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Não Seja Demitido – Já conhece o viciante jogo indie para quem quer arrumar o emprego dos sonhos? Relembre este clássico mobile!

O jogo de que vamos falar hoje não é nenhum lançamento, mas merece um destaque especial aqui devido a sua alta qualidade. Não Seja Demitido é um jogo indie lançado em 2015 pela desenvolvedora QuickTurtle. Conforme o nome sugere, o principal objetivo é manter seu emprego e subir de cargo na empresa, evitando ser demitido. Mas a tarefa não é nada fácil, pois o jogo em si arruma “desculpas” para te demitir.

Em Não Seja Demitido, você começa como um jovem recém-chegado na Coréia do Sul que está em busca de um emprego para sobreviver. A primeira barreira é passar pelas entrevistas de emprego. Assim que você consegue um emprego como estagiário, seu objetivo passa a ser manter sua posição. O problema é que qualquer coisa pode ser motivo para uma demissão, tal como deixar trabalho acumulado, não atender as solicitações de seus colegas e superiores etc.

O jogo é bem difícil, mas conforme você pega o jeito, você vai subindo de cargo e as responsabilidades aumentam. O grande objetivo é chegar até o cargo de Presidente, porém você vai passar por muitos apertos até conseguir chegar lá. Deve-se tomar cuidado com as economias e com o nível de saúde do seu personagem. O macete é que conforme joga e é demitido em diversas empresas, seu personagem ganha experiência e acaba ficando mais fácil manter certas posições iniciais, mas ainda assim o cuidado deve ser constante.

Não Seja Demitido é gratuito e está disponível para usuários de Android e iOS. A melhor parte do game é que ele é recheado de bom humor e mesmo sendo demitido você vai acabar se divertindo pelas demissões “injustas” que vão ocorrer. Imagine que você pode ser demitido por levar nozes para o chefe no pacote ao invés de servi-lo numa bandeja. Outra situação esdrúxula é ser demitido por ser efetivo demais. Sim, se você fizer o trabalho rápido demais, não haverá trabalho a ser feito e você acaba demitido.

A jogabilidade é bem simples e os gráficos são um prato cheio para fãs de pixel art. De acordo com os desenvolvedores, a ideia do jogo é dar uma noção bem humorada de como é o disputado mercado de trabalho sul-coreano. O mais bacana é que o jogo tem opção de idioma em português do Brasil e a tradução foi muito caprichada, usando até mesmo gírias do nosso país. Um prato cheio para quem quer se divertir e conquistar a sonhada promoção, mesmo que seja no mundo de jogos digitais.

Abaixo tem o trailer de Não Seja Demitido:

Conheça Trash Treasures, o game indie brasileiro para fãs de humor negro e cultura nerd

O destaque do dia é o jogo indie Trash Treasures, um game para dispositivos Android feito especialmente para os fãs de humor negro. Basicamente você precisa escavar o cenário para encontrar preciosos tesouros escondidos no lixo. O macete é que os tesouros encontrados são um prato cheio para quem curte cultura nerd/geek. Entre suas escavações, você vai encontrar cartuchos enterrados, cabeças de personagens de Game of Thrones e até a Master Sword.

Trash Treasures tem uma jogabilidade simples, voltada para o público casual, mas tão divertida quanto se pode esperar. Muito da diversão vem das pitadas de humor bem dark. O jogo foi produzido pelo designer Thiago Cóser junto com o programador Paulo Salvatore, em alguns poucos finais de semana.

Apesar da implementação rápida do jogo, a simplicidade da jogabilidade foi produzida a partir de um protótipo feito alguns anos atrás, que era bem complexo, em 3D. “Saber simplificar um projeto é uma das mais difíceis e principais funções que tenho” explica Thiago. A ideia da experiência do game foi criar uma interação simples e divertida, como estourar plástico bolha, junto com os tesouros e a narrativa que pode levar a algumas risadas inesperadas.

