Arquivo da categoria: Mobile

Overplay lança Karate Monkey, seu primeiro jogo do ano no Brasil

O estúdio brasileiro Overplay lançou o game Karate Monkey, seu primeiro título de 2010 no Brasil.

Karate Monkey é um game de iPhone baseado em jogo homônimo de 2007, em que o jogador assume o papel de um macaco cujo sonho é ser um mestre faixa preta de caratê.

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id Software pede remoção de adaptações não autorizadas para Android

gr-doom300 Um dos principais chamarizes de novos smartphones, como é o caso do iPhone e de aparelhos baseados no sistema Android, da Google, é a existência de aplicativos para download.

Estas plataformas se provaram sucesso, inclusive, entre jogadores e se firmaram de forma importante na indústria de games. Mas, em meio a tantos games, surgem alguns que preocupam desenvolvedores.

A id Software, criadora de alguns dos principais FPS do mercado e pioneira no gênero, registrou uma reclamação junto à Google para que 11 aplicações fossem removidas de seu catálogo.

Entre os games, já removidos, estão adaptações de games como Doom, Quake e Wolfenstein, algumas das principais franquias da empresa. Uma das empresas, a L!TH!UM, afirmou já estar em contato com os detentores para tornar a adaptação legítima.

Estaria a id planejando versões de seus games clássicos para Android ou apenas teria se incomodado com o uso indevido? A empresa não é estranha dos smartphones: uma versão de Doom, chamada Doom Resurrection, foi lançada em junho para iPhones, complementando a história do clássico Doom 3.

[Via Android and Me]

Curso: iAi promove curso para desenvolvimento de games para iPhone

gr-iaicocos2d O Instituto de Artes Interatives (iAi) anunciou um novo curso: o de desenvolvimento de games para iPhone em Cocos2D.

Cocos2D é o framework mais usado atualmente na criação de jogos para a plataforma portátil da Apple, que possui workflow, transições, sprites, ações, motores de física integrados, renderização de textos, acelerômetro e muitos outros recursos.

O curso, que começa agora em novembro, pode ser feito de duas formas: semanal noturno (5 aulas de três horas, entre 19:00 e 22:00) e intensivo de final de semana (2 aulas de oito horas, entre 10:00 e 19:00).

É preciso ter bons conhecimentos na SDK do iPhone e também em Objective-C. O curso custa R$ 800 e será ministrado por Luiz Gustavo Lino, ex-desenvolvedor da Oniria e programador de jogos desde 14 anos.

Para reservar é preciso efetuar o pagamento de 30% para a reserva e o restante no início do curso.

:: Veja mais informações e inscreva-se para o curso aqui

Jogo da Pitty é criado para promover novo trabalho

gr-chiaroscurojogo O novo trabalho da roqueira baiana Pitty, Chiaroscuro, ganhou um game produzido pela Tectoy Digital para ajudar em sua promoção.

Criado para celulares em parceria com a gravadora Deckdisk, o game é composto de três mini-jogos que espelham vida e trabalho da cantora.

Desconstruindo Amélia espelha a vida da mulher moderna, que precisa tomar conta da família, da profissão e de si mesma. Já Medo é um jogo de tabuleiro em que o jogador confronta seus medos e controla Pitty contra sua sombra. Por fim, Rato na Roda coloca o jogador no papel de um fã que invade o palco de um show da roqueira e precisa fazer o stage diving, se jogando de cima do palco na galera da pista.

Quando um dos mini-jogos é finalizado, uma das faixas do CD pode ser ouvida no celular. Chiaroscuro: O Jogo pode ser comprado na seção WAP de celulares das mais variadas operadoras pelo preço sugerido de R$ 9,90.

[Via Newsletter Abragames]

Advergame: o mercado e o novo lançamento da Webcore Games

gr-hondacityadvergame Recebemos em nossa caixa de emails um release interessante a respeito de Honda City, um advergame produzido pela Webcore Games, que está se especializando na criação de games para iPhone.

Nele, a empresa comenta que hoje são cerca de 17 milhões de iPhones e 13 milhões de iPods touch no mercado, que elevou o interesse das desenvolvedoras. O resultado é novos títulos diários na App Store, que atualmente conta com um catálogo de 13 mil games para download.

Contudo, o ponto mais interessante é que isso tem atraído, também, empresas de fora do setor que estão vendo mais e mais os advergames como uma alternativa importante para a divulgação de sua marca.

Honda City, o segundo jogo da empresa para o iPhone, depois de Papercraft, que já noticiamos no GameReporter, é um game de corrida 3D que dá a sensação de dirigir o veículo homônimo em cidades brasileiras como Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para Fernando Chamis, CEO da Webcore, a plataforma da Apple traz possibilidades e mecânicas que antes eram improváveis, um atrativo ainda mais interessante.

