge conta com gráficos bem animados e realistas, graças a texturas convincentes e trabalhadas. Apesar de o título já ser antigo (foi lançado em 2014) ele ainda parece bem atual. As animações, vale destacar, são bastante atrativas e os movimentos dos jogadores estão fiéis ao que se espera da vida real. Aqui a SEGA conseguiu um grande triunfo! Com certeza você vai acabar viciando neste game. Caso tenha ficado interessado, tem o App de desconto da Promobit para resgatar o jogo totalmente gratuito.

Estúdio Smurfit Kappa de São Paulo contrata profissional de Game Design para novos projetos

Mais uma vaga de trabalho surge para quem estuda ou já trabalha com produção de jogos eletrônicos. O estúdio Smurfit Kappa de São Paulo está em busca de um Game Designer assistente para compor seu quadro de funcionários. O profissional ficará responsável pela programação de software, buscando apresentar inovações digitais para os clientes.

De acordo com o anúncio da vaga publicado através do LinkedIn, o contratado pela Smurfit irá contribuir diretamente com os projetos e lançamentos para divulgação do Brand SK, tendo papel importante na criação da interface gráfica comercial. Trata-se de uma tarefa de alta responsabilidade, demandando que o profissional tenha foco e comprometimento. É importante que tenha uma visão sistêmica, sendo capaz de compreender o todo em um objeto de estudo, entendendo suas ligações e interferências para as telas em busca de entretenimento.

Responsabilidades do cargo

  • Realizar projetos de inovação visual com foco em soluções para os clientes, utilizando as técnicas e ferramentas de trabalho da Smurfit Kappa Group.
  • Realizar estudos de embalagens aplicando os princípios da SKG, a fim de otimizar os processos internos e dos clientes.
  • Conhecer as ferramentas e programas adequadas para criação/edição de vídeos e animações como: Flash, Premiere, After Effects e Dream Weaver.
  • Necessário ter experiência em programação de software/vídeo games/comunicação visual.

 

Pré-requisitos

  • Ensino Técnico/Superior em Design de Games ou áreas afins.
  • Inglês Avançado/Fluente.
  • Desejável Espanhol Intermediário/Avançado.

Os detalhes adicionais da vaga na Smurfit, como salário e benefícios não foram divulgados, sabe-se apenas que é período integral. Deste modo, você deve encaminhar seu currículo através do LinkedIn com os dados atualizados e na sequência aguardar contato da empresa.

 

Sobre a Smurfit Kappa

Para quem não conhece, a Smurfit Kappa é um dos líderes mundiais na fabricação de embalagens à base de papel. Tem cerca de 45.000 empregados em 350 instalações localizadas em 33 países – 21 na Europa e 12 na América Latina, região na qual é a única player pan-regional de grande escala. Em 2017 a Companhia atingiu vendas no valor de 10.500 milhões de dólares

Escape Time lança nova sala inspirada no longa A Bruxa de Blair

Se você curte jogos de fuga, esta notícia vai agradar: A Escape Time, empresa especializada em jogos de fuga imersivos, acaba de inaugurar sua nova sala que promete desafiar a mente dos jogadores. A sala Herdeiros de Blair é totalmente inspirada no filme “A Bruxa de Blair”, grande sucesso de 1999.

A sala tem um clima de terror extremamente crível, lembrando elementos do filme clássico que aterrorizou toda uma geração, inclusive o espaço tem ambientação em uma floresta. A sala foi inaugurada na última quarta-feira (04 de setembro). O trabalho de ambientação foi tão desenvolvido que tem até uma trama de plano de fundo.

No jogo, os participantes serão os herdeiros de uma imensa propriedade em Burkittsville e precisam encontrar elementos que desmintam a lenda da Bruxa de Blair, que morreu nesta floresta em 1771, pois é graças a esta lenda que suas imensas propriedades têm um valor tão baixo no mercado. Porém, vocês precisam se apressar, pois já existem compradores que irão chegar em 1 hora para visitar a propriedade e quem sabe pagar muito dinheiro por ela.