Os desenvolvedores explicam que apesar da simplicidade, há muitos detalhes para criar um jogo como esse. A criação das fases proceduralmente, a probabilidade do jogador encontrar um tesouro ou o sistema de monetização, são alguns detalhes que tornam o game diferenciado.

“Minha maior satisfação com este projeto foi ver pessoas que não tem o hábito de jogar chegando longe no game e dando risadas com o absurdo de alguns tesouros. Sempre gosto de perguntar qual foi o seu tesouro favorito” comenta o desenvolvedor. Trash Treasures está disponível no Google Play.

Abaixo tem o trailer de Trash Treasures:

Jogo brasileiro Sword of Yohh estará presente na Game Developers Conference (GDC) 2018

Hoje vamos falar de um jogo independente criado pelo estúdio UNDEVS, de São Paulo. Trata-se de Sword of Yohh, um game de combate multiplayer 2D com inspiração no gênero tower defense. Aqui o objetivo é destruir o totem do jogador adversário antes que ele destrua o seu próprio totem. Mas não pense que a terafa será fácil: os adversários (assim como você) podem usar armas poderosas e até manipular o cenário para ganhar vantagem no combate.

As batalhas acontecem num campo de batalha bastante ritualístico de um templo abandonado. Os totens apenas podem ser destruídos pelas poderosas Espadas de Yohh. A jogabilidade lembra uma partida de handball, com a diferença que ao invés de uma bola, vocês usam a mítica espada de Yohh. Quem estiver com a espada pode destruir o totem do adversário.

A jogabilidade é simples, porém bem fundamentada, de tal modo que há suporte para até quatro jogadores em simultâneo. Você pode escolher entre 7 personagens e o vencedor é definido por quem acertar a enorme espada no totem inimigo três vezes. Os visuais são um dos pontos mais bem avaliados da obra, graças ao design em preto e branco e as construções cheias de detalhes.

A impressão foi tão boa que Sword of Yohh é um dos destaques da Game Developers Conference 2018, nos EUA. O jogo foi vencedor da EPIC Game Jam Brasil e premiado no Rock in Rio 2017. A UNDEVS marcará ainda presença no estande da IDJ Games, na GDC Play, exposição de jogos independentes que acontece dentro da GDC. De acordo com os desenvolvedores, Sword of Yohh é apenas o primeiro game da IP Children of Yohh, que nasceu durante a Epic Game Jam, em São Paulo. A previsão de lançamento é para o final deste ano.

Abaixo tem o trailer de Sword of Yohh:

 

Desenvolvimento de jogos: aprenda programação criando games

Muitos gamers seguem sua paixão com devoção e acabam se tornando atletas no esporte, com treinamentos diários e participação em grandes torneios mundo afora. Mas há uma carreira para gamers nem sempre mencionada, pouco conhecida e com uma importância crescente para este público: o desenvolvimento de jogos. Este é um mercado que movimenta mais de US$ 100 bilhões e emprega milhões de pessoas em todo o mundo. E os primeiros passos nesta carreira incrível começa com esta mesma paixão pelo mundo dos jogos, já que não é preciso ter qualquer conhecimento de programação para criar seus primeiros jogos. Com diversos cursos online voltados ao assunto, começar é muito mais fácil do que parece!

Unreal Engine: o primeiro passo em desenvolvimento 3D

Unreal Engine

Você só precisa de um computador e muita vontade de aprender para começar a criar os próprios games com uma das engines mais avançadas do mundo, o Unreal. Este curso irá ensinar do zero tudo o que é preciso para dominar o programa incluindo como começar e organizar seu primeiro projeto, os primeiros passos em programação para quem desejar fazer algo mais avançado e até as técnicas para efeito de câmera e iluminação para personalizar o cenário. Com mais de 9 horas de vídeos que mostram o passo a passo do projeto, você irá criar o seu primeiro game em poucos dias. E o melhor é que o curso está em promoção de mais de 90% esta semana, por apenas R$ 21,99!

