gr-eyepong

Universitários ingleses criam Pong controlado por movimentos oculares

Um experimento de estudantes do Imperial College de Londres representou um avanço na interface com videogames com uma tecnologia barata e que pode permitir a pessoas com limitações físicas sérias jogarem pela primeira vez.

A equipe de universitários adaptou uma versão de código aberto do jogo Pong para que fosse controlada com os movimentos dos olhos. O aparato, que você poderia pensar que teria custado uma fortuna, é extremamente trivial: um par de óculos equipado com luz infravermelha e uma webcam capaz de captar os movimentos de um olho.

A webcam então é ligada ao laptop, e um computador sincroniza os movimentos do olho para o jogo. O custo do equipamento? Cerca de 25 libras (equivalente a 67 reais), um custo bastante baixo comparado com sistemas utilizados por cientistas para rastrear movimentos dos olhos que podem custar mais de 1.000 vezes mais.

Por enquanto, a tecnologia é simples. Controlar o Pong não é o mesmo que controlar um game ou sistema com milhares de facetas, mas os estudantes estão no caminho de algo que pode ser revolucionário. A idéia dos estudantes é eventualmente explicar a tecnologia online para que todos os interessados possam criar novas aplicações e jogos compatíveis com ela.

É ou não é sensacional?

[Via Kotaku]

Deixe seu comentário