É preciso cuidado, se a lenda for verdadeira, os jogadores podem ter o mesmo destino de muitos outros que entraram na floresta. Para participar, é necessário estar em um grupo de, no mínimo, três participantes e, no máximo, dez. Mais informações no site da Escape Time.

 

Serviço – Escape Time

Endereço: Av. Nova Independência, 1056

Tel.: (11) 4324-0050/ (11) 93146-2646

Horário de funcionamento: todos os dias, das 14h às 22h.

Valores das salas: R$ 69 (por pessoa) de segunda a quinta; R$ 79 (por pessoa) de sexta a domingo e feriados.

Site: www.escapetime.com.br

BGS e-Sports terá campeonato internacional de CROSSFIRE com premiação de US$ 30 mil

Ao passo que a BGS se aproxima, os fãs de jogos eletrônicos começam a se inteirar das novidades que estarão na maior feira de jogos eletrônicos da America Latina. A organização da BGS acaba de divulgar que o espaço BGS e-Sports contará com um torneio internacional de Crossfire com uma premiação bastante expressiva: nada menos que US$ 30 mil.

O campeonato começa no dia 12 de outubro e os visitantes poderão acompanhar de perto a disputa internacional que envolverá 4 equipes profissionais. Os times convidados ainda não foram anunciados, mas sabe-se que o torneio pagará a bagatela de US$ 30 mil. E qe a Smilegate, desenvolvedora do game estará na feira com um estande de 50m² onde apresentará novidades do game mobile Epic Seven.

“A Brasil Game Show é um dos maiores eventos de jogos eletrônicos do mundo e também uma oportunidade de interagir ainda mais com a comunidade. Somos muito gratos aos jogadores brasileiros e estamos fazendo o máximo para ampliar o cenário competitivo dos nossos games no país”, disse Brady Yeo, chefe de eSports de CROSSFIRE da Smilegate.

Além da BGS Esports, antes chamada Brasil Game Cup, que promete ser a maior da história, a Brasil Game Show 2019 terá muitas atrações, como as mais de 400 marcas, entre elas: AOC, ASUS, Banco do Brasil, Corsair, DXRacer, Epic Games, Falkol Esports, Fini, Gigabyte, Lenovo, Logitech, Lupo, Joysticket, Magic the Gattering, Microcamp, OEX Gaming, Piticas, Pichau, Razer, Redragon, Sunny Brinquedos, TNT, VIVO, Warrior, Xbox e YouTube.

A BGS 2019 também terá área exclusiva para jogos de estúdios independentes (Avenida Indie), ambientes cosplay (BGS Cosplay), maratona de desenvolvimento de games (BGS Jam), painéis e apresentações de grandes nomes da indústria mundial (BGS Talks), encontros com personalidades do mundo dos games (BGS Meet&Greet), momentos de reconhecimento ao trabalho de celebridades da indústria (Wall of Fame), e muitas estações de jogos.

Abaixo você confere o teaser do torneio de Crossfire que promete agitar a BGS e atrair novos fãs para o game online:

 

Serviço – BGS 2019

Quando: 09 a 13 de outubro (1º dia exclusivo para imprensa e negócios)

Onde: Expo Center Norte

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP

Horário: 13h às 21h

Comitiva brasileira de desenvolvedores fará parte do evento canadense XDS 2019

O Brasil irá encaminhar uma delegação composta por oito desenvolvedores de jogos para o evento External Development Summit (XDS 2019), que irá ocorrer em Vancouver, no Canadá, entre os dias 4 e 6 de setembro de 2019. A XDS é o único evento canadense dedicado a indústria de games anual cujo foco é fomentar a indústria de games mundial, além de arte, animação áudio e ludicismo.

