games

Top 10 – Games que foram criados em tempo recorde

Existem jogos que talvez você tenha jogado, curtido e nem imagina que foi desenvolvido em tão pouco tempo. Desenvolvedores de games Indie estão sempre participando de Game Jam e criando protótipos ou até games que viralizam rapidamente na internet.

Criar games tem se tornado uma atividade muito comum de uns tempos para cá, hoje em dia temos escolas especializadas, cursos, eventos e muito mais coisas que influenciam novos programadores a produzir e posteriormente lançar games. Vale destacar que os jogos aqui citados não são frutos de superproduções e não gráficos de ponta, pois são em sua maioria indies e alguns foram criados por poucas ou até apenas uma pessoa.

Vamos lá? Confira dez games inspiradores criados em tempo recorde:

 

1 – Agar.io

 

Não se sabe exatamente em quantos dias Agar.io foi feito, o que se sabe é que sua produção foi extremamente rápida e individual, ou seja, apenas uma pessoa trabalhou no projeto do game. Agar.io foi criado em JavaScript e C++ por um brasileiro chamado Matheus Valadares e continuou sendo atualizado constantemente adicionando novas melhorias, 3 meses depois o game ganhou suas versões  em Android e iOS.

 

2 – The Awakening of Mummies (30 Dias)

The Awakening of Mummies foi inteiramente desenvolvido em 30 dias. O jogo é um puzzle 2D que pode ser jogado na internet e o seu objetivo é passar por obstáculos como lanças, lugares escuros e buracos dentro de uma tumba no Antigo Egito. Os produtores do game criaram a VirtualArts especialmente para desenvolver o game e é composta por 4 programadores brasileiros.

 

3 – Celeste

Celeste foi considerado no ano de 2018 o melhor jogo independente. Mas vamos fugir um pouco do assunto do game em si, vamos falar do protótipo do game. O protótipo de Celeste foi criado em apenas 4 dias, e depois estendido para ser lançado nas plataformas. Você controla a querida Madeline, que terá que enfrentar vários desafios para conseguir escalar uma montanha. O game é inspirado em pixel art e agradou gamers do mundo inteiro.

 

4 – Flappy Bird ( 3 dias)

Flappy Bird é um dos principais jogos da nossa lista. Para você ter idéia, o game de sucesso lançado em 2013 e que provavelmente você jogou, foi criado em apenas 3 dias. Provavelmente o jogo demorou menos tempo para ser criado do que para ser enviado para a Play Store. Vamos combinar que o game não é dos mais bem feitos e lembra muito Super Mário, mas o que não podemos discutir é a competência do produtor do jogo.

Mas da mesma forma que o game viciante e extremamente difícil foi criado em pouco tempo, foi também excluído em pouco tempo, ficou apenas cerca de 11 meses no ar, e a principal teoria é que o produtor foi obrigado a excluir o jogo por conta do uso de elementos pertencentes a outros jogos.

 

5 – Honko’s Worlds (3 Dias)

Honko’s Worlds é mais um jogo que foi produzido em uma competição de Game Jam e lembra muito os primeiros Zelda que foram lançados pelo fato de sua visão de cima para baixo. O objetivo do game é basicamente enfrentar os inimigos com ferramentas, armas especiais e coletar ouro para ir avançando os labirintos e passar de fase.

 

6 – O voo dos Gansos (10 dias)

Criado por 5 desenvolvedores em apenas 10 dias, o voo dos gansos é um jogo brasileiro em que o jogador ajuda os gansos na sua trajetória para o sul. O nível de dificuldade do jogo é baixo, após algumas tentativas é possível concluir o trajeto dos gansos com sucesso. Para jogar acesse: http://www.perametade.com/project-view/voo-dos-gansos-versao-game-jam/

 

7 – Candy Crush Saga

Candy Crush Saga é considerado um dos games Puzzle mais famosos de todos os tempos. Sua mecânica e seu objetivo é bem simples: combinar o máximo de doces das fileiras e colunas para gerar pontuação e passar para a próxima fase. Os elementos gráficos do jogo são bem desenhados e coloridos. Candy Crush Saga demorou quase 5 meses para ser desenvolvido.

 

8 – Stack  (2 dias)

Stack é um game Puzzle inspirado no eterno Tetris em que o objetivo é empilhar blocos e formar linhas de peças da mesma cor. A grande vantagem do game é que ele é reproduzido em 3D, diferente dos outros jogos que possuem o mesmo objetivo. Stack foi criado por estudantes da USP em apenas 48 horas  e apresentados durante a Semana da Computação (Semcomp) em 2017

 

9 – Horizon Chase (5 meses)

Comparados com alguns jogos da nossa lista, para alguns 5 meses pode parecer muito para ser considerado um tempo recorde.  Inicialmente Horizon Chase foi pensado par ser concluído em 2 meses, porém os produtores decidiram dar um pouco mais de atenção em certos detalhes do game. Horizon Chase é inspirado na era dos games 8 bit e traz muitas lembranças dos antigos jogos de corrida para o celular, especialmente nos celulares JAVA.

 

10 – Slither.io (6 meses)

Slither.io é mais um jogo de criação individual que lembra muito o estilo de Agar.io, porém com elementos visuais melhores e diferentes. Tá, tudo bem, Slither.io não foi criado em tão pouco tempo quanto Flappy Bird ou o próprio Agar.io, mas na teoria 6 meses de desenvolvimento para um jogo que chegou a gerar mais de US$100 mil por dia está muito bom o tempo gasto, não acha?

 

Texto por: Samuel Almeida

 


Also published on Medium.

Um comentário em “Top 10 – Games que foram criados em tempo recorde”

Deixe seu comentário