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ATUALIZADO | Guia: onde estudar desenvolvimento de jogos digitais no Brasil

O mercado de games no Brasil é no mínimo promissor, não por acaso muitas instituições de ensino formam cursos voltados para a produção e desenvolvimento de jogos digitais. O grande problema é que a maior parte das universidades estão concentradas no eixo Rio-São Paulo, de modo que estudantes de outros estados encontram dificuldades em encontrar cursos em suas regiões.

Pensando nisso, o GameReporter organizou uma lista de instituições que oferecem cursos voltados ao desenvolvimento de jogos digitais no Brasil. O MEC aprova cerca de 50 universidades que oferecem graduação tecnológica.

Instituições que oferecem graduação em Jogos Digitais:

Fora essas instituições, existem outras maneiras de entrar na área dos jogos eletrônicos, como por exemplo, os cursos oferecidos pela SAGA, pela renomada Melies, AXIS e também a Zion Escola de Entretenimento no Rio de Janeiro. A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) também oferece um curso sequencial de Modelagem Gráfica e Jogos de Computador. Um belo destaque é a Escola Brasileira de Games, instituição voltada exclusivamente à cursos ligados aos jogos eletrônicos. A instituição é nova e encontra-se em São Paulo.

Além destas instituições, o Colégio FECAP oferece também o Ensino Médio Técnico Integrado em Jogos Digitais.

Especializações com menor duração também são oferecidas no Brasil, como o Curso de Atualização em Game Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e o curso de Desenvolvimento de Jogos do Instituto Dom Bosco, em Piracicaba, São Paulo. A PUC-SP também conta com diversos cursos de Extensão na área de Jogos Digitais.

Se seu sonho é entrar na área de produção e desenvolvimento de jogos digitais, esteja preparado! O caminho é difícil, mas bastante promissor e só tende a crescer em nosso país. Aproveite que a maioria das universidades estão com vestibulares abertos e comece a estudar!

Comente sobre os cursos abaixo. Se esquecemos de algum, por favor, nos envie o link para publicarmos. Basta colocar nos comentários deste post ;)

Conheça Tap Cube, o novo jogo da Overdrive

Hoje vamos falar de mais um jogo indie com bastante potencial de diversão. Criado pelo estúdio brasileiro Overdrive, Tap Cube é um puzzle ideal para quem gosta de jogos casuais e alto nível de desafio. Basicamente você tem 10 segundos para vencer cada um dos desafios de um cubo bizarro. A ideia é observar atentamente a imagem e tente copiá-la o mais rápido que puder, sempre somando um tempo extra para o objetivo seguinte.

Tap Cube ocupa pouco espaço no celular e foi otimizado para rodar liso em muitos dispositivos que tenham Android 4.0 ou superior instalado! O game é bem desafiador e altamente competitivo, você vai querer sempre bater o seu recorde e comparar com seus amigos.

Tap Cube é rápido e viciante, perfeito para aquele momento em que precisamos esperar. Os desafios são bastante variados e estimulam o raciocínio lógico. Já que estimula a agilidade, Tap Cube é indicado para todas as idades e tem potencial para agradar fãs de jogos casuais e jogadores que procuram novidades.

A jogabilidade é bem simples e fácil de aprender. Você só precisa deslizar o dedo a fim de posicionar as peças nos locais adequados e “copiar” a imagem que aparece. Mas não pense que as coisas serão fáceis: alguns níveis são bem complicadinhos e precisam de atenção para serem concluídos.

O game está disponível na Google Play e Itch.IO

Surfista brasileiro Gabriel Medina estrela seu próprio jogo mobile

E não é que Gabriel Medina, o 1º Brasileiro Campeão Mundial de Surf, ganhou seu próprio game? O jogo Go! Medina, chega aos celulares e tablets e pode ser baixado gratuitamente nos dispositivos móveis que utilizam os sistemas operacionais Android a partir de agora. Uma versão para iOS será lançada em agosto. Aqui os jogadores devem realizar manobras radicais nos circuitos mais desafiadores do mundo do surf.

