Arquivo da categoria: PC

Vitor Bexiga, CEO da ProGaming, é o novo presidente da ABCDE

Se você se liga nos e-Sports, prepare-se para ver mudanças acontecerem no cenário brasileiro em breve: Associação Brasileira de Clubes de e-Sports tem um novo presidente! Vitor Bexiga, CEO da ProGaming, assumiu o cargo no lugar de Carlos Fonseca, que terminou seu mandato de dois anos à frente da ABCDE. A votação aconteceu em Assembleia e contou com a presença dos representantes dos clubes que fazem parte da associação. Lucas Almeida, CEO do INTZ, permanece na vice-presidência. A expectativa é que Vítor desenvolva ainda mais o mercado, trazendo novos investidores.

“É um grande prazer representar essa Associação da qual faço parte há quase 3 anos e que representa os principais clubes de eSports do Brasil. O foco da minha gestão será o desenvolvimento comercial e de novos produtos da ABCDE, visando sempre a expansão do cenário brasileiro, trazendo à tona novas produtoras e apresentando a novos investidores este fascinante mundo dos games”, ressalta o novo presidente.

Um dos desafios da nova gestão e manter os e-Sports em evidência na grande mídia, uma vez que nos últimos anos o crescimento foi grandioso, mas já se nota que as redes de TV a cabo passam a dar menos espaço para os grandes torneios, que encontram na internet e no streaming o seu lugar. Para manter o público atento aos grandes torneios, a ABCDE conta com o apoio dos principais clubes nacionais, tais como a Big Gods, CNB eSports, INTZ eSports, KaBuM! eSports, Operation Kino, paiN Gaming, Pro Gaming e Vivo Keyd. Brave, T-Show e Team One, NSE e-Sports e a Redemption eSports, Uppercut, Santos esports, Bulldozer, BGH são membros aspirantes.

Um dos principais feitos da ABCDE foi a criação da Superliga , em 2017, que terá sua terceira edição neste ano. A competição chegou para expandir o calendário de League Of Legends, fato tanto desejado pelos integrantes do cenário.

Náutico Almirante Barroso lança equipe de futebol eletrônico e-Sport 

O Brasil acaba de ganhar mais um time profissional de e-Sports: o Clube Náutico Barroso decidiu comemorar seu centenário estreando no cenário dos jogos eletrônicos. A equipe – nomeada Barroso Admiral – já contava com um time profissional e agora também vai disputar os troféus nas quatro linhas  no ambiente digital. Sim, a equipe montada será montada para competir nos torneios de FIFA. De acordo com o Náutico Barroso, a equipe já conta com dois cyberatletas: o Gu e o Japa.

Esta não é a primeira vez que um time profissional expande seus negócios para os e-Sports: o Santos já disputa torneios virtuais há 4 anos. Além do time praiano, o Flamengo, o Vitória, o Atlético Paranaense e o Vasco também atuam nesta área. A proposta do time Barroso Admiral é levar os jogadores aos grandes torneios, elevando ainda mais o nome da equipe. As disputas serão através do modo Fifa 19 que será disputado com o Playstation 4, o mais popular.

Almirante

“Até o fim do ano, o Almirante Barroso espera ter 5 jogadores no elenco. A seletiva para agregar novos jogadores ao time está prevista para o segundo semestre, em um evento que será promovido no Camilo Mussi”, explica o diretor de marketing do clube, Rafael Nunes de Medeiros.

 

Os atletas do Almirante Barroso Admiral:

Gustavo Caureo da Silva, o GU, ou Gusta_Gu, 13 anos, joga Fifa há 3 anos e seu time preferido é o Juventus. Nos últimos dias foi campeão do Dufole’s League, evento que contou com mais de 80 participantes, e foi realizado em Balneário Camboriú. Por dia, ele joga cerca de 5 horas. “ Nas férias eu madrugava, mas as aulas voltaram. O que mais me encanta mesmo é o próprio futebol, é um esporte que sou fanático e amo demais”, acrescenta o jogador que mora em Camboriú. Este é o primeiro time que Gu vai representar na carreira.  “ Minha família fica muito feliz por mim, ela me apoia muito e de certa forma é uma novidade pra todos”, completa.

André Nishi, o Japa, ou JapaNishi83, 36 anos, joga desde os 7, e tem o Barcelona como time preferido. O Almirante Barroso Admiral vai ser o primeiro clube que vai representar. Recebeu essa oportunidade com muita surpresa.

