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Ajude o pobre Louis a sobreviver neste game Endless Runner

No início de agosto foi lançado na App Store e na Google Play outro game indie brasileiro que tem potencial para ser um grande sucesso. Criado pelo estúdio Team Louis, o jogo Louis destaca-se rapidamente de tantos outros jogos que estamos acostumados a ver de outros produtores brasileiros devido a variados aspectos.

O game é do gênero Endless Runner, ou seja, corrida desenfreada pela sobrevivência. Nele, os jogadores tomam o controle de um minúsculo verme de maçã chamado Louis que deve escapar a toda velocidade da mordida de um humano que está prestes a devorar sua casa. A complicação começa ao perceber que a maçã abriga diversos obstáculos como pedras, insetos, serras, pedras etc. Cabe ao jogador desviar desses perigos e levar o pobre verme para a segurança.

O estúdio não poupou esforços para tornar o game diferenciado e bastante trabalhando. Louis possui várias fases e o nível de dificuldade vai aumentando conforme o progresso do jogador. Ao final das fases os jogadores são confrontados por chefões, uma inspiração clara de Megaman e outros jogos de plataforma de ação.

O gameplay é simplificado, bastando ao jogador tocar na tela para subir e soltar para descer: tudo intuitivo de modo a conquistar jogadores de diversas idades. Além da necessidade de desviar dos obstáculos, o jogador deve soletar sementes ao longo das fases a fim de utilizá-las para comprar itens na loja do game, como novas roupas e chapéus como ternos e a roupa do Papai Noel.

Louis foi desenvolvido em um período de pouco mais de um ano e é fruto dos esforços de três desenvolvedores de Brasília. Além do fator gameplay facilitado, o título destaca-se pelo visual cartunesco e cores vibrantes. Há suporte para os idiomas inglês e português e pode ser encontrado para download por US$ 0,99 na App Store e  Google Play.

Abaixo tem o trailer do game Louis:

INdT lança Wake Woody Infinity, segunda versão do jogo que fez história no SBGames

Quem acompanhou a última edição do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), deve ter conhecido o jogo Wake Woody, afinal o jogo foi destaque durante o evento e conseguiu ficar em segundo lugar na categoria jogo para mobile: aspecto visual/artístico e o terceiro lugar na categoria aspecto tecnológico. Pois bem, o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) lançou uma nova versão do game para as principais plataformas mobile do mercado.

O game apresenta o cãozinho Woody que, deve executar manobras radicais em cima de um wakeboard enquanto coleta moedas e desvia de obstáculos. A primeira versão do game estava disponível apenas para Windows Phone, porém a nova versão foi disponibilizada também para iOS e Android.

Entre as mudanças no gameplay, a principal é a possibilidade de Woody mergulhar na água e continuar avançando. Além disso, a progressão do game não se dá mais por fases, ou seja, o jogador avança por check points em um tempo limitado ao invés de escolher uma determinada fase como na primeira versão. Existem três Power ups ao longo do game: ímã de moedas, ampliador de tempo e multiplicador de moedas.

As moedas que são coletadas podem ser utilizadas para melhorar os Power ups, adquiri continues e uma habilidade que permite ao jogador coletar moedas sem bater em nada. A intenção dos desenvolvedores foi expandir o fator diversão e desafio do game original. Existe até um ranking para medir as habilidades dos jogadores e desafiar os amigos através da integração com o Facebook. Quem não quiser partir coletando moedas pode comprar pacotes de moedas na loja do game. Outro destaque é o aspecto gráficos do game que, em perspectiva, simulam efeitos 3D.

“Com o lançamento de Wake Woody Infinity para as três plataformas simultaneamente, buscamos fazer com que o máximo de pessoas conheça e curta esse jogo apaixonante. Esse lançamento tem ótima jogabilidade e pode ser praticado com os amigos, na forma de desafios, o que o torna mais atraente”, disse Silvio Silva, o gerente de projeto do INdT.

O jogo é gratuito e já pode ser baixado através da Google Play, App Store e Windows Phone Store.

