la-noire-04012011-1

Suprema Corte dos EUA veta lei contra venda de games violentos a menores, retorno da EGS ao Brasil e muito mais…

A semana no mercado de videogames não trouxe muitasnovidades bombásticas, talvez a maior notícia tenha sido produzida nos bastidores. Lá nos EUA uma determinação da Suprema Corte decidiu que menores poderão sim comprar ou alugar games considerados adultos, algo que tem gerado muita polêmica por lá. Quais serão as consequências desta decisão?

GeoHot trabalha no Facebook

O crime não compensa, isto é fato. Mas no caso de George Hotz (GeoHot) esta máxima ainda não faz tanto sentido. O hacker que burlou o Playstation 3 e abriu o sistema para a pirataria foi trabalhar na maior rede social do mundo, o Facebook.

O hacker teria assumido o cargo em maio último e até então pouco se sabe o que ele tem feito na empresa. Rumores apontam que ele está ajudando no desenvolvimento de uma versão do Facebook para o iPad 2 da Apple. Se for verdade ou não, o fato é que GeoHot está muito satisfeito com sua nova colocação. (…) “O Facebook é um lugar fantástico para trabalhar… o primeiro hackathon terminou“, disse ele em seu perfil na rede social.

.

Analista diz que Skyrim e Saint’s Row: The Third podem ser adiados

Fãs ansiosos por Elder Scrolls V: Skyrim terão de esperar um pouco mais para pôr as mãos no game. Pelo menos é isso que pensa Michael Pachter, analista de mercado da Wedbush Morgan. Para ele, o novo game da Bethesda e também Saint’s Row: The Third da THQ são os únicos dois games anunciados para o fim do ano que podem ser adiados para o próximo ano.

As suspeitas de Pachter são provenientes do fato que a Bethesda só irá lançar Skyrim quando ele estiver pronto. Já no caso de Saint’s Row, o adiamento poderia ser ocasionado, pois a THQ poderia escolher polir o jogo antes do lançamento a fim de evitar críticas negativas como as de Homefront. Entretanto Pachter diz que as chances desses jogos serem adiados são baixas. Veremos se essa análise entra para a lista de acertos do analista ou se vai para a lista de erros que ele já cometeu…

.

Menores de idade podem comprar games violentos nos EUA

A partir de agora menores de idade podem comprar games violentos nos EUA. Segundo determinação da Suprema Corte Estadunidense a lei da Califórnia que impedia que menores de idade comprassem ou alugassem jogos violentos é inconstitucional. Os magistrados entendem que esta lei vai contra os princípios da liberdade de expressão.

Em outras palavras, o governo entende que são os pais que devem decidir o que os filhos podem ou não jogar. A decisão abriu uma grande polêmica, de um lado há quem considere que a decisão foi acertada, pois os games nada têm a ver com tornar as pessoas violentas. De outro lado, há quem veja isso como um retrocesso comparando games adultos com bebidas alcoólicas e fumo sendo vendido para menores.

De qualquer forma a Suprema Corte já decidiu e a partir de agora são os pais que decidem o que pode e o que não pode. Vale lembrar que a lei Californiana foi criada em 2005 e previa multa de mil dólares para o estabelecimento que vendesse ou alugasse jogos como GTA para menores de idade.

.

Produtora Árabe anuncia clone de Uncharted

Um dos grandes sucessos desta geração de videogames é sem dúvidas Uncharted da Naught Dog. Pois bem, com tanto sucesso de crítica e de público alguma hora teria de surgir algum game com intenções de beber da mesma fonte. O estúdio Semaphore da Arábia Saudita anunciou um jogo chamado Unearthed: The Trail of Ibn Battuta, título para iPhone, iPad, PC, Mac, Android, PSN, Xbox Live e WiiWare que pretende copiar descaradamente Uncharted até no nome.

O jogo colocará os gamers na pele de Faris Jawad, um caçador de recompensas que deve ir até os confins do Marrocos seguindo os passos do explorador Ibn Battuta em busca de tesouros. O game terá versão em inglês e será lançado através de episódios nas redes dos consoles. Ainda não há data de lançamento definida, mas você pode conferir o trailer abaixo:

.