“Eu espero honrar a confiança que me foi concedida. Sempre fui um cara ligado a tecnologia e acima de tudo, jogos! Antes jogava de tudo! Mas com o passar do tempo fui me interessando somente pelo futebol (paixão nacional) já joguei ou tentei jogar futebol na vida real e isso só confirmou que sou melhor no vídeo game!”, comentou JapaNishi83. Já foi campeão em uma competição com 57 atletas e em outra que disputou em dupla.

Dangerous do Macaco Demônio – Game indie brasileiro relembra clássicos da geração 8 bits

Hoje vamos falar de um jogo com estética bem simples e que apela para a nostalgia dos jogadores que vivenciaram a era 8 bits. Trata-se do jogo Dangerous do Macaco Demônio, criado pelo desenvolvedor independente Loikas. Trata-se de uma mistura de platformer e puzzle. Basicamente você controla um jovem que deve resolver pequenos puzzles e desviar de inimogos até encontrar a saída mais próxima.

Dangerous do Macaco Demônio tem uma estética bem simplista, lembrando muito os títulos da geração 8 bits. Inclusive a paleta de cores é extremamente limitada, contando apenas com seis cores. Além disso, os gráficos seguem um estilo pixel art. De acordo com Loikas, o game final terá 6 capítulos e uma jogabilidade fácil de aprender.

A cada 2 capítulos o jogador é desafiado por um boss. Ao vencê-los, você ganha uma habilidade especial, que será decisiva para enfrentar o final boss. O jogo não terá uma ordem cronológica, mas alguns níveis precisarão de mecânicas que você só ganhará em capítulos anteriores. A ideia é produzir um jogo eletrônico com forte apelo para quem quer relembrar jogos antigos.

O game Dangerous do Macaco Demônio ainda não está disponível. O game está em desenvolvimente e é planejado para sair via Steam, porém, para isso, ele está em campanha no Catarse, visando um orçamento de apenas R$ 700,00. Se você tem interesse no projeto, pode conhece-lo mais na página da campanha crowdfunding. Ah, tem uma versão demo aqui.

Abaixo tem o trailer de Dangerous do Macaco Demônio:

Riot Games lança nova coleção de histórias em quadrinhos chamada League of Legends: Lux

Esta notícia é para os fãs de League of Legends: a Riot Games e a Marvel Entertainment renovaram a parceria para  o lançamento  de uma nova coleção de história em quadrinhos inspirada no universo de LoL chamada League of Legends: Lux. Com lançamentos mensais, a série vai contar com cinco edições, sendo que o primeiro quadrinho já estará disponível na versão em português no dia 8 de maio no site Universo de League of Legends.

De acordo com a Riot, a série vai contar a história de Luxanna Crownguard, personagem de League of Legends mais conhecida como “Lux”, que luta para controlar as habilidades mágicas que possui, já que em Demacia, reino onde vive, a magia é proibida. O quadrinho também irá explorar as relações de Lux com seu irmão, o Campeão Garen, e Sylas, Campeão mago de Demacia que passou 15 anos na prisão até conseguir se libertar.

Essa é a segunda coleção da parceria entre a Riot Games e a Marvel, seguindo o sucesso da série League of Legends – Ashe: Mãe de Guerra, disponível nas plataformas do Universo LoL desde dezembro de 2018. O lançamento mostra que os videogames realmente são produtos transmidia com alcance global.

Mais informações sobre o lançamento em breve!

 

CBLoL 2019 – Confira como foi o Circuito Desafiante

O Campeonato Brasileiro de League of Legends acabou o seu primeiro split com a vitória da INTZ em cima do Flamengo. Porém outro destaque deste split é o circuito desafiante, uma espécie de segunda divisão deste campeonato. Muitos times eram favoritos, como a Red Canids Kalunga, mas no fim das contas os participantes desta finalíssima foram outros. Hoje você confere como foi a grande final do Circuito Desafiante do CBLoL 2019.

Após uma longa jornada de vitórias e derrotas, a final desta grande decisão chegou e os times deste confronto foram a Pain Gaming, que já tem um histórico bem forte, e a Team One, time que iniciou a sua trajetória em 2017. A vitória foi para a Pain Gaming num total de 3 a 0 alguns detalhes podem ser conferidos abaixo:

Primeira partida:

A partida no formato melhor de cinco, a Pain Gaming começou obliterando a Team One. Sem muito esforço a Pain conseguiu 15 abates contra 2 da Team One. Um dos pontos fracos da One foi a sua composição sem grande apelo, onde os campeões Sona e Taric foram bem encaixados. A torcida da Pain sempre animada deu uma grande festa com o primeiro resultado, Minerva jogador da Pain escolheu JarvanIV e conseguiu ser o MVP (jogador destaque) da partida.