Em Go! Medina, o jogador customiza seu personagem / surfista, e vai ter o privilégio de aprender a surfar com o campeão Medina, com dicas de seu técnico e padrasto, conhecido carinhosamente como “Charlão”. A partir daí, terá de seguir a própria carreira no Circuito de Surf. Quanto melhor for seu desempenho, melhores serão suas recompensas – que permitirão que o surfista adquira novos equipamentos, como pranchas, roupas, consumíveis e manobras especiais. Outra forma de evoluir no game é comprando itens. O modelo de negócios é free-to-play com venda de itens.

Destaque especial para a Ilha Medina, onde os jogadores poderão se divertir surfando em disputas de corridas contra o tempo, obstáculos e práticas do free surf. O game contará com um painel interativo incluindo a Rotina do atleta, acesso a promoções e conteúdos exclusivos. Ainda está previsto um e-commerce, onde serão comercializados produtos licenciados.

“É muito legal ver que as pessoas que acompanham a minha carreira poderão ficar mais próximos, através desse game que está fantástico. Nós fizemos um jogo para mostrar as emoções que sinto ao surfar e tenho certeza que a galera que curte o esporte, a galera do surf, vai se amarrar. Tudo foi pensado para ser o mais próximo do que eu vivo, de forma divertida e fácil de se jogar. Os cenários, os personagens são bem reais e construídos com muito carinho pela equipe de desenvolvimento. Está maneiríssimo”, diz Medina.

Mais sobre o Go! Medina

Go! Medina é publicado pela SOMA (+), empresa carioca cujo foco é promover games estrelados por personalidades – atletas, artistas e influenciadores. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o game será disponibilizado no mercado global em cinco idiomas. Português e Inglês no seu lançamento, e nos próximos meses em Francês, Espanhol e Chinês. O game chega em um momento em que há muitos brasileiros disputando na elite do surf. Gabriel Medina já um dos ícones do Brasil no esporte, tal como Guga foi para o Tênis e Senna foi para o automobilismo.

A SOMA (+) entende que o Gabriel Medina é o cara certo para o lançamento do seu primeiro produto no mercado de jogos, uma vez que é um jovem de sucesso, e inspira milhares de pessoas ao redor do mundo – é talentoso, carismático e consegue atingir desde o público infantil aos quarentões.

CNB abre inscrições para a 5ª edição da peneira LG Preparando Campeões

Joga League of Legends e sempre sonhou em se tornar um cyberatleta que compete na liga nacional? Eis a sua chance: o CNB e-Sports Club acaba de anunciar a abertura das inscrições para a 5ª edição da Peneira “LG Preparando Campeões”, o maior programa do mundo de formação de novos cyber-atletas, que selecionará 30 jogadores para participarem das categorias de base do clube. O projeto pela primeira vez contará com a chancela do sócio da equipe, Ronaldo Nazário, o ex-jogador de futebol Fenômeno.

A peneira do CNB já se tornou tradição e é uma das grandes oportunidades de os apaixonados por League of Legens realizarem o sonho de se tornarem profissional na modalidade. A expectativa é descobrir novos talentos capazes de elevarem ainda mais o nível da CNB. Vale lembrar que atualmente a equipe é uma das maiores e mais famosas do Brasil, estando sempre entre os principais concorrentes aos grandes títulos nacionais.

Seguindo um modelo de seleção criado pela organização, o CNB é pioneiro quando o assunto é revelar talentos. O trabalho do clube nas categorias de base já revelou nomes como João Luis “Marf” Piola, que atua em um dos times do principal campeonato do Brasil, Yan “Yampi” Petermann, que teve a oportunidade de disputar dois jogos pelo profissional e atualmente veste a camisa de um clube da 2ª divisão, e Alexandre “codpiece” De Carli, que já alçou voos internacionais e é titular de um time no Chile.

CNB

Atualmente, o CNB conta com os atletas Pablo “PBO” Yuri e Willyam “Wos” Bonpam na line up titular, dupla desconhecida, revelada pelo próprio clube e que hoje faz sucesso no cenário nacional, o que mostra que o projeto realmente tem valor para o universo dos esportes eletrônicos. Outro nome que não pode ser esquecido é o de Pedro “Gafone”, que foi selecionado na peneira de 2015 e hoje atua como head coach do CNB.

