Round de humildade: Nintendo reconhece falhas em estratégias online

Declarações de dois dos nomes mais importantes da Nintendo no mundo mostraram que a empresa não está muito satisfeita com a ação pelo campo online em seus videogames.

A primeira declaração foi de Satoru Iwata que comentou porque não foi incluída uma função de partidas online no Super Mario Bros. Wii, atribuindo a decisão à limitações no desenvolvimento.

“A todo momento em que você está desenvolvendo um jogo, existem limites a elementos do desenvolvimento, como tempo, força de trabalho e recursos”, explicou acrescentando que no caso do título, conectividade online não seria determinante no valor final do game.

Para Iwata, o que vale neste caso é a experiência entre dois, três ou quatro jogadores em um mesmo aparelho. E quanto aos outros games? Bem, a Nintendo não está satisfeita também com a maneira que vem explorando os aspectos online de seus games, e já está trabalhando nisso.

Só que quem espera algo como o que já acontece no Xbox 360 e PlayStation 3, com quase todos os games vindo com funções online, vai acabar se decepcionando. Satoru Iwata disse que as características online precisam ser pensadas para cada título.

Em contato com o blog Kotaku, Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo America, também assumiu que está insatisfeito com a forma que a Nintendo provê jogos para download.

“Olhamos o que fazemos bem. Olhamos o que não fazemos tão bem”, comentou o presidente a respeito dos serviços WiiWare e DSiWare, de distribuição digital de games que tem recebido bem pouca atenção ultimamente.

A solução vai ser um maior investimento nestes serviços, oferecendo mais games, de forma mais acessível. Uma mudança que está em estudo é a de permitir que um jogo comprado por alguém não fique atrelado apenas ao aparelho no qual ele foi comprado. Dessa forma, um jogador que perca seu DS ou resolva trocá-lo, pode manter seus jogos.

O que você acha que a Nintendo poderia melhorar?

2 opiniões sobre “Round de humildade: Nintendo reconhece falhas em estratégias online”

  1. Então, a Nintendo está em uma situação de risco agora e parece não perceber , com o Playstation Move e o Kinect desafiando o Motion, e eles reconhecendo a importância da conectividade mas mesmo assim sem fazer nada para mudar isso, eles parecem ter estagnado, o que me faz pensar em duas coisas: ou eles realmente não sabem como sair dessa sinuca, ou eles estão executando, as escondidas, algum que os tirará desta situação. O que eles não podem fazer é ficar parados e se preocupar em desenvolver só os portáteis, senão ele perderam a liderança que conseguiram com o Wii.

Deixe seu comentário