gr-wii

Wii continua no topo de faturamento, mas PS3 tem os melhores games

Um relatório da firma de análise de mercado Ibis Capital mostrou que o Wii continua como o console principal desta nova geração.

De acordo com as informações, o Wii contabiliza 47% do faturamento global no mercado de consoles, contra 35% do Xbox 360 e 18% do PlayStation 3.

O relatório também afirmou que o custo médio de desenvolvimento de um game para o console da Microsoft e da Sony gira em torno de US$ 15 e US$ 30 milhões, tornando necessário a venda entre 500 mil e 1 milhão de unidades para obter lucro, sendo que os custos com marketing podem somar valor igual ou maior que o desenvolvimento de um game.

As tentativas da Sony com a criação da campanha “It Only Does Everything” (“Ele só faz tudo”, numa tradução literal), estrelada pelo personagem fictício Kevin Butler, teriam aumentado a intenção de compra de um videogame em 36%, aumento auxiliado por uma queda de preço que correu paralelamente com a campanha.

Mas um censo realizado pelo blog Kotaku em meados de março revelou dados interessantes. Foram cerca de 30 mil participantes em diversas questões, que dão um panorama interessante de como está o videogame no mundo.

Nele, 44% dos jogadores que possuem Wii disseram que seus consoles estão empoeirados, ou seja, não estão sendo jogados. 25% dos participantes afirmaram serem sortudos proprietários dos três consoles da atual geração, enquanto 66% dos participantes que possuem um Xbox 360 disseram já ter presenciado a morte do console com o problema das 3RL.

Contudo, será que faturamento e base de usuários importa? Para os jogadores, o que vale mesmo é a qualidade dos jogos. Uma pesquisa publicada pela revista japonesa Famitsu no final de março mostrou que o PlayStation 3 tem a melhor base de jogos, seguido pelo Xbox 360 e pelo GameCube. O Wii aparece em oitavo lugar, atrás do PSP, do Xbox original, do Nintendo 64 e do PlayStation 2.

Agora perguntamos: qual seu console de nova geração preferido?

2 opiniões sobre “Wii continua no topo de faturamento, mas PS3 tem os melhores games”

  1. Não quero desmerecer a manchete, mas não acredito que o wii tenha jogos tão abaixo da média como ficou no censo.

Deixe seu comentário