Telhados Verdes

Telhados Verdes: um game de educação para a sustentabilidade

A Rio+20 já passou, porém deixou uma importante marca entre as pessoas preocupadas com o meio ambiente: a sensação de que a militância não pode cessar se quisermos preservar o planeta. O pessoal da Oi Futuro é uma das empresas que sentiram a importância da criação de games preocupados com a sustentabilidade, e deste modo surgiu o game Telhados Verdes.

O game foi lançado no final de junho para o Facebook e desafia o jogador a criar uma escola sustentável, tendo de posteriormente administrar os recursos naturais, financeiros e humanos da instituição em um patamar aceitável sem agredir o meio-ambiente.

O desenvolvimento do projeto ficou a cargo do estúdio Ratto, que tem experiência na criação de games para a internet e dispositivos móveis. O público alvo do game são os jovens e a Oi Futuro pensou justamente em criar um game do tipo, pois a intenção é mostrar de forma clara e objetiva para o futuro do país a importância do cuidado com o ambiente.

Para o Oi Futuro, game é coisa séria. Com a criação de Telhados Verdes, a Oi reafirma seu compromisso com a preservação ambiental, usando novas tecnologias na educação para a sustentabilidade”, disse George Moraes, vice-presidente do Oi Futuro.

O esquema do game é bem fácil de aprender: você torna-se o diretor de uma escola e seu dever é melhorá-la com o dinheiro que for disponibilizado. Você deve começar com salas de aula simples, diretoria, banheiros, quadras etc. Até aí tudo certo, hein? A coisa começa a ganhar ares mais verdes quando você tiver de remodelar as estruturas do seu templo do saber visando a sustentabilidade, ou seja, construindo laboratórios de pesquisa sobre tecnologias sustentáveis e tomando ações concretas que visem a preservação e dando a consciência verde a seus alunos.

Conforme sua escola vai ficando mais “verde”, você vai ganhando pontos no Coeficiente Verde para avançar em novas fases. Esse Coeficiente Verde serve como um medidor que lhe diz o quão engajada e importante é sua escola para os preceitos de sustentabilidade junto à comunidade.

Parece bem fácil, certo? Na verdade o game vai ganhando uma dose de complexidade nos desafios conforme as fases vão sendo passadas. Então não espere que as coisas perpetuem-se na facilidade até o final do jogo. Mas apostamos que Telhados Verdes não apenas pode render algumas horas de diversão, como também vai afiar seu senso de sustentabilidade!

Uma opinião sobre “Telhados Verdes: um game de educação para a sustentabilidade”

Deixe seu comentário