Arquivo da categoria: Mobile

IGF Mobile 2010 abre cadastro de participantes

gr-igfmobile09 Ontem, dia 28 de setembro, os organizadores da IGF Mobile anunciaram que já estão recebendo inscrições para sua terceira edição.

Como o nome já diz, esta é a divisão para portáteis do Independent Games Festival, festival de jogos independentes. Poderão participar designers do mundo inteiro que criem games para celulares, iPhone, PSP, DS ou outros portáteis.

O envio de material será permitido até o dia 1º de dezembro. No dia 22 de janeiro de 2010 serão anunciados os finalistas, que ganharão entradas para a GDC 2010, em São Francisco, onde acontecerá a premiação.

Dia 8 de fevereiro, os vencedores de cada categoria (design, inovação em arte e tecnologia) serão anunciados e no dia 11 de março serão premiados os vencedores e será anunciado o grande vencedor.

A premiação em cada uma das categorias é de US$ 5 mil, com um adicional de US$ 2.500 para o grande vencedor.

:: Quer participar? Acesse o site do evento

Programador brasileiro porta Sokoban para seu novo Nokia

gr-boxworlds60 O programador Fábio Cerqueira decidiu, depois de comprar um aparelho telefônico N78, da Nokia, portar seu game BoxWorld, um clone de Sokoban, para a plataforma S60.

Em seu blog, o programador descreve brevemente o projeto seguido para que o jogo, criado em Python, fosse portado para a plataforma Symbian.

“O resultado ficou divertido e serve para quem nunca desenvolveu nada para ceular ter noção de como começar”, escreveu Cerqueira em seu blog, citando páginas de desenvolvimento da Nokia para quem quer se iniciar no ambiente.

Agora, a verdadeira preciosidade no caso é o código fonte do game, que pode ser baixado a partir do blog e é ainda mais um recurso a explorar.

:: Visite o blog de Fábio Cerqueira aqui

Need for Speed: Shift chega às lojas brasileiras amanhã

gr-nfsshiftAmanhã chega ao mercado nacional Need for Speed: Shift, o novo game da série de corrida da Electronic Arts, com novos carros e pistas.

Para aumentar o realismo do game, a EA contratou pilotos e jogadores talentosos para dar consultoria no desenvolvimento do título.

Em Shift, o jogador poderá criar um perfil de piloto e participar de campanhas desde o anonimato como um piloto amador até uma lenda internacional.

A trilha sonora, um dos pontos altos das franquias da EA, conta com artistas como Prodigy, Kanye West e Eagles Of Death Metal.

Need for Speed: Shift terá versões para Xbox 360, PS3, PC, PSP e celulares, e uma versão de demonstração do game (para PC) pode ser baixada aqui.

iPhone: pernambucano cria Undead Attack!, pinball de mortos-vivos

undeadO pernambucano Lucas Mendes Menge criou um jogo com temática de mortos vivos, mas que foge do lugar comum quando trata deste tipo de ambientação.

Undead Attack! é um jogo de pinball para o iPhone com gráficos 3D que promete boa física em três diferentes mesas e dois tipos de bolas. Traz um modo campanha e um de sobrevivência, e até 50 inimigos na tela.

O game mistura elementos de pinball com jogos estilo Tower Defense: os zumbis saem de um portão e você precisa derrubá-los atingindo a bolinha. Para controlar o game, o jogador utilizará o acelerômetro para controlar a bolinha.

:: Veja o site do game, que está sendo vendido por US$ 3 na App Store

Hoje acontece palestra “Novos games urbanos: GPS e celulares na educação”, em Sampa

gincanaaPaulistanos que não tiverem um programa já agendado para a noite de hoje, dia 17 de setembro, podem tentar se inscrever para a palestra “Novos games urbanos: GPS e celulares na educação”, que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo às 19 horas.

Parte do IV Mobilefest, a palestra será ministrada por Ronald Lenz, diretor de desenvolvimento de software e estratégia da Waag Society, em Amsterdã, Holanda. Lenz apresentará projetos como o Global Gincana, um game urbano que utiliza a função do localizador GPS para interação e aprendizado, aproveitando a própria cidade e seu patrimônio histórico como pano de fundo.

O evento é gratuito, mas possui vagas limitadas. Até o fechamento da notícia o formulário para inscrição ainda estava disponível, sendo assim é provável que ainda tenha um bom número de vagas disponíveis.

O MIS fica na Avenida Europa, número 158, no Jardim Europa.