Essa comitiva é uma cortesia dos esforços da Abragames (Associação Brasileira de Games) e da Apex Brasil, que já participam da XDS desde 2015. O objetivo dessa comitiva é atrair oportunidades e novos negócios para desenvolver a indústria nacional. De acordo com Eliana Russi, gerente executiva da Brasil Games, a XDS é um evento chave para os produtores brasileiros que visam novos negócios.

“O primeiro ano que estivemos no evento XDS, as empresas brasileiras tinham muita pouca experiência com o mercado externo, e lá haviam grandes players do mercado que sequer sabiam que o Brasileira um país produtor de jogos. Após cinco anos de participação, levaremos grandes empresas como a Kokku, a Lumen Games e a PUGA Studios provendo serviços para grandes jogos como Horizon Zero Dawn, Just Cause 4, Overwatch, Among the Sleep e muitos outros”, disse Eliana.

O próximo evento no calendário das empresas ligadas à Abragames é a Tokyo Game Show, o maior evento de games oriental. A feira de games japonesa ocorre entre os dias 12 e 15 de setembro. Na sequência a comitiva vai até a Game Connection Europe, que ocorre na cidade de Paris em 29 a 31 de outubro.

Você pode consultar o que a comitiva vai preparar para a XDS e os outros eventos aqui. As empresas participantes da XDS são a Arcolabs; a Diorama Digital; Flux Games; a Garage 227; a Kokku; a Oktagon Games; e a PUGA STUDIOS.

 

Alunos do Colégio Marista recriam pontos turísticos de Londrina usando Minecraft

O colégio Marista de Londrina resolveu inovar a metodologia de estudos geográficos e históricos da cidade paranaense: os alunos reconstruíram pontos turísticos da cidade utilizando o game Minecraft. A ideia é utilizar a tecnologia e o ludicismo dos games para envolver as crianças a fim de transmitir conhecimentos valiosos. A ideia partiu da professora Ana Paula de Oliveira Regioli Pataro e da analista de Tecnologia Educacional do Colégio Marista Londrina, Alessandra Garcia.

Para recriar a mítica cidade de Londrina, foi utilizado o jogo MinecraftEdu, versão educacional do jogo Minecraft. Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental fizeram uma imersão total nas disciplinas de História e Geografia para reconstruir os principais pontos turísticos e históricos de Londrina (PR). O projeto começou com uma visita pela cidade com o objetivo de conhecer a história de cada local e observar, in loco, algumas atividades econômicas e a relação campo-cidade, para identificar as principais transformações ocorridas.

“Durante o passeio, os alunos tiraram fotos dos pontos históricos para trabalhar com a releitura do local como expressão artística, utilizando o game”, explica a professora Ana Paula.

Para registrar o processo, os estudantes reconstruíram os pontos históricos vistos nos estudos de campo, trabalhando a conexão entre História, Geografia, Português, Matemática, Artes e Ensino Religioso. De acordo com a coordenadora dos Anos Iniciais do Colégio Marista de Londrina, Gislaine Garcia Magnabosco, a atividade está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que indica o desenvolvimento de competências como a comunicação e culturar digital, por exemplo, bem como uma postura crítica frente a esse uso.

Minecraft é um jogo em que se posicionam blocos para construir cenários e mundos de forma infinita, despertando interesse nas crianças e adolescentes, pois possibilita a autoria e a imaginação.

“Temos levado nossos alunos a compreender, utilizar e criar, por meio das tecnologias digitais, buscando desenvolver o protagonismo nas produções de materiais e compartilhamento de informações e conteúdos, de forma ética e que possa contribuir com o seu crescimento pessoal, dos seus colegas e da sociedade”, diz Alessandra Garcia.

 

Música clássica e videogame: Allianz Parque Hall recebe show Game Sinfônica

Essa é para quem curte videogame music: o espaço Allianz Parque Hall irá receber a Game Sinfônica, um projeto apresentado pela Game XP com produção da Nova orquestra, que visa unir a estética de música clássica com videogames. O espetáculo ocorre no dia 19 de outubro e vai trazer um rico repertório de músicas relacionadas com os jogos mais emblemáticos da história.