Jogos em 2D com Unity

Jogos 2D com Unity

Para quem prefere jogos 2D, uma das engines mais indicadas é a Unity. Neste curso completo, o aluno aprende a linguagem C# do zero e segue o passo a passo para a criação de games no estilo Angry Birds, Metal Slug, Clash of Clans e muitos outros! São mais de 70 horas de conteúdo com um instrutor renomado no mercado! O curso também está em promoção e sai por apenas R$ 21,99 durante a Semana do Consumidor!

Aprenda a Criar Jogos para Android

Aprenda a Criar Jogos para Android

Se a sua praia é o desenvolvimento de games para celulares, este curso online da Geek Academy vai mostrar o passo a passo para a sua própria versão do Super Mario, Flappy Bird ou Fruit Ninja! Tudo será feito na plataforma Godot, uma das mais avançadas para criação de jogos. São mais de 10 horas de aulas em vídeo e muitos materiais complementares. E você ainda pode tirar sua dúvida com o professor sempre que quiser. Comece o curso hoje mesmo e crie seus primeiros jogos!

Sobre a Udemy

A Udemy é uma plataforma global de educação com mais de 20 milhões de alunos em todo o mundo e só no Brasil mais de 50 mil alunos já fizeram cursos de criação de games. Com um modelo único que traz o conhecimento de profissionais do setor diretamente para os alunos e pagamento por curso ao invés de mensalidade, já são mais de 65 mil cursos disponíveis em mais de 60 línguas. Ao contrário das principais plataformas de educação online do mercado, o acesso ao curso é vitalício e não há mensalidades, o pagamento é único. E o aluno pode fazer o curso online ou offline a partir de qualquer dispositivo.

Feel Sex Appeal – jogo indie para smartphones promete apimentar as relações de casais

O game de hoje é especial para casais que querem apimentar a relação. Criado pelo estúdio paulista Blue Blood Moon Entertainment, Feel Sex Appeal é um card game digital voltado para o público adulto, onde o principal objetivo de inovar e reatar relacionamentos. Basicamente o deck é embaralhado e o jogador deve retirar uma das cartas e em seguida executar a ação pedida na carta.

De acordo com os desenvolvedores, Feel Sex Appeal possui mais de 50 cartas para casais de todas as orientações sexuais se divertirem. Sim, o game conta com o modo para casais e a possibilidade de até 8 jogadores participarem do jogo. Entre as cartas, há ações mais calmas e até ações mais apimentadas.O game conta com um funcionamento que inclui diversas cartas de acordo com sua orientação sexual!

“Analisando o mercado percebemos a necessidade de criar um game que atraísse pessoas de todos os gêneros para esse tipo de público adulto, A Blue Blood Moon Entertainment desenvolveu o Feel sex Appeal visando preencher esta lacuna do mercado. Criamos um aplicativo que fosse totalmente interativo e envolvente para o público adulto. O game está em fase beta, com data de lançamento prevista para primeira quinzena de Março”, diz o comunicado da Blood Moon.

O título é recomendado especialmente para quem quer surpreender o parceiro e apimentar as relações sexuais tanto de casais quanto de grupos. Feel Sex Appeal já foi lançado em modo beta e está disponível para usuários das plataformas Android e iOS, nas lojas Google Play e App Store.

Mulheres no Jogo – Projeto promove intercâmbio entre desenvolvedoras do Brasil e Alemanha

Olha que notícia mais bacana: a Abragames firmou uma parceria inédita com o BIG Festival e a fundação Stiftung Digitale Spielekultur para viabilizar o projeto Mulheres no Jogo. Concebido pelo Goethe-Institut de São Paulo e com patrocínio do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, o projeto tem como objetivo incentivar o contato entre mulheres desenvolvedoras de jogos, a troca de conhecimento e a internacionalização da indústria de games.

Basicamente a ideia é levar cinco desenvolvedoras alemãs de jogos para a cidade de São Paulo a fim de participar de uma residência de duas semanas, cada uma em um estúdio brasileiro de desenvolvimento de jogos. Em seguida, as desenvolvedoras de jogos brasileiras viajarão para uma residência de duas semanas na Alemanha.