Abaixo tem o vídeo do game Wake Woody Infinity:

SPJam 2014: PUC-SP recebe maratona de 48h de criação de games

Durante 48h, o campus Consolação da PUC-SP se transformará num imenso estúdio de desenvolvimento de jogos digitais e analógicos (tabuleiros, cartas, RPG, dados e outros). A maratona começa na noite de sexta-feira, 29/8, e termina no domingo, 31/8: nesses dois dias, a 4ª edição da SPJam espera reunir cerca de 300 participantes.

O tema do evento será revelado no início da gamejam, assim como certos desafios extras. Os participantes poderão utilizar quaisquer tecnologias ou materiais para produzir os jogos, exceto aqueles que ofereçam risco à vida, saúde e integridade moral dos demais participantes. Durante os dois dias, as equipes terão espaços reservados na Universidade para descansar (em seus próprios colchões ou saco de dormir), tomar banho e cozinhar. Os jogos criados durante a maratona serão expostos, em conjunto com obras de artistas convidados, em um evento a ser realizado ainda neste semestre.

No ano passado, a SPJam recebeu 96 equipes e um total de 314 desenvolvedores, muitos de fora de São Paulo (de cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e estados como Paraná e Santa Catarina). Foram criados 47 jogos. O evento é realizado pelo estúdio Vórtex Game Studios, com apoio da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) da PUC-SP.

A participação da Universidade no projeto reforça seu papel como polo de referência em games: além da graduação em Jogos Digitais e diversos cursos de extensão, a Instituição se prepara para oferecer em breve cursos em nível de pós-graduação para a área.

A Direção da FCET também pretende fazer do campus Consolação da PUC-SP uma referência e um espaço de discussão colaborativo e aberto para comunidades de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Por isso, além da SPJam, a Universidade irá receber mais três eventos neste segundo semestre: o BarCampSP (encontro preparado pelos próprios participantes, visando ao compartilhamento de ideias, pontos de vista e aprendizado aberto), dia 13/9; o Agile Tour São Paulo (a maior conferência sobre metodologias ágeis no mundo), dia 27/9; e o WordCamp (conferência oficial da comunidade WordPress realizada em diversas cidades do mundo), dia 18/10.

Em junho, foram realizados no local a primeira edição brasileira do AngelHack (o maior organizador de hackathons, maratonas de programação) do mundo e a Virada Tecnológica da E-PUC Júnior (empresa júnior dos alunos de Ciências Exatas e Tecnologia).

SERVIÇO

4ª SPJam

Maratona de 48h de criação e desenvolvimento de jogos digitais e analógicos
Datas: De 29/8 (sexta-feira) a 31/8 (domingo)
Local: Campus Consolação da PUC-SP (rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação)
Informações: www.spjam.com.br

Bunker Studios apresenta LightSpeed, um speed runner para Android

O game de hoje é voltado para os fãs do gênero Infinite Runner. Batizado LightSpeed, o game é cortesia da jovem desenvolvedora independente Bunker, criada em 2012. O título foi inspirados nos clássicos do gênero TempleRun e Subway Surfers e foi desenvolvido para plataforma Android.

No game, o jogador toma o controle de George, um lixeiro espacial, que deve coletar todo o lixo espacial perdido no espaço solitário e hostil. Ele pode ir para a esquerda ou direita através de um caminho criado pela tecnologia mais avançada da Lightspeed Corp. Além disso, o lixeiro tem à sua disposição um jetpack para facilitar seu trabalho.

Basicamente, o caminho utilizado pelo protagonista é formado por blocos materializados à sua frente. Esses blocos caem logo após surgirem à frente, tornando o game desafiador e a jogatina mais rápida. Há blocos vermelhos que devem ser evitados, pois eles prejudicam o funcionamento das botas espaciais de Gerge. No canto superior esquerdo há duas barras indicadoras: uma delas indica a quantidade de combustível do jetpack e a outra, a resistência das botas. O grande macete do game é que além de desafiar os reflexos do jogador, há forte apelo no fator visual, apelando-se em visuais coloridos, efeitos de luz e música eletrônica. O game até pode ser considerados como uma ode ao ambiente cyberpunk.

O gameplay é bastante intuitivo e as ações são realizadas através de toques na tela. O fator desafio está no uso consciente do jetpack, pois o combustível do equipamento é limitado e não existe forma de recarregá-lo através dos cenários.