“Só talento não basta. Esforço e treinamento são fundamentais. A dedicação e o trabalho em equipe é que garantem e ampliam os bons resultados. Ser duas vezes campeão do mundo não é uma conquista individual, mas coletiva. É o resultado do trabalho dentro e fora de campo, entre os nossos talentos, e todos que nos cercam e apoiam”, comentou Ronaldo, reforçando a importância do empenho na carreira dos futuros cyber-atletas.

O processo seletivo

Os 30 jovens selecionados na peneira serão divididos em seis times (duas equipes iniciantes, duas intermediárias e duas avançadas) e terão acesso à EPAC (Escola Preparatória de Atletas do CNB), um sistema didático criado pelo clube para passar os conceitos do jogo de maneira prática, facilitando o aprendizado dos futuros profissionais.

Este grupo de jogadores fará parte do programa de treinamento durante 6 meses, recebendo material completo de treinamento, incluindo headset HyperX, monitor Ultra Wide Pro LG gamer de 29 polegadas, mousepad Brasão CNB, kit de mouse e teclado gamer, R$ 500,00 creditados no cartão personalizado CNB GamersCard e o manto sagrado do CNB.

Além do aval de Ronaldo e das premiações exclusivas, a peneira Preparando Campeões receberá nesta edição o patrocínio da LG, uma das principais empresas eletrônicas do mundo, e que viu na equipe uma forma de investimento nesse mercado que cresce a cada dia. A empresa trabalha com monitores formato UltraWide 21:9 que com 30% a mais de tela, proporciona um campo de visão privilegiado, permitindo uma maior experiência visual para os jogadores.

O requisito mínimo para participação é ter 13 anos completos até final de 2017 e residir no Brasil. Não há idade limite e vale ressaltar a inclusão que o e-sports tem como ponto positivo, já que não há distinção entre sexo, idade, raça ou crença na modalidade. Os candidatos deverão realizar a sua inscrição entre os dias 26 de julho e 28 de agosto. As inscrições custam entre R$25,00 (para uma rota) e R$45,00 (para cinco rotas) e podem ser efetuadas pelo site.

Serviço – 5ª edição da Peneira LG Preparando Campeões

Inscrições: http://peneira.cnbesc.com.br

Taxa: R$ 25,00 a R$ 45,00

Requisito mínimo: 13 anos completos até final de 2017 e residir no Brasil

Poker online: diversão na medida certa

Muitas pessoas gostam de jogar poker online pela possibilidade de ganhar algum dinheiro e ainda ter uma diversão rápida. Recentemente o tema vem sendo explorado até nas novelas, como é o caso da personagem de Lilia Cabral na novela global A Força do Querer.

silvana poker online

No Brasil não existem cassinos como se vê em filmes de Hollywood. Isso em função da legislação brasileira. Contudo, quando o assunto é poker, temos até um campeão brasileiro, sabia? É o caso do Rodrigo “Zidane” Caprioli, Campeão Brasileiro de Poker em 2016. O título veio na última edição do “Brazilian Series of Poker” .

Em diversos sites da internet é possível jogar diversas partidas de poker online. Nestes sites é possível jogar partidas no melhor estilo Texas Holdem, Omaha, Omaja Hi Lo, 7 Card Studi, Snap, entre outros. Ideal para jogadores experientes e iniciantes.
Uma vez integrado com a metodologia de jogo, os apostadores podem jogar poker online por diversão ou por dinheiro. Estamos falando de dinheiro real.

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o poker não é um jogo complicado. Basta apenas aprender as regras básicas e entender quais das mãos de jogo são melhores. E isso é algo que pode ser feito em minutos, pois é justamente a parte fácil do jogo. Mas dominar verdadeiramente a maneira de jogar e tornar o poker um meio de ganhar dinheiro é que pode levar uma vida inteira.

Agora, para quem está comendo agora no mundo do poker, é fundamental equilibrar diversão com a emoção de jogar poker. Caso você não conheça todas as regras, as perdas poderão ser substanciais se não souber o que está fazendo. Portanto, não deixe de estudar toda as regras.

