Projeto Grilado

Projeto Grilado: games ensinam sobre o combate às drogas

Projeto Grilado

É sempre bom mostrar para nossas crianças jogos com alguma mensagem educativa, afinal a interatividade dos games torna o aprendizado mais prazeroso. Que maneira melhor de ensinar algo que vale a pena àqueles que tanto gostam de games?

Um dos maiores males de nossa sociedade são as drogas. No meio de tantos entorpecentes, poucos são mais devastadores e perigosos que o Crack, que transforma seus usuários em sombras do que já foram um dia. Pensando em ensinar ao público infanto-juvenil dos perigos dessa droga tão terrível, o pessoal do Curso de Jogos Digitais da Unicap desenvolveram dois games com esse tema.

Batizados de As Aventuras de Biu Biu e Desafios da Vida, os games são produtos do Projeto de Enfrentamento ao Crack da Secretaria de Desenvolvimento Social de Direitos Humanos e fazem parte do Projeto Grilado. Ambos foram apresentados no Games For Change 2012, realizado entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2012. O projeto ganhou forma graças a união de professores e alunos do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Unicap para a web.

O objetivo do game é ser usado como narrativa interativa para trazer informações que visem combater o uso de drogas, principalmente ao crack.

Os jogos foram apresentados no evento Games For Change 2012, em São Paulo, no mês dezembro. O projeto, feito em ActionScript 3, foi desenvolvido por professores e alunos do Curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Unicap para ambiente web, com os objetivos de serem usados como narrativas interativas para a informação e prevenção ao não uso às drogas, em especial ao Crack.

O primeiro game, As Aventuras de Biu Biu, conta a história de Biu Biu e seus amigos que precisam ficar longe dos monstros de Pedra. O game conta com três fases em que Biu Biu deve levar um amigo para casa, fazer compras para sua mãe e organizar um encontro com amigos em um parque da cidade, respectivamente. Quanto menos tempo for utilizado nas fases melhor, além disso, é imprescindível ficar longe dos Senhores Cracks. A jogabilidade é à lá Pac-Man, um verdadeiro clássico dos jogos eletrônicos.

Já o segundo game, Desafios da Vida, conta a história dos jovens João e Maria que fazem uma jornada em busca de sucesso na vida. O jogo também conta com três fases que servem de analogia à juventude e crescimento das crianças. Na primeira fase basta brincar no parque, enquanto que na segunda a missão é ajudar nas atividades de casa e na terceira fase é estudar para se formar na profissão escolhida. Os desafios surgem a cada fase, apresentando obstáculos que devem manter o jogador atento em seus objetivos. A jogabilidade lembra o famigerado Labirinto do Terror, ou seja, o jogador conduz o personagem pelo caminho procurando não tocar em nada.

Ambos os jogos estão disponíveis para jogatina, bastando acessá-los no site do Projeto Grilado. Chame seu filho e mostre a ele que o combate às drogas pode ser divertido e educativo!

2 opiniões sobre “Projeto Grilado: games ensinam sobre o combate às drogas”

  1. Acho essa sua ideia muito boa, como já conversamos. Apenas incluiria (talvez devido à minha formação acadêmica, hehehe), algum projeto atrelado que oferecesse tratamento de qualidade aos depentes que procurassem ajuda. Abraço.

Deixe seu comentário