 

Segunda Partida:

Já na segunda partida a Team One rapidamente baniu JarvanIV e contra essa decisão Minerva jogou de Hecarim, enquanto a bot lane ficou com a Sona e Taric. A formação da Pain não mudou tanto quanto no primeiro jogo, já a Team One trocou completamente a composição.

O resultado da segunda partida foi vitória para a Pain Gaming que começou em desvantagem graças a uma iniciativa bastante agressiva por parte da Team One. Entretanto aos poucos da PG foi conseguindo se realocar na partida e garantiu o ponto. O MVP da segunda partida ficou com o Tinowns com o campeão Corki na posição mid-lane.

 

Terceira partida:

A terceira acabou sendo a última partida, onde a Pain Gaming entrou com plena convicção e garantiu a vitória e a vaga para o segundo split do campeonato Brasileiro de League of Legends. Neste terceiro round a Team One não demonstrou o mesmo esforço que teve na rodada anterior e a Pain soube aproveitar todas as brechas. Desta vez o MVP ficou com Matsukaze que ficou com a Kai’sa destacando a posição bot-lane da partida.

Com um total de 18 abates para Pain e 8 para a Team One, a Pain Gaming volta para a elite do CBLOL e a torcida que vibrou até o fim, saiu desta grande festa cantando “acabou o caô, a Pain Gaming voltou!”. Apesar da derrota, a Team One ainda pode ter chance de ir para a primeira divisão, caso vença a partida do dia 27 de Abril contra a Vivo Keyd.

INTZ vence Flamengo e é campeão do primeiro split do CBLoL 2019

Apesar do favoritismo, não deu para o Flamengo. A equipe da gávea travou um duelo digno contra a tradicional INTZ, mas acabou derrotado e viu os intrépidos levantarem a taça de campeão do primeiro Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLoL, e garantir vaga para o MSI –  Mid-Season Invitational – 2019, que começa no dia 01 de maio no Vietnã. Além de levar o troféu do campeonato brasileiro para casa e se tornar o primeiro time a ser tetracampeão do CBLoL, a INTZ irá representar o Brasil em um torneio mundial que reúne outros 12 times de outras regiões.

Como foi a final do 1º split do CBLoL

O Flamengo começou devastador: com apenas cinco minutos Leonardo “Robo” Souza colocou Diogo “Shini” Rogê no bolso. Logo na sequência, o brTT aplicou um double kill em um dive na rota inferior. Parecia que o jogo seria um festival humilhante para os intrépidos, já que em 15 minutos os rubro-negros já destruíram sete barricadas (contra zero) e um domínio incontestável do terreno. A partida estava tão fácil que durou apenas 22 minutos.

Entretanto a INTZ conseguiu se reconstruir durante as rodadas subsequentes, vencendo a segunda partida e a quarta. Na última e decisiva rodada os dois times alternaram o favoritismo, mas a INTZ avançou sua ofensiva e Tay começou a atacar a base adversária, decretando o fim do jogo aos 32 minutos. Os Intrépidos vencerem a série melhor de cinco (MD5) por 3-2.

Este foi o quarto título da equipe no CBLoL. Já os Flamengo teve de se contentar com seu segundo vice-campeonato. Com a vitória, a equipe INTZ leva o prêmio de R$ 70 mil para casa, fora a vaga para o Mid-Season Invitational.

INTZ

Segue abaixo os times que já estão classificados para o MSI:

CBLoL – Brasil – INTZ

LCS – América do Norte – Team Liquid

LEC – Europa – G2

LCK – Coréia do Sul – T1 (ex SK Telecom T1)

VCS – Vietnã – Phong Vu Buffalo

LCL – Comunidade dos Estados Independentes – Vega Squadron

OPL – Oceania – Bombers

TCL – Turquia – 1907 Fenerbahçe

LJL – Japão – DetonatioN FocusMe

LLA – América Latina – Final no dia 20/04

LPL – China – Final no dia 20/04

LMS – Taiwan, Hong Kong, Macau – Final no dia 20/04

SEA – Sudeste Asiático – Final no dia 21/04

 

O MSI começa no dia 01 de maio e vai até o dia 19, sendo dividido em fase de entrada, fase de grupos e eliminatórias, cada fase em uma cidade diferente.