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Você dever tem em mente que a única maneira de ganhar no poker é apostar, e a única maneira de ganhar muito é apostar muito. O poker é um jogo de agressividade, oportunidade, foco e estratégia. Conforme você comer a dominar o básico do jogo, aprenderá com o tempo e com a quantidade de horas jogadas quando é preciso aumentar a agressividade na mesa.

Uma dica importante e muito inteligente do poker é desistir em muito mais mãos do que você joga. Para muitos jogadores, isso soa como uma maneira terrivelmente chata de passar uma noite, ou seja, apenas sentado à mesa enquanto todo mundo está no jogo. Com base na lei das probabilidades, a maioria das mãos distribuídas vão ser perdidas. Se você não tiver uma mão forte, sua melhor jogada é desistir, e desistir imediatamente. Use o tempo para observar os outros jogadores na mesa e estudar a maneira como eles jogam. Quando você não precisa se preocupar com a sua própria mão, pode se concentrar mais nos outros.

As origens do poker não são precisas, e o que é mais comumente aceito é que o poker se desenvolveu e evoluiu à partir de uma série de jogos de cartas diferentes, vindos de França, Pérsia, Alemanha e Inglaterra. A grande maioria das variações de poker de atualmente se desenvolveu e ganhou popularidade durante a primeira parte do Século 20. Ajudado pela rápida aceitação do poker online e torneios de poker televisionados, o poker tem experimentado um aumento global sem precedentes em popularidade e a cada dia ganha mais adeptos. E creio que chegou a sua hora.

E você, já está jogando poker online?

Conheça o comovente jogo indie brasileiro White Lie

White Lie é ideal para quem procura por uma aventura diferente de tudo que já se viu. O jogo conta a comovente história de Greg, um coelho de pelúcia buscando por sua dona desaparecida em um mundo surreal e desolado. O projeto é de autoria do estúdio Ambize e uma das suas características mais marcantes é sua direção de arte desenhada a mão e colorida em tons sépia que complementa e intensifica as sensações e a ambientação solitária vivida durante o jogo. Podemos destacar o minucioso trabalho artístico do game.

O coelho Greg deve superar os desafios de seu passado com Emma se quiser descobrir a verdade por trás de tudo o que está acontecendo. De acordo com os desenvolvedores, a ideia de White Lie surgiu quando os envolvidos na produção refletiam o que podiam fazer de diferente para criar um jogo com um história emocional. O resultado foi um game inspirado por contos de fada e desenhos japoneses.

White Lie foi um dos ganhadores do edital de games da Spcine que aconteceu no fim de 2016 e também  da terceira turma da Core Labs Game Accelerator. O foco principal do jogo é contar uma história emocional sobre o relacionamento entre uma menina e seu brinquedo favorito, a lealdade dos dois e como sempre pertencerão um ao outro. É interessante notar a temática do coelho, também presente na literatura, histórias em quadrinhos e cinema.

O game tem uma jogabilidade simples e o foco não é o combate ou mecânicas elaboradas, mas sim a jornada. Espere por diálogos comoventes e cenas de arrepiar. Não por acaso, White Lie foi um dos premiados do edital da SPCine no fim de 2016. O game é exclusivo de PCs e você pode conferir mais detalhes no site oficial.

Abaixo tem o trailer de White Lie:

De olho nos playoffs, equipes do Grupo B disputam a segunda rodada do Brasileirão Rainbow Six 2017

Neste domingo (16), quatro equipes serão protagonistas da segunda rodada do Grupo B do Brasileirão Rainbow Six, de olho nos playoffs. A Team Fontt vai medir forças com a Merciless na primeira partida do dia, às 14h, para definir quem ficará na ponta da tabela, o que garantirá uma vaga nas semifinais do Campeonato Brasileiro de Tom Clancy´s de Rainbow Six Siege. No segundo duelo da tarde, Black Dragons e Operation Kino lutarão pela reabilitação na competição, de olho no sonhado lugar entre os finalistas do torneio.

Nos jogos da primeira rodada do Grupo, a Team Fontt bateu a Black Dragons por 2 a 0 e tem três pontos. Já a novata Mercilles se impôs e ganhou da Operation Kino, também por 2 a 0.

