Download: Cave Story

Resenha do leitor: Cave Story

Mais uma matéria recebida de um amigo leitor, o post dessa terça-feira foi escrito por Hélder Gomes e é uma resenha de um freeware que certamente vale o download. Hoje não é sexta-feira, mas é sempre bom poder baixar um joguinho grátis e bacana, não é?

Com a palavra, Hélder Gomes:

“Eu já tinha ouvido falar deste jogo, vi menção em outros blogs, mas ainda não tinha jogado, já que achei que devia ser pago ou algo do gênero. Mas alguém me abriu os olhos e me mandou o link para o site onde tem o download (grátis por sinal! E traduzido do japonês, infelizmente para o inglês…) e eu resolvi baixá-lo e jogar um pouco…

“A parte de “jogar um pouco” deu errado, porque eu não consegui parar de jogar e torrei todo meu dia nessa obra de arte maravilhosa e simples. Cave Story é um game plataforma com um personagem que atira, a quantidade de armas é relativamente grande, um arsenal bem criativo. Cada arma possui três variações: ao matar determinados inimigos, caem triângulos amarelos que se coletados melhora a arma (até o nível 3). Ao contrário, ser atingido diminui a vitalidade e piora a arma.

“O jogo apesar de ser muito simples (você só pode andar, mexer no cenário, usar items, e atirar em uma das 4 direções disponíveis) tem sua complexidade aumentada pelos interessantes cenários que exigem certa técnica na hora de se movimentar, e além disso algumas armas interagem com o cenário de forma muito interessante. Minha arma preferida é a metralhadora, que no nível máximo tem um tranco tão forte que ao atirar para baixo o personagem é empurrado para cima, tornando-se um interessante modo de “voar” improvisado.

“Apesar de morrer no jogo ser relativamente fácil, a quantidade de “save points” é enorme (portanto você quase se esquece que não se pode salvar em qualquer lugar), e morrer não traz penalidade nenhuma, além disso em vários locais do cenário existem formas de encher novamente a vida do personagem.

“Agora que falei da parte mais importante que é a mecânica e as regras do jogo, eu posso falar da arte, que nesse jogo é excepcional.

“A história é muito interessante, embora eu evite dar detalhes que estragariam a forma como ela é cuidadosamente apresentada. Os gráficos foram feitos pixel a pixel, um trabalho de cinco anos (aliás, o apelido do autor do jogo é “Pixel”), e são muito bonitos e bem feitos, na versão atualmente disponível o autor até retrabalhou os gráficos, melhorando o desenho sem aumentar a resolução, o resultado é muito bom.

“O som é muito bem feito, e envolvente, você até se esquece que é um “som de jogo”, a escolha dos sons pelo autor foram muito boas, mas ainda mais interessantes são as músicas que mudam de acordo com os cenários, cada qual batizado com um nome diferente.

“Eu peguei a versão “Deluxe” que ainda tem outros jogos, já vem com a tradução instalada, vem com editor de mapas, editor de música, e outras traquitanas, e é essa que eu recomendo.”

:: Acesse o site e baixe a versão Deluxe

2 opiniões sobre “Resenha do leitor: Cave Story”

Deixe seu comentário