Arquivo da categoria: Indie

Estúdio de Curitiba lança Ore Collector para Android

Ore Collector é um game em que o jogador deve capturar todas as pedras que estão sendo coletadas por mineiros. Para isso, basta abrir as comportas da mina assim que o carrinho estiver se aproximando. O game é um produto do estúdio Animvs de Curitiba.

O sucesso na missão de coletar as pedras depende do domínio do jogador em controlar o tempo e o espaço de maneira rápida e precisa. Os mineradores se ocupam de coletar diferentes tipos de pedras, como rubis, esmeraldas e diamantes. A ideia é que quanto mais preciosa for a pedra, maior a pontuação do jogador.

A mecânica de jogo é simples e foi desenvolvida para viciar, bastando que o jogador seja rápido para abrir as comportas no momento certo. Contudo, nem tudo será fácil: é preciso de muita coordenação para que as pedras não caiam para fora. É permitido derrubar no máximo 100 minerais antes de perder a partida. Por isso, vale muito mais ser cuidadoso e derrubar poucas pedras do que derrubar uma avalanche e perder boa parte delas.

Baixe o Ore Collector

Ore Collector foi lançado para Android e já está disponível para download. O game é integrado ao Google Play Games, de modo que o jogador pode disputar a melhor pontuação no ranking global ou nos círculos sociais. O título é casual e bastante indicado para quem busca partidas rápidas e interagir com amigos.

Ventura’s Lab lança Feed the Monster para Android

O game de hoje é lançamento do estúdio indie Ventura’s Lab chamado Feed the Monster, um game para dispositivos Android cujo objetivo é alimentar um monstro insaciável, de modo que a criatura mantenha-se ocupada comendo e não chegue ao topo da tela.

O game foi desenvolvido por um único desenvolvedor e prova que com bastante esforça pode-se desenvolver um game sozinho. O game foi desenvolvido somente para Android, mas a Ventura’s Lab não descarta uma versão para iOS e Windows Phone.

O grande desafio é bater os recordes no ranking online e manter-se no topo dos melhores jogadores, mas essa não é uma tarefa fácil, visto que quanto mais o monstro come, mais fome ele fica, tornando a jogatina mais intensa e dinâmica.

O download pode ser feito no Google Play.

Estúdio Sapiens² lança Moonwalk: um shooter com jogabilidade clássica

Hoje vamos falar do jogo Moonwalk, o novo lançamento do estúdio indie Sapien². O game é um shooter clássico espacial que lembra bastante o emblemático Space Invaders. O game é para celulares e sua chance é agarrar o jogador com um jogabilidade frenética  e o desafio de fazer os jogadores subir no ranking global ao subir a pontuação a cada adversário abatido.

O jogador toma o controle de um robô espacial munido com uma arma laser. O desafio começa quando surgem naves inimigas aos montes. A partir daí o jogador deve utilizar-se de toda precisão necessária para eliminar os inimigos. Conforme derrota os inimigos, surgem níveis mais elevados e difíceis, além de bônus e novos itens e equipamentos para customizar o personagem.

Moonwalk foi desenvolvido por um único desenvolvedor, o Guilherme Macedo Candido, para Android suporta sistema de rankings e conquista. Durante o processo de criação foram utilizadas ferramentas gratuitas para o desenvolvimento. Os gráficos são bastante trabalhados e estão em alta definição. O game está disponível gratuitamente no Google Play.

Abaixo tem o trailer do game Moonwalk:

Garage 227 Studios apresenta o game Shiny durante BGS 2014

Outro game indie brasileiro a marcar forte presença durante a Brasil Game Show  2014 foi Shiny, da Garage 227 Studios. O game é um título de plataforma em 2D que apresenta a aventura do robô Kramer 227 que apresenta sérios problemas de energia.

A dinâmica do jogo é a resolução de puzzles e a progressão das fases em altas velocidades, pois o pobre robô não tem tempo suficiente para sobreviver em um planeta solitário e sem energia suficiente para mantê-lo funcionando. O jogador deve então utilizar a energia de maneira inteligente enquanto explora o lúgubre local. Para se manter funcionando, basta coletar energia espalhada pelo cenário.

A tarefa se complica ao passo que cada segundo consome energia e ela vai se esvaindo continuamente. Para encontrar energia é necessário gastar energia. Como se não bastasse, Kramer deve se consertar aos poucos enquanto vai descobrindo o segredo que cerca o planeta inóspito.

A versão apresentada na feira BGS 2014 era bastante conceitual, mas já podia ser testada e estava funcional. De acordo com a desenvolvedora paulista, a intenção é lançar o produto no primeiro semestre de 2015 na Steam. O estúdio é formado por três sócios que, inclusive, ministram cursos na famosa Axis School of Visual Effects em São Paulo.

O trailer do game Shiny pode ser visto abaixo:

Spirits of Spring: Minority Media lança game com mensagem anti-bullying

O estúdio indie Minority Media, criadores do cultuado Papo & Yo, acabaram de lançar seu mais novo game. O título chama-se Spirits of Spring e foi desenvolvido para plataformas mobile. O game carrega consigo uma mensagem de conscientização contra o bullying.

