gr-surfacescapes

SurfaceScapes: uma versão high-tech para partidas de RPG tradicionais

Hoje cedo divulgamos um experimento dos estudantes ingleses. Agora é a hora de estudantes americanos, da Universidade de Carnegie Mellon, que criaram um jeito de jogar o RPG Dungeons & Dragons através da mesa Surface, da Microsoft.

O experimento, que está sendo feito de forma independente e sem qualquer relação com a editora Wizards of the Coast, que detém os direitos dos livros de regras e suplementos D&D, foi apresentado durante a GDC e chama a atenção por diversos aspectos.

Primeiro porque usa por completo a mesa sensível ao toque da Microsoft para substituir tabuleiros, depois porque é capaz de reconhecer inclusive miniaturas, permitindo criar fichas de personagens que são armazenadas pela mesa.

O site Joystiq menciona que a mesa é capaz de lidar com as regras do jogo, decidindo danos e outras burocracias, quanto existência de limitadores por acidentes, por exemplo. Para os mestres, a aplicação da mesa é capaz de ser controlada por um laptop a distância, substituindo da melhor forma possível aquela cartela que esconde anotações do mestre.

Pode ser que o projeto SurfaceScapes nunca deixe de ser uma viagem de estudantes, mas é fato que seria um adicional interessantíssimo para qualquer jogador de RPG e, logicamente, para a mesa da Microsoft.

[Via Joystiq (com vídeo)]

Deixe seu comentário