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Sega fala sobre DRM em Alpha Protocol

Depois do anúncio da Ubisoft a respeito de sua nova DRM, que exigirá que os jogadores estejam sempre conectados para jogar, a Sega falou um pouco sobre a proteção Uniloc que empregará em seu game Alpha Protocol.

Pelo que parece, a DRM não ganhará tanta fúria dos jogadores e já se parece com outras proteções com as quais estamos acostumados. Para a ativação inicial do game, a empresa exigirá que o jogador esteja conectado na internet, mas depois disso estar online não será mais necessário.

Interessante ressaltar, também, é que com a mesma chave de ativação o game pode ser instalado cinco vezes. É possível, inclusive, desativar cópias antigas, caso você vá trocar de computador, uma ótima opção.

A DRM é importante para as empresas já que é vista como forma de reduzir a pirataria inicial de seus títulos e lucrar com ele sem a interferência brutal da pirataria nas primeiras semanas, ou dias, de lançamento.

Sendo assim, a trava Uniloc será removida do game com uma atualização depois de um tempo. Esse tempo, entretanto, vai ser longo: de 18 a 24 meses depois do lançamento.

O que você acha dessa nova DRM? Sem dúvida a solução parece melhor que a encontrada pela Ubisoft, mas será suficiente para agradar os jogadores?

[Via Big Download]

StarCraft II chega ao mercado em fim de julho

A Blizzard atualizou o site de StarCraft II com algumas informações e agora o mundo já sabe a data em que o game chega ao mercado: dia 27 de julho de 2010.

O jogo de estratégia em tempo real para Windows é aguardado há mais de dez anos, desde que seu antecessor foi lançado, em 1998. O game estará disponível inicialmente no mercado dos Estados Unidos, Canadá, Europa, Coréia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, México, Cingapura, Indonésia, Malásia, Tailândia, Filipinas, Taiwan, Hong Kong e Macau.

Notou que Brasil (e a América do Sul toda) está fora da lista? É, por enquanto não temos informação de quando o jogo estará por aqui. Mas a Blizzard Entertainment também deve começar a vender o game em seu site pouco depois do lançamento então, com sorte, talvez consigamos cópias oficiais por aqui em breve.

StarCraft II trará, mais uma vez, a batalha entre os Protoss, Terrans e Zergs, quatro anos após os acontecimentos de StarCraft: Brood War. Só que desta vez será focado mais nos Terrans, com duas expansões previstas, Heart of the Swarm e Legacy of the Void focadas nas raças Zerg e Protoss.

A campanha individual trará 29 missões, mas o game trará também um modo multiplayer.

[Via VideoGamer]

Electronic Arts anuncia outros games online que terão servidores fechados

A partir de março e abril, a Electronic Arts planeja fechar os servidores para partidas online de nove games para diversas plataformas, tanto de consoles como computadores.

Os fechamentos acontecerão em duas levas, uma em 16 de março de 2010 e outra em 15 de abril de 2010, sendo que a maioria dos fechamentos acontecerá logo no próximo mês.

Embora afirme ser uma decisão difícil, a EA explica que estes games representam menos de 0,3% da presença online de jogadores em todos os seus títulos online.

Segue a lista dos games que terão seus servidores online oficialmente fechados:

16 de março

Def Jam (PS3, Xbox 360)
Godfather (PS3, Xbox 360)
Lord of the Rings: Conquest (PC, PS3, Xbox 360)
Mercenaries 2: World in Flames (PC)
Need for Speed: Carbon (PSP)
Need for Speed: ProStreet (PSP)
Simpsons (PS3, Xbox 360)

15 de abril

Burnout 3: Takedown (PS2)
Army of Two (PS3, apenas na Ásia)

O cancelamento da Xbox Live para a primeira geração de videogames da Microsoft, que acontecerá no dia 15 de abril, também colocará uma pá de cal sobre os games Battlefield 2: Modern Combat, Burnout 3: Takedown e Madden NFL 09, todos para Xbox.

Mesmo que os games representem apenas 0,3% da presença online de seus jogadores, resta a questão: é certo cancelar games lançados há tão pouco tempo, como Mercenaries 2, que chegou ao mercado em Agosto de 2008 ou Lord of the Rings Conquest, que começou a ser vendido em janeiro de 2009?

[Via CVG]

Problemas começam a ser encontrados em nova DRM da Ubisoft

A proteção DRM da Ubisoft, anunciada no fim de janeiro, começou a ser duramente criticada depois de alguns testes realizados pela revista especializada PC Gamer.

O sistema exige que o usuário esteja online para se autenticar e poder jogar o game que comprou, o que segundo a Ubisoft seria compensado pela possibilidade de instalar o game em qualquer outro computador e também de armazenar seus savegames em um servidor para continuar a partir de onde parou em qualquer lugar.

