ressaca friends

A experiência Ressaca Friends 2015

Texto: Victor Cândido

Chuva, cosplayers e muito som! Esse foi o resumo do Ressaca Friends 2015, o último grande evento de cultura pop do ano. A feira ocorreu na universidade Cruzeiro do Sul, ao lado do shopping Shopping Anália Franco, em São Paulo, Como todos sabem, o Ressaca Friends é organizado pela Yamato Corp e, assim como o Anime Friends, o evento é um prato cheio para os fãs de cultura japonesa, pois lá as pessoas se reúnem em um clima amistoso para prestigiar estandes de editoras de quadrinhos e mangás, estandes de action figures, além dos melhores cosplayers do Brasil, que apesar de poucos eram bastante dedicados.

Para os fãs de luta livre, havia um ringue montado pela BWF (Brazilian Westreling Federation), onde os lutadores convidados se estapeavam no maior estilo “Gigantes do Ringue”. Lá ocorriam combates cheios de farofa e golpes extremamente ensaiados para o delírio do público. Além disso, aconteciam workshops para que os visitantes matassem a curiosidade de como é ser um lutador de wrestling.

Passado o ringue, o visitante do Ressaca Friends dá de cara com o palco principal, onde ocorriam palestras com Youtubers famosos como Cauê Moura, Cellbit, o Mítico Jovem, e o simpático Nelson da Casa do Kame. O palco principal ainda abrigou o tradicional concurso cosplay profissional, onde os destaques da feira apresentavam-se para o público a fim de sagrar-se campeão do Ressaca Friends e conquistar fama entre os fãs de anime e costume play. Bem perto do palco principal havia os estandes da Nova Sampa e da New Pop vendendo exemplares de mangás por preços que variavam de “camaradas” à “utópicos”.

Já dentro da Universidade, as salas de aulas tornaram-se temáticas, chamando as atenções de fãs de diversas mídias e produtos da cultura pop tais como Harry Potter, Game of Thrones, Star Wars, Supernatural, entre outros. O destaque do ano foi mesmo Star Wars, que embalado pelo recente lançamento de “O Despertar da Força”, angariou um sem número de cosplayers, bonecos, quadrinhos, cartazes etc.

Assim que a chuva caiu, a Universidade ficou pequena para abrigar tanta gente, que aproveitou os estandes da Sony e da Microsoft para jogar algumas novidades rasteiras como Fallout 4, Sword Art Online, Digimon Cyber Sleuth, entre outros. Notavelmente os espaços das duas gigantes da tecnologia era bem pequeno e continham poucos jogos, fato decepcionante para quem queria aproveitar o evento para jogar e conhecer mais novidades. Nem mesmo o ótimo Rise of Tomb Raider estava presente no espaço da Microsoft.

Por falar em games, é importante destacar a sala N-party, onde ocorriam partidas de Pokémon e campeonatos de Smash Bros. A sala era uma das mais disputadas, mostrando que a ausência da Nintendo no país é uma verdadeira lástima, visto que a empresa ainda possui um batalhão de fãs dedicados. Outras áreas notáveis para amantes de videogames era a sala PSParty, dedicada ao Playstation, da Sony; e a área Press Start, que reunia amantes de jogos de luta para disputas em jogos como Marvel vs Capcom, Street Fighter IV e Mortal Kombat X.

A atração principal do Ressaca Friends começou exatamente às 18:35, horário em que a banda Sambomaster subiu ao palco principal para tocar temas de animes que fizeram que marcaram a juventude de muita gente e tornaram a banda famosa. O vocalista Yamaguchi Takashi não poupou os pulmões e bradava aos quatro ventos que o show era dedicado aos visitantes. Músicas como Seishun Kyousoukyoku ( de Naruto), Love Song e Seikai Wa Sore Wo ai to Yobun Daze (Densha Otoko) levaram fãs aos limites da emoção.

Abaixo tem a galeria de fotos do Ressaca Friends 2015:

 

 

Deixe seu comentário