Que os portáteis ganharão ainda mais espaço no setor, acho que ninguém duvida. Agora, é interessante ver que isso abre ainda mais o nicho dos advergames e as portas para novas empresas que estejam procurando um lugar ao sol.

Apple deve dominar o crescimento do mercado de portáteis nos próximos anos

gr-iphone O iPhone e o iPod touch podem se tornar ainda mais vitais para a indústria de games se as estimativas de David Cole, analista da DFC Intelligence se concretizarem. Para o especialista, em cinco anos a plataforma Apple dominará 24% do mercado de games portáteis.

As líderes atuais, Sony e Nintendo devem manter-se no topo do setor, mas seu crescimento já atingiu seu auge. Até 2014 devem ser as plataformas Apple as responsáveis pelo principal crescimento do setor, estimado a chegar ao faturamento de US$ 11,7 bilhões.

Em pesquisa conduzida com 8 mil pessoas na Europa e Estados Unidos, a DFC Intelligence descobriu que 69% dos europeus e 54% dos norte-americanos jogaram em seus celulares no último ano, sendo que 36% dos europeus e 45% dos norte-americanos pagaram por um aplicativo.

A lojinha virtual da Apple, App Store, é o serviço mais popular para compras. O estudo revelou que 29% dos entrevistados possui um DS, enquanto 15% afirma já ter tido um iPhone ou iPod Touch.

Você acha que David Cole está correto em suas estimativas? O que acha que isso significará no futuro?

[Via GamesIndustry]

IGF Mobile 2010 abre cadastro de participantes

gr-igfmobile09 Ontem, dia 28 de setembro, os organizadores da IGF Mobile anunciaram que já estão recebendo inscrições para sua terceira edição.

Como o nome já diz, esta é a divisão para portáteis do Independent Games Festival, festival de jogos independentes. Poderão participar designers do mundo inteiro que criem games para celulares, iPhone, PSP, DS ou outros portáteis.

O envio de material será permitido até o dia 1º de dezembro. No dia 22 de janeiro de 2010 serão anunciados os finalistas, que ganharão entradas para a GDC 2010, em São Francisco, onde acontecerá a premiação.

Dia 8 de fevereiro, os vencedores de cada categoria (design, inovação em arte e tecnologia) serão anunciados e no dia 11 de março serão premiados os vencedores e será anunciado o grande vencedor.

A premiação em cada uma das categorias é de US$ 5 mil, com um adicional de US$ 2.500 para o grande vencedor.

:: Quer participar? Acesse o site do evento

Programador brasileiro porta Sokoban para seu novo Nokia

gr-boxworlds60 O programador Fábio Cerqueira decidiu, depois de comprar um aparelho telefônico N78, da Nokia, portar seu game BoxWorld, um clone de Sokoban, para a plataforma S60.

Em seu blog, o programador descreve brevemente o projeto seguido para que o jogo, criado em Python, fosse portado para a plataforma Symbian.

“O resultado ficou divertido e serve para quem nunca desenvolveu nada para ceular ter noção de como começar”, escreveu Cerqueira em seu blog, citando páginas de desenvolvimento da Nokia para quem quer se iniciar no ambiente.

Agora, a verdadeira preciosidade no caso é o código fonte do game, que pode ser baixado a partir do blog e é ainda mais um recurso a explorar.

:: Visite o blog de Fábio Cerqueira aqui

Need for Speed: Shift chega às lojas brasileiras amanhã

gr-nfsshiftAmanhã chega ao mercado nacional Need for Speed: Shift, o novo game da série de corrida da Electronic Arts, com novos carros e pistas.

Para aumentar o realismo do game, a EA contratou pilotos e jogadores talentosos para dar consultoria no desenvolvimento do título.

Em Shift, o jogador poderá criar um perfil de piloto e participar de campanhas desde o anonimato como um piloto amador até uma lenda internacional.

A trilha sonora, um dos pontos altos das franquias da EA, conta com artistas como Prodigy, Kanye West e Eagles Of Death Metal.

Need for Speed: Shift terá versões para Xbox 360, PS3, PC, PSP e celulares, e uma versão de demonstração do game (para PC) pode ser baixada aqui.

iPhone: pernambucano cria Undead Attack!, pinball de mortos-vivos

undeadO pernambucano Lucas Mendes Menge criou um jogo com temática de mortos vivos, mas que foge do lugar comum quando trata deste tipo de ambientação.

Undead Attack! é um jogo de pinball para o iPhone com gráficos 3D que promete boa física em três diferentes mesas e dois tipos de bolas. Traz um modo campanha e um de sobrevivência, e até 50 inimigos na tela.

O game mistura elementos de pinball com jogos estilo Tower Defense: os zumbis saem de um portão e você precisa derrubá-los atingindo a bolinha. Para controlar o game, o jogador utilizará o acelerômetro para controlar a bolinha.

:: Veja o site do game, que está sendo vendido por US$ 3 na App Store