A seleção das participantes foi feita em 2017 e o programa acontecerá entre março e maio de 2018. Se o projeto for um sucesso, espera-se que possa se repetir nos demais anos, dando oportunidade para outras desenvolvedoras fazer um intercâmbio na Alemanha.

O Mulheres no Jogo proporciona a mulheres do setor de jogos de ambos os países um mergulho no dia a dia de um estúdio de desenvolvimento de jogos do outro país, que terão a oportunidade de conhecer através de observação direta. Em primeiro plano, estão a troca de conhecimento e a formação de redes. Durante as residências, as participantes desenvolverão o conceito de um projeto de cooperação entre Alemanha e Brasil.

Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas em no site da Goethe. Abaixo você vê as primeiras garotas a participar do Mulheres no Jogo:

PARTICIPANTES / ESTÚDIOS

Aiami de Siqueira Garcia / Ávido, São Paulo
Bianca Antunes / Flux, São Paulo
Caroline Ferreira Amaral / Kinship Entertainment, São Paulo
Gabriela Valentin Thobias / Skullfish Studios, São Paulo
Irmak Kaya / Waza, Berlin
Kathrin Radtke / Fizbin, Ludwigsburg
Maria Urban / Daedalic, Hamburg
Sophie Herrmann / Fizbin, Ludwigsburg
Yara Grassi Gouffon / Push Start, São Paulo
Thoughtfish, Berlin

Kinship viaja aos Estados Unidos para participar da Game Developers Conference e Game Connection America

A Game Developers Conference e a Game Connection América são dois dos eventos mais importantes no calendário dos desenvolvedores de jogos eletrônicos. E não é por menos: tanto a GCA como a GDC contam com a participação das principais empresas desenvolvedoras de games do mundo e são reconhecidas pela indústria como excelentes oportunidades para ampliar a rede de contatos, alinhavar ou fechar parcerias e adquirir conhecimento. A desenvolvedora brasileira Kinship decidiu levar uma comitiva até os dois eventos a fim de levar seus projetos e quem sabe fazer negócios importantes. A GCA acontece de 19 a 21 de março, e a GDC ocorre de 19 a 23 de março.

Enquanto a GDC é destinada ao desenvolvimento dos profissionais do setor e oferece espaços para exposições e debates, a GCA é totalmente voltada para business. Tanto a GCA como a GDC contam com a participação das principais empresas desenvolvedoras de games do mundo e são reconhecidas pela indústria como excelentes oportunidades para ampliar a rede de contatos, alinhavar ou fechar parcerias e adquirir conhecimento. Enquanto a GDC é destinada ao desenvolvimento dos profissionais do setor e oferece espaços para exposições e debates, a GCA é totalmente voltada para business.

“É a primeira vez que a Kinship participará da GCA e da GDC e nosso foco estará totalmente em Skydome, game para PC de action tower defense e que deve ser lançado ainda este ano. Será uma grande oportunidade de aprendizado para a equipe da Kinship e esperamos não só ampliar a visibilidade sobre o estúdio, mas também fazer muitos novos contatos e negócios”, disse Cheny Schmeling, diretor criativo da Kinship.

O game a ser apresentado pela Kinship é Skydome, um tower defense que coloca dois times para lutar em arenas e invocam ondas crescentes de personagens para conquistar o artefato adversário. Em paralelo, os times precisam defender seu próprio artefato dos avanços hostis das criaturas inimigas.

Cada jogador escolhe um campeão do Skydome entre vários disponíveis, sendo que cada um tem seu próprio estilo de jogo e um conjunto diferente de habilidades, como as poderosas e inovadoras intervenções, que podem ser lançadas diretamente na arena adversária. Uma intervenção bem utilizada, além de deixar as partidas mais interessantes e imprevisíveis, pode modificar completamente o resultado do confronto. Mais informações no site do desenvolvedor.