O game possui versão premiu e uma versão gratuita, mais indicada para testes. Além disso, a desenvolvedora optou por um sistema de interação social através de um ranking mundial para comparar a pontuação com outros jogadores. É possível compartilhar sua pontuação através do Google+.

O game já está disponível para download.

Abaixo tem o trailer do game LightSpeed:

Defenda Valhalla da invasão de Mechas do futuro em Mecha Invasion

O game de hoje é cortesia do desenvolvedor indie Anderson Lima, que, aliás, é seu primeiro game para as plataformas Android. Mecha Invasion é um título que pretende desafiar o jogador a testar seus reflexos. Na trama, o reino de Valhalla está sob ataque de criaturas vindas do futuro: os mechas.

O objetivo do jogador é impedir a destruição do reino de Valhalla fuminando os mechas com seus poderes conforme eles aparecem na tela. A luta deve ser travada sem piedade, pois o jogador é a ultima esperança de salvação para a mítica região. Quanto mais inimigos forem derrotados, maior é a pontuação do jogador. A ideia básica é usar os inimigos contra eles mesmos.

O game é bastante simples, tanto no aspecto da jogabilidade quanto nos aspectos gráficos e sons. Entretanto o game conta com algumas opções a fim de deixar o jogo com aspecto mais profissional, como, por exemplo, a possibilidade de alterar o nível de dificuldade, opções de idioma (português e inglês), possibilidade de desligar o áudio, função de pausa, entre outras.

Mecha Invasion é para plataformas mobile e está disponível para Google Play e Windows Phone gratuitamente. Ele é o primeiro tiro da carreira de mais um jovem desenvolvedor brasileiro em busca de espaço no mercado.

Abaixo segue o vídeo do game Mecha Invasion:

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A Lenda do Herói a caminho de se tornar um game de verdade

Quem conhece a Lenda do Herói? Muita gente, é claro! Para aqueles que nunca ouviram falar, vai uma breve descrição: trata-se de um musical para a internet criada pelos irmãos Marcos e Matheus Castro (os Castro Brothers).

O musical criado em 2012 apresentava canções bem humoradas embalando um vídeo do que parecia um jogo old school tematizado na era medieval. A série de vídeos ficou bastante famosa e conquistou muitos fãs no Brasil. Entretanto, muitos se perguntavam se o vídeo retratava um videogame real. Até o momento não, mas tudo está para mudar.

Depois de muitos pedidos, os irmãos resolveram criar o jogo A Lenda do Herói. O game vai apresentar a mesma estética e canções medievais que acompanhavam a saga do cavaleiro em busca da princesa. O game irá homenagear as gerações 8-16 bits com gráficos pixelados e abusando de clichês do mundo dos games. O título será em 2D e a trilha sonora acompanhará os movimentos do jogador em tempo real.

Durante a aventura, o cavaleiro enfrenta diversos monstros, plataformas flutuantes, itens especiais e puzzles. Por vezes o jogo lembra velhos clássicos como The Legend of Zelda, e isso não é mera coincidência. Haverá oito mundos distintos inspirados nos vídeos originais, sendo que cada uma conta com duas fases e um chefão a ser vencido.

Para sair do mundo do Youtube, os irmãos Castro uniram-se ao estúdio Dumativa para criar uma experiência artística e fiel à intenção da série de vídeos. O estúdio, aliás, é responsável por um projeto bastante elogiado pela direção artística (Dragon Festival). Entre os profissionais envolvidos no projeto podemos citar nomes de peso como Vitor Ottoni, que cuidou da trilha sonora do indie Aritana e a Pena da Harpia; Fabio Yabu, criador do livro Branca dos Mortos e os Sete Zumbis; Caio Yo, diretor de arte para as editoras Ática e Globo; e dos diretores de animação Renato Rossarola e Ronnie Pedra.

“Sabemos que quando as pessoas se mobilizam, elas podem realmente fazer com que algo novo, diferente e muito maior do que a gente espera possa acontecer”, afirma Marcos Castro.