 

Confira abaixo a Tabela de Classificação:

 

 

Team Fontt x Merciless

 

Empatadas na ponta da Chave B com três pontos, a Team Fontt e a Merciless se enfrentarão de olho na ponta e, consequentemente, em uma vaga no playoff. Para isso, a receita das duas equipes é parecida: o entrosamento dos seus atletas.

Thiago “Bor” Borinelli, capitão da Mercilles, sabe que seu time terá de atuar em altíssimo nível para bater a Team Fontt, que na última terça-feira garantiu uma das vagas da divisão LATAM da Rainbow Six Pro League, o mundial da modalidade: “A expectativa é sempre alta. Jogar contra um time recém-classificado para um mundial é um desafio e tanto. Este será mais um obstáculo que buscaremos superar em nossa carreira. A importância é bem grande, pois vencendo agora, ficaremos na frente e assumiremos a ponta determinantemente. Vamos aproveitar ao máximo essa oportunidade. Nosso coletivo evolui a cada dia. Estamos sempre em busca do êxito. Se atingirmos a nossa meta no próximo jogo, existe uma grande chance de pontuarmos. Confiamos na vitória”.

 

Black Dragons x Operation Kino

 

Juntas na lanterna do Grupo B, Black Dragons e Operation Kino precisam se recuperar rapidamente no campeonato. Sem pontos na tabela, os dois times acreditam que uma vitória pode elevar o moral dos seus jogadores e dar força para a sequência do torneio. Para isso, tanto BD quanto a OPK também apostam em ajustes para melhorarem os seus ataques já na rodada deste domingo. Tudo por uma vaga nos playoffs.

Dimas ”Panico” Abreu, capitão da OPK, ressalta a importância de levar a vitória para o time e deseja encontrar nova fórmula para conquistar o triunfo: “A maior importância dessa vitória é provar que esse time ainda pode dar certo. Bem, quando voltamos da derrota do último jogo, fizemos uma reunião e aconteceram várias mudanças internas e externas. Uma delas é que atualmente eu sou o capitão do time e ainda estou tentando descobrir qual jogador se encaixa melhor em cada função. O nosso entrosamento fora do treino é muito bom, mas nossas ideias não batem dentro do jogo, e isso está sendo complicado de somar”.

Depois da derrota na estreia, a Black Dragons vem de outro resultado negativo: a eliminação na Raibow Six Pro League. Mas a equipe já mostrou força neste ano e luta para se recuperar. Uma vitória, além de elevar a moral do time deixa a BD viva para uma eventual “final” contra a  Mercilles na última rodada do Grupo B do Brasileirão daqui a duas semanas.

 

Cronograma de jogos do Brasileirão Rainbow Six

 

Semana #1 Domingo, 2/7

BRK E-Sports 1 x 2 paiN Gaming
NoX Gaming 2 x 0 INTZ eSports

 

Semana #2 Domingo, 9/7

Black Dragons 0x2 Team Fontt
Operation Kino 0x2 Merciless

 

Semana #3 Domingo, 16/7

paiN Gaming 2×1 NoX Gaming
BRK E-Sports 2×0 INTZ eSports

 

Semana #4 Domingo 23/7

14h – Team Fontt x Merciless
16h – Black Dragons x Operation Kino

 

Semana #5 Domingo 30/7

14h – BRK E-Sports x NoX Gaming
16h – paiN Gaming x INTZ eSports

 

Semana #6 Domingo 6/8

14h – Black Dragons x Merciless
16h – Team Fontt x Operation Kino

 

Semifinais

Semana #7 Domingo 13/8

14h – 1º. Grupo A X 2º. Grupo B
16h – 1º. Grupo B x 2º. Grupo A

 

Final

Semana #8 Domingo 20/8

14h – Vencedor Semi 1 x Vencedor Semi 2

 

Brasileirão Rainbow Six (BR6)

 

O Brasileirão Rainbow Six 2017 é disputado na plataforma PC e terá duas temporadas (seasons) em 2017. O torneio, inédito no país, é presencial e conta com as melhores equipes brasileiras no cenário. Uma das maiores potências da modalidade, o país conta com grande engajamento dos fãs. O torneio seguirá o mesmo calendário anual da Rainbow Six Pro League e respeitará as mesmas janelas de transferências de jogadores da competição.