 

Fase de Entrada

Datas da Rodada 1: 1 a 4 de maio

Datas da Rodada 2: 5 a 7 de maio

Cidade: Hanói, Vietnã

 

Fase de Grupos

Datas: 10 a 14 de maio

Cidade: Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã

 

Fase Eliminatória

Datas: 17 a 19 de maio

Cidade: Taipé

Primeira copa do mundo de Fortnite distribuirá US$ 40 milhões em prêmios

Engana-se quem achava que os dias de Fortnite estavam no fim: a Epic Games, em parceria com a BBL, está preparando a primeira Copa do Mundo de Fortnite, que distribuirá nada menos que US$ 40 milhões em prêmios e levará 13 jogadores da América Latina para a grande final em Nova York, EUA. Este será o maior prêmio já concedido em qualquer torneio de eSports do mundo.

O campeonato teve início neste final de semana, no sábado (13 de abril), com qualificatórias abertas a todos os jogadores elegíveis de cada região. As finais receberão os qualificados da América do Norte, Europa, Ásia, Oceania e Brasil na cidade de Nova York, Estados Unidos, para as grandes finais de 26 a 28 de julho.

“Não temos palavras para descrever como estamos felizes com esta parceria. É o resultado de muito trabalho duro e reforça que estamos no caminho certo para desenvolver o cenário nacional e trazer ao país a melhor experiência em e-sports”, comenta Leo De Biase, CMO da BBL e entusiasta dos e-sports há mais de 20 anos. “A Epic traz jogos de qualidade indiscutível e Fortnite é um gigante global. Dedicaremos todos os nossos esforços para trazer uma experiência à altura para os fãs do jogo e dos e-sports”, completa o executivo.

Para quem não conhece, Fortnite é um dos jogos de eSports mais jogados do mundo. De acordo com relatório da Epic Games, o título rendeu à desenvolvedora cerca de US$ 2,4 bilhões apenas em 2018. A cifra equivale a mais de 2/3 do lucro total da empresa no ano e o maior da história do mercado dos games. Em fevereiro último, contou com um pico de 10,7 milhões de pessoas simultaneamente conectadas, em um show virtual ao vivo do famoso DJ Marshmello, além de bater a incrível marca de 250 milhões de jogadores ativos no mês.

Para mais informações, visite o site oficial da Fortnite World Cup.

 

Serviço – Copa Mundial de Fortnite

Qualificatórias: sábados e domingos, de 13/04 a 16/06

Final mundial: 26 a 28/07

Transmissão: nos canais oficiais do Fortnite, em português e espanhol, aos sábados e domingos durante 10 semanas, a partir das 16h.

CBLoL 2019 – Grande final ocorre neste sábado entre INTZ eSports e Flamengo

Finalmente chegou a hora da decisão final do primeiro Split do CBLoL 2019, o Campeonato Brasileiro de League of Legends. A finalíssima será entre a tradicional INTZ e o popular Flamengo eSports neste sábado (13) às 12hs, sendo transmitido pelo canal da Riot Brasil e no SporTV. A decisão promete ser uma das mais emocionantes que os amantes de eSports irão conferir em muitos anos.

O grande favorito ao título do CBLoL é o time rubro-negro, pois a equipe da gávea chegou até a final mantendo a liderança com impressionantes 20 pontos na tabela e uma única derrota para a Kabum!. Já os intrépidos vieram de uma grande crescente nos últimos jogos, chegando a 5 vitórias consecutivas antes dos playoffs e fechando em segundo lugar, com 13 pontos.

Outra coisa que pode pesar a favor do Flamengo é o histórico de partidas entre as duas equipes: O INTZ tem o total de 6 partidas contra o Flamengo – contando a segunda etapa do CBLoL 2018 -, com apenas uma vitória intrépida. No último jogo contra o time rubro-negro o INTZ jogou com Lynx, BocaJr e WhiteLotus, apostando na rotatividade do time, e mesmo com a dominação do começo do game sendo do INTZ, o Flamengo levou a melhor.

Tal como em outros esportes: o vencedor é definido apenas após o apito final. A única coisa é que podemos ter certeza é que a partida será extremamente, acirrada, afinal são dois grandes times. O campeão do CBLoL irá representar o Brasil no MSI 2019, que acontecerá na Ásia entre os dias 1 à 19 de maio.