De acordo com a organização do evento, a Game Sinfônica vai passar por temas de Street Fighter, Super Mario, Zelda, Pokémon, entre outros, tudo perfomado por uma orquestra com formada por 32 músicos, sob regência do maestro Éder Paolozzi e arranjos de Luiz Gustavo Zago. A expectativa é que os visitantes desfrutem de um dia memorável e emocionante. A setlist é formada por 20 músicas.

“Foi uma surpresa trabalhar com esse projeto e analisar o universo dos games. Busquei fazer uma suíte, um concerto com cinco movimentos reunindo as trilhas com uma ação e história próprias. Tem muita coisa maravilhosa sendo produzida em trilhas e buscamos desde clássicos, como Sonic, até recentes, como Halo. Na minha adolescência, brincava na casa de amigos com esses jogos lendários e foi algo bem especial revisitar essas lembranças”, conta o arranjador Luiz Gustavo Zago.

A apresentação da Game Sinfônica une dois universos distintos e promete encantar tanto os amantes de música clássica quanto os fanáticos por games. Esse é mais um espetáculo que coloca o Allianz Parque Hall como um dos espaços que mais apoiam o movimento de popularização da música clássica, encabeçado por grandes maestros e pelas principais orquestras brasileiras.

Os ingressos, que custam entre R$ 42,50 e R$ 210, já estão à venda pelo site ou na bilheteria do Allianz Parque, localizada ao lado do portão A (Rua Palestra Itália, 200).

 

Serviço – Game Sinfônica

O que: orquestra clássica com tema de videogames

Quando: 19 de outubro de 2019

Onde: Allianz Parque Hall – Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca, São Paulo – SP, 05001-200

Horário: 19h00 (abertura dos portões) | 21h00 (início do show)

Quanto: R$ 42,50 a R$ 210,00

Site:  eventim.com.br

Campeonato Paulista Universitário de e-Sports (CPUE) estreia com show de habilidade dos jogadores

Quem é aficionado por e-Sports provavelmente ouviu falar sobre o Campeonato Paulista Universitario (CPUE), o novo torneio organizado pela MVP Network que reúne equipes de universitários da capital paulista em partidas de FIFA 19 e Overwatch. No último final de semana (24 e 25), ocorreu a primeira fase do torneio, reunindo nada menos que 68 jogadores em busca de vagas para semifinais das respectivas modalidades.

O CPUE e considerado  primeiro torneio Universitario oficial e o único que conta com representantes das principais instituições de ensino superior do país. O objetivo é estabelecer a liga profissionalmente e popularizar o e-Sports no meio acadêmico. As disputas foram bastante disputadas, mas após dois dias de muita jogatina já foram definidos os semifinalistas, conforme abaixo.

Overwatch: UFSCar, Unicamp, USP – Campus Butantã e USP – Campus Leste.

Fifa 19: UFSCar com Luccas2100 e GFire_Lost; UFABC com Nickbor; e Mackenzie com Fast_PedroPaulo.

Ao todo, foram 2 rounds de Overwatch e 3 rounds de Fifa 19 no sábado, 17 de agosto e no domingo, 18 de agosto, mais 2 rounds de Overwatch e 2 rounds de Fifa19. No próximo final de semana, 24 e 25 de agosto, acontecem as rodadas de HearthStone e League of Legends, também em formato de chave suiça, que definirá a classificação para as semifinais das modalidades.

Em sua primeira edição, o CPUE recebeu a inscrição de mais de 30 universidades e as informações sobre a grande final de cada modalidade será divulgada em breve.  ‘Uma das grandes honras do CPUE é que as equipes vencedoras das modalidades League of Legends e Fifa 19, garantem vaga para os Jogos Brasileiros Universitários (JUBs) 2019” explica Renan Asperti, sócio da MVP Network.