Assim como fez em seu primeiro título, Vander Caballero definiu o game como um “adventure empathy”, ou seja, um game que conta uma história pessoal através de metáforas que ajudam o jogador a vivenciar uma jornada de lição de vida do personagem. O jogo coloca os jogadores no papel do indío Chiwatin em uma viagem através de florestas congeladas, desfiladeiros e rios do Canadá. Há elementos de puzzle e aventura e, mais importante: há questões que tocam o jogador como: lealdade, compereensão de diferenças e responsabilidades por escolhas pessoais.

Durante a aventura, Chiwatin deve transformar as terras inóspitas em uma floresta cheia de vida com a ajuda de amigos animais: um urso e um coelho. O principal desafio é escapar das garras de corvos bullies que roubam os espíritos do menino. O game chegou ao mercado em 2 de outubro e foi catapultado entre os Melhores Jogos Novos na App Store de 136 países, incluindo o Brasil.

“O Bullying impacta a todos; não importa quem você seja, como é a sua aparência ou onde você nasceu. É uma experiência humana universal,” diz Ruben Farrus, o diretor criativo do jogo.  “Mas nem sempre é uma situação oito ou oitenta. Algumas vezes, a pessoa que sofre o bullying pode se tornar quem o pratica. E vice e versa. Eu gostaria que, ao terminarem o jogo, os jogadores se sentissem transformados. Que sentissem que eles têm o poder para fazer a diferença na vida de alguém.”

O roteiro do jogo foi desenvolvido a partir de depoimentos de pessoas que sofreram bullying na juventude e os ambiente foram utilizados a partir de histórias contadas por um nativo Cree do norte do Canadá. De acordo com Ruben, o norte do Canadá serve como uma metáfora poderosa para a história.

Spirits of Spring está disponível para compra na App Store por US$ 4,99 nos idiomas Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano e Português. De acordo com a Minority, há planos de levar o título para Android e PC, mas ainda não há nada definido.

Abaixo está o trailer do game Spirits of Spring:

Além da Vida: CR Game Studio lança projeto no Catarse

Além da Vida é um projeto brasileiro que busca financiamento no site de crowdfunding Catarse. Seu grande trunfo para conquistar a simpatia dos jogadores é sua premissa baseada em espiritismo e uma história comovente. Na trama, o jogador assume o papel de um espírito recém-chegado aos portões do paraíso que estão fechados e não o permitem adentrar por causa de sua vida terrena desregrada.

A partir daí, o personagem sai em busca de redenção em uma jornada de autodescobrimento e enfrentando a si mesmo em um mundo abstrato. De acordo com a desenvolvedora, o game baseia-se em escolhas pessoais que irão definir o desfecho da aventura. Além disso, o título buscou inspiração no elogiado Journey do Playstation 3.

O game é em 3º pessoa está em desenvolvimento exclusivamente para PC e deve ser lançado pela Steam com suporte aos idiomas português e inglês. Um ponto interessante é que o game não possui inimigos espalhados pelo cenário e não há meios em que o personagem possa morrer. Além da Vida terá diversos puzzles a serem resolvidos e de forma geral o título será bastante linear, porém com decisões a serem tomadas ao final das fases.

O game é fruto dos esforços do C.R Game Studio, um estúdio independente que conta atualmente com 7 jogos publicados, todos para a plataforma Mobile/Android. A meta de arrecadação é de R$ 15 mil. Quando lançado o game será pago, porém os contribuintes durante a fase de crowdfunding terão direito ao game gratuitamente. Mais informações, descrição e imagens do game estão disponíveis no site da campanha.

Abaixo está o trailer do game Além da Vida:

Damned: jogo de terror é lançado na Steam

citamos o jogo Damned da desenvolvedora indie brasileira 9heads anteriormente, na ocasião o jogo estava em fase de crowdfunding. Desta vez voltamos a falar do título devido ao sucesso do projeto em ser lançado. O game acaba de ser lançado na Steam e pode ser adquirido por R$ 36,99 no pacote básico.

Para quem não se recorda, o jogo é produto do estúdio Catarinense 9heads. O título é um survival horror típico, com a diferença de que ele foi construído como um multiplayer online, ou seja, os jogadores se unem em uma mansão mal assombrada tentando escapar de criaturas medonhas e fantasmas. Para fugir é necessário coletar chaves e diferentes itens.

Outro truinfo do game Damned é permitir que um jogador assuma o papel do monstro que está em perseguição aos sobreviventes. Damned tem um clima soturno e bastante doentio, lembrando até mesmo o conhecido Amnesia. Os cenários são mal iluminados e os jogadores que controlam os sobreviventes não tem outra saída que não escapar. Lutar é inútil.

O jogador que controla o monstro é invencível, tornando a tarefa dos sobreviventes mais penosa e assustadora. A 9heads adicionou elementos aleatórios no jogo, ou seja, itens aparecem (ou não) em determinadas salas, e os objetivos variam de partida para partida.

O game está disponível na Steam e promete muitas horas de horror em uma gameplay cooperativo diferente de qualquer game já produzido de horror.

