Wolf3D

Tiroteio das antigas no navegador

O webgame desta sexta-feira não é nada inovador. Na realidade, muitos gamers das antigas devem conhecê-lo, e os que ainda não conhecem, certamente precisam.

É nada menos que uma recriação do bom e velho Wolfenstein 3D, um dos primeiros bem sucedidos jogos de tiro em primeira pessoa, a história da id Software. Lançado em 1992, Wolfenstein 3D antecedeu o também saudoso Doom (que felizmente vai receber uma quarta versão, ainda sem data ou plataforma definida).

Em Wolfenstein 3D os jogadores se viam em uma base militar alemã, cheia de nazistas, e com uma pistola tinham como objetivo acabar com o exército inimigo e seus cães pastores.

Os gráficos, algo avançado para a época, não chegavam nem perto da tridimensionalidade, contudo o jogo honrou seu posto de precursor e abriu caminho para o novo gênero, conhecido hoje como FPS.

Então, o webgame de hoje é uma recriação deste clássico, feita em Javascript e com resolução máxima de 640 x 400. Use as teclas W, A, S e D para se movimentar, C para atirar, X para abrir portas e as teclas esquerda e direita (o mouse clicado e arrastado também funciona, mas é pior) para mover a mira.

Atenção, não use o IE para tentar jogar, não funciona.

Alternativos:

  • Wolfenstein 5K: remake, também em JavaScript, só que com 5 KB e sem cores.
  • Wolf4SDL: remake de código aberto para Windows, Linux, Mac, Dreamcast e GP2X
  • WinWolf3D: remake para Windows, usando o DirectX

6 opiniões sobre “Tiroteio das antigas no navegador”

Deixe seu comentário