Só que pelo que parece, as coisas não estão funcionando muito bem. De acordo com testes conduzidos com os próximos lançamentos Assassin’s Creed 2 e Settlers VII a DRM será irritante como muitas outras. O primeiro problema é que em caso de eventual problema na conexão, como desconexão acidental ou falha na transferência de dados, o jogo é reiniciado para a tela de menu, sem que o progresso atual seja salvo.

Estes erros não se limitam a problemas em sua conexão. Um engasgo em um dos servidores de game da Ubisoft e pronto, queda para todos os jogadores conectados e reinício de seus games até o último jogo salvo. Agora, imagine o transtorno que não seria se a empresa resolvesse fazer uma manutenção de alguns dias no servidor. Todos os jogadores precisariam esperar para jogar? Parece que sim.

Será que este tipo de proteção contra pirataria vai vingar? Qual a sua opinião, leitor?

A mais completa linha do tempo dos games que conhecemos

Talvez a videogame timeline seja a linha do tempo dos games mais completa dos jogos eletrônicos que já encontramos pela web.

A linha vai desde 1791, com o nascimento do matemático Charles Babbage, que originou o conceito de computadores programáveis, até os lançamentos de 2010. O interessante da linha é que ela relaciona eventos importantes que contribuíram para os jogos eletrônicos, não apenas as datas que tem relação direta ao mercado. Sendo assim, é boa base de pesquisa para qualquer entusiasta na história dos videogames.

A navegação, realizada pelo mouse ou pelo teclado na linha do tempo dos games, também é um show a parte. Você pode filtrar os eventos de acordo com as classificações “pessoas”, “tecnologia”, “negócios”, “console”, “acessórios”, “game”, “cultural” e outros. Uma busca permite procurar eventos relacionados a qualquer termo que você quiser.

Mesmo para quem não entende inglês, é um belo recurso. Vale a pena testar.

:: Acesse a “Videogame Timeline” agora

Novidades de próximos lançamentos e cancelamento da Xbox Live original

Você está se perguntando o que mais será que vai ser lançado nos próximos meses para os videogames? Então vai gostar de saber alguns dos títulos em que os principais estúdios estão trabalhando.

A Ubisoft Paris anunciou agora que está desenvolvendo um novo episódio para a franquia Ghost Recon. O game Ghost Recon: Future Soldier trará modo individual e multiplayer e entrará em beta teste entre junho e julho de 2010. Os jogadores que comprarem Splinter Cell Conviction para Xbox 360 terão direito a participar do beta teste de Future Soldier, que também deve ser lançado ainda em 2010.

A Electronic Arts também divulgou alguns dos títulos que chegarão ao mercado em 2010. Entre julho e setembro estarão nas prateleiras Fifa 11, Fifa Online, NHL 11, NFL 11 e Medal of Honor. Também é esperada a versão de Sims 3 para consoles, um novo Harry Potter e um novo Need for Speed. Para o trimestre seguinte estão previstos os títulos EA Sports Active, para múltiplas plataformas; NBA Live 11, NBA Jam e EA Sports MMA.

A EA também já avisou que o primeiro trimestre de 2011 será marcado pelo lançamento de um novo The Sims e um novo game para a franquia Spore, o que deve agradar os jogadores de duas das maiores franquias de simuladores da companhia.

A LucasArts e a TT Games anunciaram ontem que um novo Lego Star Wars está em produção, desta vez baseado na animação Clone Wars. Batizado de Lego Star Wars III: Clone Wars, o game está sendo desenvolvido pela mesma equipe do game original, e será lançado em 2010 para as plataformas Wii, DS, PS3, PSP, PC Windows e Xbox 360.

Shigeru Miyamoto, nome por trás de alguns dos principais sucessos da Nintendo, comentou durante um festival japonês que está trabalhando em um novo projeto que se utiliza das capacidades do periférico MotionPlus, para Wii, bem como um novo hardware ainda não anunciado oficialmente.

Como se isso tudo não bastasse, parece que L.A. Noire vai ser lançado agora em setembro. A novidade da Rockstar Games terá como palco uma Los Angeles no fim da década de 40 e desafia os jogadores a solucionar uma série de assassinatos em um clima totalmente noir. L.A. Noire, que seria exclusivo para PS3, será lançado também para Xbox 360.

Ainda no que diz respeito a títulos e novidades, a Microsoft avisou que em 15 de abril cessará o serviço Xbox Live para jogos e consoles da primeira geração de seus aparelhos. Os antigos usuários impactados já estão sendo contatados por email a respeito das mudanças.

Opiniões divergem quanto às inovações que o Project Natal trará

O Project Natal, prometido pela Microsoft para este ano, parece ter agradado bastante os desenvolvedores. Peter Molyneux, chefão da Lionhead, comentou que o acessório pensado para a plataforma Xbox pode se tornar tão importante para a tecnologia doméstica quanto o mouse.