Virtual Experience – Fortaleza recebe o primeiro game center de realidade virtual da América Latina

Os aficionados por jogos eletrônicos de Fortaleza podem comemorar: a cidade será a primeira a receber o 1º game center de realidade virtual da América Latina, o Virtual Expecience, que está locado no Shopping RioMar até o dia 28 de abril. Diferente de outras “lan houses” dedicadas ao VR, a Virtual Experience não possui apenas óculos, mas também equipamentos que criam uma experiência única e sensação de pertencimento a um universo completamente diferente da dimensão real.

O Virtual Experience chegou ao RioMar Fortaleza no dia 04 de abril e fica no espaço até o dia 28 de abril. A ideia do projeto é trazer aos visitantes uma sensação de imersão incrível através de uma viagem tecnológica, por meio de recursos gráficos 3D, imagens projetadas em 360º entre outras soluções tecnológicas. De acordo com os organizadores, no total são cinco tipos de equipamentos que oferecem 10 jogos virtuais e interativos.

O Virtual Experience ficará na Praça de Eventos do shopping, piso L1, até o dia 28 de abril. Entre as atrações na arena de jogos estão o Chroma-X, que integra a realidade virtual mista com a realidade aumentada, o Kat Walk VR, que possibilita ao participante andar sobre uma plataforma e explorar mapas de jogos gigantes sem sair do lugar, e o Elevador-X, uma experiência muito divertida, em quem um simulador projeta 30 andares de altura e ao se abrir a porta do elevador o jogador fica sobre uma prancha para cumprir algumas missões do jog, entre outros.

O Virtual Experience já passou por São Paulo, Curitiba, Londrina e tem agenda para Pernambuco, Sergipe, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina ainda neste ano.

SERVIÇO: Virtual Experience

Data: 04 a 28 de abril

Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 10h30 às 21h

Local: Praça de Eventos, Piso L1 – RioMar Fortaleza (Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)

Ingressos: Os valores variam de R$ 30,00 a R$ 50,00 de acordo com o Combo de Experiências selecionado

Duração: 10 a 15 minutos

Instituto Martius-Staden realiza Game Jam em São Paulo no dia 13/04

Ei, você, desenvolvedor de jogos que está procurando oportunidades para melhorar suas habilidades: há mais uma Game Jam prestes a acontecer na cidade de São Paulo. Trata-se da Game Jam Martius-Staden, organizado pela equipe do instituto e que pretende desafiar os visitantes a produzirem um game do zero em poucas horas. A ideia é colocar a criatividade em ação com muita mão na massa para ter um protótipo jogável de um jogo.

Os participantes da Game Jam Martius-Staden terão de executar tarefas rápidas em pouco tempo e, com isso, melhorar suas habilidades de desenvolvimento de projetos digitais. De acordo com a equipe organizadora, o evento deve seguir o modelo de outras game jams tradicionais, como a Global Game Jam e as organizadas pelo Goethe-Institut São Paulo.

A Game Jam Martius-Staden tem o objetivo de, com a comunidade do Colégio Visconde de Porto Seguro – Campus Morumbi e Panamby, celebrar a Semana Alemã e adentrar na viagem dos naturalistas Spix e Martius, que faz parte da história e origem identitária do Brasil.

O evento é extremamente indicado para alunos do 8º e 9ª do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio, desenvolvedores independentes e pessoas que estejam aprendendo as nuances da produção de um jogo eletrônico. As equipes serão divididas em turmas de 4 a 5 integrantes e o tema será definido minutos antes da produção. Cada membro da equipe atuará executando um papel: game designer, programador, artista visual (desenho digital), designer de som, produtor e criador de conteúdo.

Tal como em outras game jams, os papéis dentro do grupo variam bastante, por exemplo, o programador pode criar ilustrações, o designer de som pode criar um pouco do conteúdo, e assim por diante. O que vale é a colaboração de todos e como a equipe interage para realizar as tarefas da maratona. Eventos como esse ajudam os desenvolvedores a trabalhar em equipe, dar maior noção de prazos e da dinâmica de uma produção profissional.

A Game Jam Martius-Staden ocorre em 13/04/2019 na sede do Instituto Martius-Staden das 09hs às 18hs. Para se inscrever no evento, basta preencher uma ficha através do site.

 

Seviço – Game Jam Martius-Staden

O que:  Game Jam Martius-Staden

Quando: 13/04/2019 das 09h às 18hs

Onde: Instituto Martius-Staden – R. Itapaiúna, 1355 – Panamby, São Paulo – SP

Inscrição: https://teceducporto.typeform.com/to/a3gJ30