Vídeo: documentário A Mecânica do Jogo

O vídeo de hoje é um conjunto de vídeos, nove pequenos clipes que constituem um TCC em forma de documentário, apresentado por Carlos Oliveira e Bruno Araujo. Abaixo, você confere a sinopse que eles mandaram para o GameReporter. Para assistir ao documentário, é só clicar no link no final do post.

Sinopse: A Mecânica do Jogo

O documentário começa apresentando os jogos eletrônicos como artefatos culturais e produtos industrias. Concomitantemente, todos os entrevistados/peças do jogo são introduzidos. O espectador pode então seguir para o bloco ‘Jogos como Expressão Nacional’, que discute a influência da cultura de um país na produção dos seus jogos e a diferença entre temática e linguagem, ou ‘Game é Global’, sobre como o jogo necessariamente está ligado à indústria e como ele é dependente de experiências vindas de outras mídias, como o cinema.

Após esses dois segmentos, é possível ver um dos dois blocos referentes a personagens – Desenvolver Para Aprender, que trata de Marcos Cuzziol, codesenvolvedor de Incidente em Varginha e vítima da pirataria no seu país; ou Cultivando Notas, sobre Fabio Jardim, campeão mundial de Guitar Hero em 2009, uma desconstrução do competidor viciado – ou seguir para um vídeo sobre as tensões entre a academia e a indústria de videogames, principalmente no Brasil.

Os dois blocos seguintes são Aprendendo a Jogar, que relata algumas ilusões e preconceitos com os jogos eletrônicos que são sustentados no Brasil, e Entraves da Produção Nacional, que debate os impedimentos para a consolidação de uma indústria nacional de desenvolvimento de jogos.

O segmento final retoma os pontos abordados anteriormente, e defende a ideia de que o Brasil não possui nem uma indústria, nem uma cultura de jogos eletrônicos bem consolidadas. O surgimento de ambas no nosso país é um processo complexo que demorará anos para se concluir.

Somos culturalmente provincianos dos países desenvolvidos também na questão dos videogames.

:: Assista ao documentário agora

2 opiniões sobre “Vídeo: documentário A Mecânica do Jogo”

  1. Obrigado pelo post, David, e muito obrigado por ter feito parte da nossa banca. Foi muito importante para nós!

    Esperamos que o doc renda um debate legal!

    Grande abraço,

    Carlos

Deixe seu comentário