Abaixo tem um trailer de Skydome, o jogo desenvolvido pela Kinship:

BIG Festival abre inscrições para o BIG Starter, premiação para jogos em desenvolvimento

Seu game ainda está em desenvolvimento e você quer impulsionar o marketing e quem sabe conquistar um investidor? O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival), maior festival de jogos independentes da América Latina, está com inscrições abertas para o BIG Starter, premiação dedicada aos projetos de games em desenvolvimento ou ainda não publicados de desenvolvedores independentes brasileiros. As inscrições devem ser feitas até o dia 7 de maio, através do site oficial.

Como já é tradição, serão duas categorias: “Melhor Jogo de Entretenimento” e “Melhor Jogo Educacional ou de Impacto”. Os participantes podem enviar quantos games desejarem, para as categorias que quiserem. Os finalistas terão a oportunidade única de apresentarem seus projetos a um público com nomes de destaque na indústria, nacional e internacional, à imprensa e a investidores no dia 27 de junho, no palco do BIG Festival, em São Paulo.

O comitê de avaliação irá analisar a qualidade geral do projeto de jogo. Os critérios incluem aspectos audiovisuais, interativos, mecânica, e criatividade, para então os projetos finalistas serem selecionados. Todos os jogos submetidos deverão ser inéditos e de propriedade de seus criadores. E mais uma coisa importante: os participantes podem enviar o mesmo projeto que submeterem ao BIG Starter à competição principal do BIG Festival, contanto que ele cumpra todas as regras.

Em 2017, o vencedor do BIG Starter na categoria Entretenimento foi King Boom, jogo mobile da Digi Ten com grande foco em interações sociais em que o jogador assume o papel de capitão em um navio voador, junto com sua tripulação de animais engraçados e animados, em busca de tesouros em ilhas flutuantes.

Já na categoria Educacional ou de Impacto, o vencedor foi o projeto Medroom, um simulador que utiliza realidade virtual para treinamento em saúde. O projeto trazia uma proposta madura, com oportunidades de aplicação global para a formação e aprendizagem na área – em que a introdução de novas tecnologias é fundamental. A sexta edição do BIG Festival acontece de 23 de junho a 1 de julho, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, e no Oi Futuro, no Rio de Janeiro.

Serviço: 6º BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival)

De 23 de junho a 1 de julho (Segunda, 25, não abre)
Rodadas de Negócios – de 27 a 29 de junho
De terça a sexta: 10h às 22h / Sábado e domingo: 14h às 22h
Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, SP
Entrada: Gratuita

C4 – Jogo desenvolvido por brasileiro é finalista do IMGA Awards GLOBAL 2018

O International Mobile Gaming Awards Global (IMGA GLOBAL) está em sua 14º edição. O evento é dedicado a premiar os melhores jogos para dispositivos mobile e é reconhecido por ser o mais antigo e respeitado evento do gênero. Este ano há uma grata surpresa: um dos finalistas é justamente o jogo brasileiro chamado C4, um puzzler de combinação de cores. Esta é mais uma prova de que os jogos brasileiros estão em franca ascensão.

Para quem não conhece, o IMGA é o mais longevo programa de reconhecimento de jogos para dispositivos móveis, iniciado em 2004. Com sua longa história e processo de avaliação único, trouxe alguns dos mais populares aplicativos do mundo para os holofotes, como Candy Crush Saga e Clash Of Clans. É a única competição que une a indústria através da celebração da excelência e inovação nos jogos.

“Os indicados como o C4 exibem novos patamares de criatividade e a qualidade emergente das produções encontradas nos jogos para dispositivos móveis”, disse, Maarten Noyons, fundador do IMGA. Ou seja, você pode esperar um game diferenciado aqui, que foge do comum, ao passo que entrega uma experiência divertida e elaborada.

O jogo C4 é um quebra cabeça de combinação de cores que promete desafiar a mente do jogador ao extremo. Para passar os diferentes níveis é preciso uma boa estratégia, raciocínio rápido e foco apurado. O título foi desenvolvido por Cristiano Monteiro e possui 54 níveis, com dificuldade progressiva. Apesar de ser simples de aprender a jogar, é bastante difícil dominar o jogo para avançar até os últimos níveis.