Molyneux defende que a tecnologia poderá ser utilizada para coisas que sequer são imaginadas hoje. A empolgação do executivo com o próximo periférico da Microsoft não é novidade: recentemente o executivo declarou que 2010 poderia se tornar o maior ano dos games, graças ao lançamento.

No fim de janeiro, Rob Cooper, executivo da Ubisoft, também se mostrou empolgado com a novidade. O estúdio francês teria dez games já em desenvolvimento para o acessório. De acordo com a visão de Cooper, a novidade pode significar uma mudança de paradigma e trazer ainda mais gamers para o mercado.

Mesmo com as declarações positivas, o ceticismo prevalece entre outros. Uma fonte ligada à Nintendo explicou que a tecnologia foi mostrada para Satoru Iwata em fase de protótipo ainda em 2007, mas foi dispensada uma vez que a empresa não poderia vender o equipamento por um preço compatível com sua política.

A mesma fonte declarou que não está convencida com tanta inovação, não ao menos pelo preço que a Microsoft pretende trazer o aparelho, algo possivelmente em torno de £ 50 (ou R$ 140, no exterior), conforme noticiamos no mês passado.

Seja como for, saberemos ainda em 2010, visto que o aparelho está prometido para o período do Natal deste ano. É fato, porém, que a criação, assim como o reconhecimento de movimentos proposto pela Nintendo com o lançamento do Wii, inspirará tecnologias semelhantes e, quem sabe, ainda mais avançadas.

A Trendy Entertainment foi outra empresa a anunciar uma tecnologia semelhante de reconhecimento de movimentos para computadores. A VisionPlay, que chega ao mercado ainda em 2010, utilizará a webcam de um computador para capturar movimentos e traduzí-los para um jogo de tênis.

E você, leitor? Acha que a tecnologia da Microsoft está sendo superestimada ou realmente pode mudar o mercado?

Distribuição digital X modelo tradicional de vendas: qual prevalecerá?

Darryl Still, diretor da 1C Company, distribuidora européia, aposta que o primeiro trimestre de 2011 será o período em que a distribuição de jogos para PC será feita completamente de forma digital, ou seja, via download.

A opinião do executivo dá brecha para diversas interpretações: será que isto quer dizer que, de fato, ele acredita que os jogos para PC deixarão de ser vendidos em forma física? E quanto ao mercado? Ele se refere ao mercado europeu ou o mercado como um todo?

Seja como for, parece um pouco precipitado apostar numa mudança tão radical e definitiva no modelo de vendas. Uma pesquisa conduzida pelo NPD Group mostrou que os formatos físicos continuam em imensa vantagem.

O estudo confirmou que 90% dos jogos de console vendidos durante o terceiro trimestre de 2009 foram em mídia física, comparado a 79% dos jogos vendidos para todas as outras plataformas, ou seja, portáteis, PC, Mac e celulares.

Em outra notícia relacionada, a Ubisoft decidiu mudar seu foco. A queda de 50% no mercado casual notada pela desenvolvedora e distribuidora francesa foi suficiente para que a companhia reafirmasse sua estratégia no mercado tradicional.

A empresa planejaria, ainda, um retorno da série Driver. Será que vem mesmo? Vamos esperar…

Blizzard vende World of Warcraft por US$ 5

gr-wow Na levada do dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos, diversas lojas disponibilizaram o popular MMO World of Warcraft, que completa 5 anos nesta semana, em um preço promocional: US$ 5.

O valor, quatro vezes mais baixo que o preço tradicionalmente cobrado, inspirou a Blizzard, que disponibilizou oficialmente o game em sua loja virtual pelo mesmo valor. O preço é o mesmo para as duas versões, na caixinha ou via download.

Usuários interessados no pacote World of Warcraft Battle Chest (que inclui também a expansão The Burning Crusade e dois guias para os jogos) podem adquirí-lo em valor promocional também, US$ 20.

Até o fechamento desta nota a promoção ainda era válida. Não se sabe quando os preços retornarão ao seu valor oficial, mas recomendamos a qualquer interessado em MMO que ainda não tenha o WoW e que esteja lendo isto agora, correr.

Lembramos, também, que para jogar World of Warcraft é preciso pagar uma mensalidade. Embora o game oficial traga um mês gratuito de jogo, para os meses seguintes é preciso colocar a mão no bolso.

:: Acesse a Blizzard Store agora

[Via Big Download]

Star Trek Online tem data de lançamento confirmada

gr-startrekonline O MMO baseado no universo de ficção científica Star Trek será lançado na primeira semana de fevereiro de 2010 nos Estados Unidos (2/2), Europa e Austrália (5/2).

Star Trek Online será distribuído pela Atari e está sendo desenvolvido pela Cryptic Studios e será ambientado no século XXV, 30 anos depois dos eventos narrados no filme Star Trek Nemesis, lançado em 2002.

Desde o dia 22 de outubro o game está em etapa de beta fechado. Por enquanto, o game será lançado apenas para a plataforma Windows.