O trailer oficial da competição Rainbow Six 2017 já está disponível:

Projeto Terror Imersivo está em campanha de crowdfunding

Para quem curte histórias de terror, a dica é o projeto “Terror Imersivo”, criado pelo game designer Leandro Siqueira, que nada mais é que uma coletânea de 10 livros-jogos em formato de aplicativo. São dez histórias de terror que tem potencial para entreter adultos e crianças. Aqui os jogadores devem explorar fases e resolver mistérios para sobreviver, porém, ao invés de um jogo tradicional, o foco está no enredo e não nas mecânicas de jogo.

Terror Imersivo está em campanha de crowdfunding no apoia.se. De acordo com o desenvolvedor, escolher o formato de aplicativo permite dar uma liberdade e interação maior ao jogador. Para que o público pudesse entender melhor o projeto foi disponibilizado um demo de uma das histórias que compõe o aplicativo, o “cemitério do desespero“.

Esta demo pode ser baixada para Android ou para PC. Os demos são apenas para entendimento do projeto, o produto final será muito superior, promete Leandro. O valor arrecadado na campanha vai pagar os profissionais envolvidos no projeto como artistas, revisores de texto e programadores.

Segue abaixo os títulos de cada livro-jogo que compõe o Terror Imersivo:

– Cemitério do Desespero.

– 2 minutos para a meia-noite.

– A tumba do rei maldito.

– Vila Fantasma.

– Floresta sangrenta.

– Fim da linha.

– A morte está no quarto ao lado.

– 7 meninas.

– Pânico na estação.

– O Abismo profundo.

 

Abaixo tem o vídeo explicativo do projeto Terror Imersivo:

Crítica: Bem-Vindo à Vida Real

Bem –Vindo à Vida Real é um dos mais recentes lançamentos da Editora Intrínseca e conta a história de Jaxon, um rapaz obeso, com pouca habilidade de interação social e extremamente viciado em videogames. Ele mora com seu pai e sua madrasta, que não vêem com bons olhos os hábitos gamers do filho. O problema é que Jaxon não se considera um viciado, apesar de passar todas as suas horas de férias em frente ao computador.

Certo dia, Jaxon é forçado por seus pais a ir até o centro da cidade lavar o carro. A ideia era justamente tirar o garoto de dentro do quarto por alguns momentos. Apesar de pouco provável, Jaxon conhece uma linda garota chamada Serena no lava-rápido e a interação entre eles parece simbiótica, como se tivessem nascidos um para o outro. Entretanto a garota não tem celular, nem redes sociais. Eles marcam um encontro para a quarta-feira (daqui a quatro dias), de modo que o garoto está extasiado, apesar de só ter o endereço do encontro.

O que ele não sabia era que seus pais tinham outros planos para a semana: ao chegar em casa ele é empurrado para dentro de um carro rumo a uma clínica de reabilitação para jovens viciados em jogos eletrônicos. Assim, Jaxon vai para a Vídeo Horizontes, cuja dinâmica é manter os jovens longe dos videogames praticando atividades domésticas e pequenos desafios esportivos.

Corrida por 1 milhão de pontos

Assim que chega à Video Horizontes, Jaxon tenta descobrir o que deve fazer para o libertarem a tempo de seu encontro com Serena. De acordo com o diretor da instituição, para sair ele só precisa completar 1 milhão de pontos conquistados em diversas atividades esportivas e domésticas. Mas esses pontos só podem ser conquistados através de uma guilda. Deste modo, Jaxon se torna Miles Prower, um integrante da Fury Beards, um grupo de deslocados que acabaram na clínica pelos mais diversos motivos, não apenas o vício em videogames. O grupo é formado por Fezzik, o líder amigável; Meeki, uma asiática bem babaca; Aurora, uma menina distante de cabelos brancos; Sopa, um garoto carente de atenção e que vê Miles como uma espécie de irmão mais velho; e Zxzord, que foi internado pelo seu vício em heroína.