Abaixo temos o trailer do game Damned:

Mr. Avalanche: primeiro game do estúdio Tilt Machine

A recomendação de hoje é o game indie Mr. Avalanche, o primeiro título do estúdio carioca Tilt Machine Studio. No título, o jogador encara uma corrida no papel de uma bolinha de neve muito gulosa que deslize por três pistas horizontais desviando de obstáculos e coletando cubos de gelo.

Na pele do Mr. Avalanche, o jogador está em universo congelado e deve completar variadas missões enquanto coleta cubos de gelo e come esquiadores desavisados. Basicamente deve-se sobreviver a saltos em penhascos, desviar de obstáculos como árvores e outros itens no cenário. O mascote consegue crescer até 4 tamanhos diferentes, de modo que ele possa continuar rolando pelas ladeiras e garantir o lugar no topo da montanha congelada do ranking.

O game é indicado pelo público casual e está disponível para sistemas iOS (e em breve para Android). Um dos destaques do jogo é o visual bastante colorido e divertido. A jogabilidade é simples, mas bastante desafiadora. Mr. Avalanche é integrado com o Facebook e com o Game Center, assim o jogador pode desafiar seus amigos e disputar recordes.

O jogador pode trocar os cubos de gelo coletados por Frozen Ups na Loja de Sorvetes. Esses Frozen Ups servem para facilitar a vida do jogador como o Açaí Maromba que torna o personagem invencível, além de outros itens. Por fim, o estúdio aposta que o game tem tudo para agradar todos os tipos de jogadores graças a sua estética e jogabilidade divertida.

Abaixo tem o trailer do game Mr. Avalanche:

Zombie Zoid Zenith: game brasileiro coloca garoto no meio de um apocalipse zumbi

Zombie Zoid Zenith (Z³) é mais um game brasileiro que merece destaque e atenção dos jogadores. O game é do gênero ação em terceira pessoa e coloca o jogador no papel de um garoto chamado Arthur, que se vê no meio de um apocalipse zumbi e acaba em uma epopeia para cruzar a cidade em busca de sua namorada.

O título é fruto da parceria das empresas AdHoc e Cisterlabs de Francisco Beltrão (interior do Paraná). O grande diferencial são os ambientes que apostam na complexidade do mundo 3D e na ação desenfreada vivida por Arthur. Vale destacar que os ambientes são inspirados em cenários da atualidade. Os zumbis atacam em bandos e o pobre Arthur deve derrotá-los com um bastão de baseball e outros itens espalhados pelo cenário.

O nível de dificuldade é elevado e os jogadores mais novos encontrarão dificuldades. Felizmente, há itens que podem ser comprados no jogos que facilitam a vida do personagem. A trilha sonora é outro ponto forte e tem tudo para cativar os jogadores. Já os gráficos são simples, porém abusam do humor.

O humor, aliás, é o que não falta em Zombiezoid: o game está cheio de diálogos e acontecimentos cômicos, além de easter eggs espalhados pelos ambientes. Há citações de jogos famosos e de filmes de sucesso que os jogadores certamente irão reconhecer durante a jogatina.

Zombiezoid tem lançamento oficial esperado para 2015 e os produtores planejaram o título para as plataformas PC, Playstation 3 e Xbox 360. Mas não se preocupe, já existe uma versão demo para testes disponível no site do game. Além disso, o grande público poderá conhecer o game durante a Brasil Game Show 2014, que ocorre em outubro.  Vale prestigiar os games nacionais.

Abaixo tem o trailer do game Zombie Zoid Zenith:

MaoGames lança seu primeiro game: Orange Blocks

O destaque de hoje é o game indie Orange Blocks, desenvolvido inteiramente pelo desenvolvedor Gleyton Lima de Manaus. O desenvolvedor montou um estúdio chamado MaoGames e este é o primeiro jogo da desenvolvedora. O título foi desenvolvido na Unity 3D e é um puzzle casual e lembra um pouco Crazy Construction do 3DS. Basicamente o jogador deve empilhar quantos blocos laranja for capaz para aumentar a pontuação.

A jogabilidade é simples, porém desafiante: basta tocar na tela para fazer a sequência de blocos que passa na tela descer, feito isso eles vão se equilibrando uns nos outros. A intenção é ter bons reflexos e ser preciso para empilhar os blocos, pois quanto mais alto vai ficando a pilha, mais rápido os blocos vão passando, tornando difícil a tarefa de manter pelo menos um bloco empilhado por vez.

De acordo com o desenvolvedor, mesmo na simplicidade existe uma breve história para se empilhar os blocos laranja: a energia deles vem do sol, portanto quanto mais alto eles chegarem mais contentes eles ficam. Ao atingir mais de 25 pontos é desbloqueado um desafio especial contra a figura maldosa do Losango Roxo, que pretende bloquear o sol com um feitiço e criar uma tempestade eterna.

O game é bem casual e busca agarrar os jogadores interessados em partidas rápidas, simples e divertidas. O gameplay pode até mesmo viciar, devido ao fator diversão. Orange Blocks já até foi lançado e está disponível no Google Play.

Abaixo tem o vídeo do jogo Orange Blocks: