gr-tetris

Tetris pode ser usado para reduzir efeitos do transtorno de estresse pós-traumático

Na semana passada publicamos um artigo a respeito de estudos que diziam que jogos poderiam ser usados para efeitos antidepressivos.

Agora, o jornal britânico The Telegraph divulgou em suas páginas o resultado de outro estudo relacionado aos benefícios dos jogos, conduzido por cientistas da Universidade de Oxford. Psicólogos da famosa universidade conduziram uma pesquisa com 40 pessoas saudáveis. A pesquisa envolvia mostrar imagens pesadas retiradas de diversas fontes, inclusive comerciais agressivos sobre perigos de bebida e direção.

Os voluntários então foram divididos em dois grupos iguais. O primeiro deles, depois de 30 minutos jogou Tetris por mais dez minutos. O outro grupo foi embora para casa. O resultado interessante veio: o grupo de jogadores teve menos “flashbacks” durante a semana seguinte ao estudo.

Os resultados concluem que videogames como Tetris podem reduzir estresse de longo prazo depois de grandes traumas, graças a forma que o cérebro é dividido e lida com as memórias que são retidas.

[Via The Telegraph]

2 opiniões sobre “Tetris pode ser usado para reduzir efeitos do transtorno de estresse pós-traumático”

  1. Ow! Grandes conclusões para um teste tão simples ¬¬

    Cetiscismo a parte, é interessante olhar para games como mais do que uma mera ferramenta de entretenimento. Não concordo com a maioria desses estudos, mas acho-os um ótimo tipo de exposição pública, deveriam ser incentivados o máximo possível.

  2. Na verdade existem muitos estudos neste campo faz um bom tempo. Nos EUA, lembro de mencionarem algo com Ice world, um jogo 3d de exploração, para ajudar pessoas queimadas a suportarem a dor.

Deixe seu comentário