A Lenda do Herói tem lançamento planejado para Windows, Mac e Linux e atualmente está em fase de captação de recursos no Catarse. A meta é de R$ 125 mil e o game conquistou até o fechamento desta matéria mais de R$ 93 mil, restando ainda 54 dias até o término da campanha. No vídeo abaixo, os Castro Brothers explicam melhor o que é o projeto e como surgiu a ideia de tornar a série de vídeos em um jogo de verdade:

Mono Studios lança primeira demo de InSomnia

A divulgação de hoje vai para o jogo InSomnia da produtora Studio Mono, uma developer russa formada por profissionais de diferentes nacionalidades como Malásia, EUA, Japão, Holanda, entre outros. O jogo está no Kickstarter e já conseguiu metade do orçamento necessário e tudo indica que conseguirá o dinheiro necessário para viabilizar o projeto. Para comemorar o feito, a produtora disponibilizou a primeiro demo jogável.

“A equipe e eu estamos impressionados com o nível de expectativa demonstrado pelos jogadores para o nosso jogo. É realmente emocionante conseguir 50% de financiamento em dez dias”, disse Anatoliy Necrasov – desenvolvedor líder no Studio MONO. “Para comemorar esta marca e para mostrar a nossa gratidão, nós decidimos lançar a primeira demo jogável como um grande obrigado a todos os nossos apoiadores!”, finalizou o produtor.

InSomnia é um RPG de ação tática que coloca o jogador em um futuro distópico no meio de uma estação espacial. Neste futuro, vivenciamos a saga da humanidade em busca de um novo planeta para chamar de lar. Na trama, sobreviventes chamados Noman embarcam na nave Ark a fim de escapar da sangrenta batalha entre a República Noma e o Regime SORG. O problema é que não há local seguro no futuro.

O game será um sandbox grandioso: a produtora promete entre 15 a 20 horas de jogo quando estiver pronto. Mas isso não é tudo: haverá atualizações constantes e lançamento de DLCs. Pelo menos são esperados 20 DLCs gratuitos após o lançamento do jogo, sendo que cada um deve conter entre 3 a 6 horas de jogo.

A produtora esforçou-se por criar um jogo escuro, com uma trama envolvente e mecânica de jogo simples, mas divertida. Os ambientes fazem uso inteligente de efeitos de luz e sombra que ajudam a tornar o game mais sombrio, além disso, a perspectiva isométrica ajuda a dar uma identidade ao título. Além do modo singleplayer, haverá a possibilidade de jogar em co-op com os amigos.

Apesar de ser um chamado RPG pelos produtores, o game quebra o paradigma de sistemas de aumento de níveis, classes de personagens, etc. Além disso, o jogo apresenta suas missões sem linearidade e com múltiplas possibilidades de soluções. Porém nem tudo dos RPGs foi abandonado: além da clássica perspectiva isométrica, o jogo também permite customização de personagens. A Mono Studios tem um projeto ambicioso nas mãos e por isso a campanha no Kikcstarter está sendo bem sucedida. Esperamos que o jogo consiga entregar a experiência prometida. O lançamento é previsto para 2015 nas plataformas PC, Mac e Linux com suporte aos idiomas francês, alemão, inglês, polonês e russo.

Abaixo tem um vídeo conceito de customização de personagens do projeto InSomnia:

Premiado game indie Leo’s Fortune chega a plataforma Android

A produtora indie 1337 & Senri anunciou há pouco tempo que seu premiado game Leo’s Fortune chega ao Android no próximo dia 10 de julho. O título foi vencedor no prêmio Apple Design na escolha do editor quando foi lançado em abril de 2014.

Além do lançamento para Android, a desenvolvedora irá otimizá-lo para o Android TV, a fim de deixá-lo mais bacana. O título é uma aventura em plataforma 2D que mostra a saga da bola de pelos Léo em busca de seu ouro e de um misterioso ladrão que o roubou. Para recuperar sua fortuna, o mascote deve passar por desertos, florestas, armadilhas e calabouços.

Ao todo existem 24 fases desenhadas à mão, uma trilha sonora original e cutscenes que abusam do trabalho de dublagem de atores. O título foi construído para dispositivos sensíveis ao toque, porém a desenvolvedora tratou de dar suporte à joysticks também.