:: Leia mais informações sobre o IV Mobilefest e seus eventos

Edição brasileira do iPhoneDevCamp acontece em São Paulo

gr-iphonedev Estão abertas as inscrições para a edição brasileira do evento mundial iPhoneDevCamp, que acontecerá no dia 1º de agosto, sábado, na capital paulista.

O evento acontecerá das 10h00 às 17h00 no Instituto de Artes Interativas (iAi), que fica na Rua Amauri, número 352, no Itaim.

Interessados precisarão, além de se inscrever no site do evento, desembolsar o valor de R$ 10. Ao longo do dia estão marcadas palestras, e o evento deve girar em torno da criação de aplicações e games para as plataformas iPhone e iPod touch.

Uma boa oportunidade para game designers, já que a plataforma portátil da Apple tem marcado forte presença na indústria de jogos eletrônicos.

:: Visite o site oficial do game e faça sua inscrição

Webcore Games lança Papercraft para iPhone

gr-papercraftiphone A paulistana Webcore Games lançou seu primeiro jogo para a plataforma iPhone, da Apple. Compatível também com iPod Touch, o game é o primeiro passo em uma iniciativa do estúdio em colocar advergames para distribuição na App Store, lojinha de softwares da Apple.

Papercraft explora os recursos do celular da companhia, aproveitando os acelerômetros do aparelho para movimentar aviões de papel. O jogador deverá desviar de obstáculos como copos, garrafas e porta-guardanapos, já que o game se passa em um bar.

A empresa espera conseguir patrocinadores para seus próximos games, que devem ser personalizados e colocados para downloads. Uma iniciativa interessante e que explora a popular plataforma da Apple.

[Via Newsletter da Abragames]

EA abre divisão para produção de games casuais para celulares

gr-zombiesme Na semana passada noticiamos os 13 mil games para iPhone. Agora, a notícia é que a Electronic Arts criou uma nova divisão chamada 8lb Gorilla, um estúdio dedicado a criar games casuais para iPhone e celulares.

A missão do “micro-estúdio” será lançar games com periodicidade mensal e preço médio de US$ 0,99 por game. O valor é baixo, mas faz sentido. Uma análise dos 100 jogos mais vendidos na App Store mostrou que os de US$ 0,99 estão em peso na lista.

O primeiro jogo da divisão será chamado Zombies & Me e colocará o jogador na defesa de um casarão.

[Via GamesIndustry e TouchArcade]

iPhone: mais de 13 mil games para download em menos de um ano

gr-herosparta Em menos de um ano a App Store, loja virtual do iPhone, se tornou extremamente popular. São dezenas de milhares de aplicativos distribuídos para o smartphone da Apple, só que dentro deste universo, grande parcela é representada por jogos.

Não é novidade que o iPhone e o iPod touch viraram ícones importantes dentro do mercado de games portáteis, e os números da App Store divulgados recentemente comprovam isso. São mais de 13 mil games disponíveis para download.

Destes, é claro que a grande maioria é cobrada, mas 22,6% são distribuídos gratuitamente. O gênero mais representado são os puzzles: 16,4%, segudio dos games de ação (11,2%) e arcade (11,1%). Com o número de games dobrando em um trimestre fica clara a importância do iPhone ao mercado.

Interessante ver a importância que o iPhone ganhou para o mercado de games independentes… só faz a gente querer mais ter um destes.

Na imagem, Hero of Sparta, um dos games mais populares da App Store

[Via GamesIndustry.biz]

iPhone: Tectoy Digital cria 8 segundos, um jogo de rodeio para celular da Apple

gr-8segundos Jogadores mais antigos devem se lembrar da época de ouro da TecToy, quando reinava suprema com os games Sega no Brasil. A Sega deixou de vender seus consoles, a Tectoy foi um pouco esquecida, mas volta e meia dá as caras com alguma novidade legal.

A dessa vez foi que seu estúdio Tectoy Digital criou 8 Segundos, um jogo para o iPhone e o portátil iPod touch. A empresa é licenciada pela Apple para a produção de jogos, e o 8 segundos pode ser baixado por US$ 2, embora haja uma versão de testes.

O game coloca o jogador como peão em uma arena de rodeio. Será necessário se equilibrar o maior tempo possível sobre touros bravos, reagindo a cada movimento do animal.

Em 8 segundos estão disponíveis para montaria os touros Amoroso, Velhaco, Mascarado, Sanguibão e o mais perigoso, Bad Boi. O peão também poderá ser escolhido, entre Firmino, Terêncio, Adriano e Vitão, este mais ágil e forte, que aparece como bônus mediante êxito em alguns objetivos.