O propósito de C4 é pintar cada um dos retângulos brancos/cinzas/pretos de uma das quatro cores disponíveis (vermelho, verde, azul e laranja) de maneira que dois retângulos que compartilhem uma borda (total ou parcialmente) não possuam a mesma cor. Quanto tiver pintado todos os retângulos o jogo irá verificar se dois retângulos vizinhos foram pintados da mesma cor e avançar você ao próximo nível ou declarar fim de jogo com um ícone de seta de quatro pontas que indica o local onde ocorreu a duplicação. Mas fique alerta, pois você deve completar os níveis dentro do tempo delimitado.

“O C4 não está focado em um visual elaborado, distrações, ou outros artifícios. Trata-se de uma interface elegante apresentando um jogo único, desafiador sem ser impossível, finito mas parecendo sem fim, para todas as idades, inteligente, robusto e bem testado, competitivo. Todos os elementos que um bom jogo deve ter antes de mostrar uma interface bonitinha. Simples, direto ao ponto, elegância espartana, a volta às raízes dos quebra cabeças, divertido e competitivo”, disse Cristiano Monteiro, desenvolvedor do C4.

Como um dos indicados, o C4 também é elegível ao prêmio da “Escolha Popular”, que se trata de uma votação online pelos fãs do jogo de qualquer parte do planeta. Até o dia 18 de Março de 2018 Os jogadores poderão votar no site do IMGA Awards. Os vencedores serão anunciados em 20 de Março de 2018 durante a aguardada cerimônia de premiação que acontecerá em São Francisco, Estados Unidos. C4 é gratuito e está disponível no Google Play.

Abaixo tem o trailer de C4:

Projeto GamesBR do Ministério da Cultura busca catalogar o maior número de games produzidos e lançados no Brasil

Você é produtor de um jogo eletrônico? Pois bem, vamos dar uma dica que pode alavancar a visibilidade do seu projeto! O Ministério da Cultura acaba de dar sinal verde para a criação do GamesBR, uma base de dados de jogos brasileiros que tenciona reunir os games criados em terras tupiniquins. O objetivo é facilitar o acesso dessas produções ao público, tornando-os mais visíveis e uma fonte de informações valiosas para entusiastas por jogos eletrônicos.

O GamesBR funcionará como um catálogo importante de informações para outros desenvolvedores, pesquisadores, professores, formuladores de políticas públicas e investidores que querem conhecer melhor os produtos desenvolvidos no nosso país. Se a ideia for adiante, apostamos que este acervo será bastante utilizado por desenvolvedores e estudantes de game design.

Obviamente o trabalho de catalogar tantos jogos não é tarefa fácil. Justamente por isso foi criado um questionário online em que os próprios desenvolvedores registram seus próprios jogos. A ideia é facilitar o trabalho de catalogar tantos jogos e contar com o maior número de registros possível. De acordo com os organizadores do GamesBR, já foram mais de 150 registros em apenas 24 horas que o formulário está no ar.

Preenchendo este formulário você está ciente e autoriza, por tempo indeterminado, o autor do projeto, o Ministério da Cultura e o Governo Federal a disponibilizar as informações na web e em aplicativo gratuito para smartphones. Qualquer pessoa pode cadastrar seus jogos, desde que o produto seja nacional. Porém vale destacar que jogos educativos não fazem parte do cadastro, bem como games produzidos por brasileiros em território estrangeiro.

“Obviamente que existem jogos que estão na fronteira entre instrumento educativo e produto de entretenimento. Esses casos serão avaliados individualmente para inclusão na plataforma”, diz o informativo do projeto.

Ah, estrangeiros que tenham produzido um game em território nacional podem registrar seu jogo tranquilamente. Ou seja, a ideia é cadastrar games feitos no Brasil. Também é importante frisar que o aplicativo é apenas para jogos já publicados e finalizados, abrindo exceção para jogos lançados em Early Acess. Para mais informações sobre o projeto: www.gamesbr.net.br.