Leo’s Fortune foi desenvolvido por um time de apenas quatro pessoas baseadas na Suécia e desde seu lançamento vêm colecionando críticas positivas. Conforme informado acima, o game chega à Google Play em 10 de julho, porém usuários da App Store já podem acessar o game.

Confira o vídeo do game Leo’s Fortune:

Time de Curitiba representará o Brasil na Imagine Cup 2014

Alguns dedicados desenvolvedores brasileiros foram selecionados para as finais da Imagine Cup 2014, um concurso de jogos independentes organizado pela Microsoft que vai eleger o melhor dentre os games participantes. O destaque é que os curitibanos Eduardo Schildt, Luiz Henrique Gomes Monclar, Rhandros Dembicki e Robson Keidy Sewo são os únicos representantes brasileiros na final mundial da Imagine Cup. São todos estudantes de Pós-Graduação em Aplicativos para Jogos Digitais da Universidade Positivo.

Tal feito foi alcançado com o jogo Liaison, que foi desenvolvido para as plataformas PC e Xbox Live. Trata-se de um game que retrata a amizade de um menino e seu cachorro que foram presos em um calabouço e devem encontrar a saída do castelo resolvendo complicados puzzles espalhados por diversos cenários. O game foi desenvolvido para ser jogado tanto no Xbox 360 quanto no Xbox One.

Liaison baseia-se na premissa que o menino e o cachorro possuem habilidades diferentes e precisam trabalhar juntos para vencer os desafios. O ideal é que eles trabalham sem se distanciar, pois quanto mais distante, mais sombrio o cenário fica e surgem novos inimigos. O título foi desenvolvido em Unity 3D e seu estilo plataforma/puzzle tem tudo para agradar em cheio jovens jogadores e adultos.

“O jogo é focado na resolução de quebra-cabeças e problemas, mas também possui elementos que requerem destreza e agilidade por parte do jogador”, diz o estudante Luiz Henrique Gomes Monclar, um dos autores do projeto.

A final da Imagine Cup será realizada em Seattle, nos EUA, entre 10 jogos, incluindo Liaison. De acordo com dados da Positivo, na fase inicial haviam 34 países na disputa e o quarteto brasileiro é o único finalista na competição, o que torna o fato ainda mais impressionante. A Imagine Cup ocorre desde 2007 e tem como um dos objetivos reconhecer inovações tecnológicas produzidas por estudantes de todo o mundo.

Se os brasileiros vencerem a competição, levaram o prêmio de US$ 50 mil e a chance de divulgar seu jogo durante o PAX (Penny Arcade eXpo), um festival que passa pelas cidades de Seattle, Boston e Melbourne. Se depender da qualidade do jogo, o time Liaisontem boas chances. Vamos ficar na torcida!

No clima de Copa do Mundo, Deadpixel lança Kick Ups – Embaixadinhas

Mais um game especial para os boleiros virtuais de plantão! Afinal estamos em clima de Copa do Mundo, oras. Desta vez, o jogo em questão chama-se Kick Ups – Embaixadinhas e lembra o footbag do clássico California Games.

Ao invés de pedras, porém, o jogador tem de fazer embaixadinhas com uma bola de futebol. O lançamento é cortesia da desenvolvedora Deadpixel Indie. O objetivo é celebrar o clima de futebol com um jogo casual divertido e certeiro.

O protagonista do game é Jairzinho e para conseguir um contrato com um grande time de futebol dirigido por Jobel Sacana, nosso astro precisa demonstrar toda a sua habilidade na embaixadinha. É necessário seguir as instruções do treinador Jobel e mostrar todo o domínio de bola cartacterístico dos grandes craques, sem deixar a bola cair.

O ideal é não errar as instruções, pois o treinador Jobel é do tipo irritadiço e ao menor vacilo costuma descontar pontos de Jairzinho. De acordo com Leandro Cordeiro, um dos desenvolvedores do game, foi necessário um tempo considerável para adaptar a jogabilidade clássica de California Games para a tela do smartphone, de modo que som, imagem e jogabilidade estivessem de acordo com o esperado pela equipe.

Baixe o Kick Ups – Embaixadinhas

O game está disponível no Google Play e permite que os jogadores mandem seus resultados para um sistema de ranking a fim de disputar com seus amigos.