Team Bondi será investigada por denúncias

Há algumas semanas um ex-funcionário da Team Bondi disse que a empresa o forçava e a seus colegas a trabalharem por até 12 horas consecutivas, além de não colocado os créditos devidos no encerramento do jogo. Para não ficar no “disse-me-disse”, a Associação Internacional de Desenvolvedores de Games (IGDA) disse que investigará o caso.

“Se os rumores de jornadas de trabalho de 12 horas forem verdadeiros, é absolutamente inaceitável, sendo prejudicial para os indivíduos, para o produto final e para a indústria como um todo”, disse Brian Robbins, presidente do conselho dos diretores do IGDA.

Se as acusações se confirmarem, é certo apostar que a Team Bondi irá ser penalizada duramente. A IGDA ainda não fala sobre quais penalidades seriam essas, mas com certeza vai envolver processos trabalhistas.

.

Kaz Hirai dá lugar à Andrew House na presidência da SCEI

Kaz Hirai não é mais o chefão da família PlayStation. O executivo subiu de cargo e agora vai comandar toda a divisão de entretenimento da Sony, ou seja, televisores, aparelhos de som, e a linha de videogames, é claro. Hirai passa a ocupar a vaga que era de Akira Sato que vai se aposentar.

Deste modo Andrew House foi promovido a presidente da Sony Computer Entertainment Internacional, ficando responsável pela marca Playstation e irá se reportar diretamente a Hirai. Outra mudança nas cadeiras do alto escalão da Sony envolve Ken Kutaragi, pai do PlayStation, que perdeu seu cargo de executivo honorário, apesar disso ele continuará atuando no cargo de conselheiro de tecnologia, sendo uma importante peça na estratégia da empresa.

..

.

Warner Games revela capa oficial de Arkham City

A Warner Games finalmente se decidiu qual vai ser a capa que você deve procurar quando estiver comprando Batman Arkham City. Esta que você vê aacima. Ela é bem diferente de uma apresentada no início de junho, e também muito mais interessante.

.

Evento EGS retorna ao Brasil

O evento Electronic Game Show voltará a ocorrer no Brasil após seis anos longe do nosso país. Ainda não foi definida nenhuma data ou local onde a feira ocorrerá, mas a organização do evento informou que haverá um evento exclusivo para a imprensa no dia 6 de julho, onde todas as novidades serão reveladas.

Vale lembrar que a feira EGS é muito reconhecida em nosso território devido a edição 2005 ter trazido o Xbox 360 em primeira mão antes do lançamento oficial da plataforma. Alguns já especulam que o Wii U poderá estar presente no evento. O GameReporter vai conferir de perto este evento.

.

Sony também pode revelar novo videogame em 2012

Segundo rumores revelados por uma fonte anônima ligada a uma grande Publisher, a Sony estaria disposta a revelar o sucessor do Playstation 3 no próximo ano, talvez durante a E3 2012.

Segundo a fonte, o anúncio seria feito para tentar ofuscar o possível sucessor do Xbox 360 e também para deixar a Nintendo e seu Wii U numa posição complicada, uma vez que teoricamente este vai ser o hardware menos potente da nova geração. Será? Bom, a fonte é anônima, ou seja, nada de oficial até aí…

.

Ubisoft anuncia Black Eyed Peas Experience

Fãs de Black Eyed Peas poderão desfrutar de um jogo da banda em breve, pois a Ubisoft anunciou oficialmente a produção de Black Eyed Peas Experience para Xbox 360-Kinect e Nintendo Wii. O game contará com as músicas, temas, coreografias e vídeos da banda, as duas versões permitirão que os jogadores acompanhem os movimentos dos integrantes da banda.

“Os Black Eyed Peas são os artistas perfeitos para encabeçar nosso novo jogo Experience. Sua música premiada, movimentos de dança e estilo artístico serão combinados em uma experiência de jogo que irá entusiasmar fãs do grupo e pessoas que gostam de jogar títulos de dança,” disse Yves Guillemot, co-fundador e chefe executivo da Ubisoft.

Deixe seu comentário