Apesar de bastante confiante em suas habilidades, Miles não sabe trabalhar em equipe e sua convivência com seus colegas de guilda não é lá divertida (muito por causa do próprio comportamento de Miles). E é aí que está a grande sacada de Bem-Vindo à Vida Real: ele é um livro para jovens adultos que se comunica através de linguagem e referências gamers, mas que carrega um peso em cada personagem e no desenvolvimento deles. Mesmo os personagens mais odiosos acabam cativando o leitor em algum momento (Meeki, estou falando de você).

Um personagem gamer

Para quem curte videogames mesmo, é difícil não se identificar com Miles Prower, o cara é praticamente o esterótipo de todo jogador, ou seja, poucas habilidades de interação social, linguagem despojada e conhecimentos enormes sobre a cultura gamer. Não por acaso, a obra é recheada de referências a videogames como Zelda, World of Warcraft e League of Legends. O método gamificado da clínica, aliás, concede um sem número de citações a jogos de sucesso. É como se Miles e os demias estivessem vivendo dentro de um grande videogame.

Talvez o fato mais interessante de Bem-Vindo à Vida Real é que Miles, apesar de vestir o capuz de herói solitário em busca de sua princesa, a verdade é que ele é tão humano quanto qualquer outro interno da Vídeo Horizontes, talvez até pior. Acontece que por ser um aficionado por games, Miles conhece macetes e padrões em jogos e pessoas. Deste modo, ele não se importa em mentir, trapacear ou abusar de seus colegas se ao final ele conseguir os pontos necessários para sair da clínica a tempo de seu encontro. Imaginem alguém capaz de tudo.

Sim, Miles não é nenhum herói. Na verdade ele chega a ser bem desgraçado em alguns momentos. Por outro lado, o jovem tem sua oportunidade de falar porque faz o que faz e como a vida também não tem sido lá muito justa com ele. Não espere ver aqui um protagonista heroico, mas sim humano, bastante humano aliás. Há até momentos em que me senti identificado com as ideias de Miles.

Veredicto de Bem-Vindo à Vida Real

Já que é escrito em 1º pessoa, temos a oportunidade de entender as motivações de Miles, que segue um padrão típico de protagonistas: isolado, perdido e percorrendo a jornada do herói. Pelo menos a ideia é que o jovem evolua de alguma maneira antes de sair da clínica, mas não é bem assim que as coisas se desenrolam. Miles, assim como todo gamer, tem personalidade forte e ainda que ao final ele reconheça alguns de seus erros, fica claro que ele não mudou tanto.

Nintendo

Os personagens secundários são o ponto alto que seguram a trama, a cada novo diálogo, descobrimos coisas fascinantes sobre a psique humana e as motivações de cada um. Uma pena que ao final eles são praticamente largados e não se tem notícia deles.

Bem-Vindo à Vida Real é uma ótima leitura. A história é curta e a linguagem é de fácil compreensão. Realmente foi um livro que me pegou e merece uma continuação. Mais detalhes no site da Intrínseca.

Sobre o autor

Christian McKay Heidicker trabalhou muitos anos na área educacional, lecionou escrita criativa na Broadview University e atualmente escreve artigos científicos para o público jovem no site BirdBrain Science. Ele mora em Utah, nos Estados Unidos.

Projeto BeOk ajuda a prevenir o uso de drogas com recompensas

A ciência e a medicina já se ligaram que os videogames são plataformas extremamente eficazes em diversas formas de tratamento. Ainda assim, já imaginou um game que pudesse ajudar na luta contra as drogas? Pois foi exatamente essa a ideia de um professor da USP e duas psicólogas do Hospital das Clínicas de SP. O projeto chamado BeOK utiliza um GPS para alertar o usuário sobre áreas de risco, em que o acesso a substâncias psicotrópicas são facilitadas.

Basicamente o aplicativo oferece alternativas para os usuários que estiverem passando perto daquele bar ou “biqueira”, tais como um teatro, ou apresentação musical. Mas até então parece apenas um aplicativo, certo? Na verdade o caráter gamer se dá pelas recompensas emocionais que o usuário recebe ao resistir à recaída. Receber um ingresso para uma peça bacana é um claro exemplo de recompensa, mas há muitas ideias ainda em desenvolvimento.

No entanto, menos de 17% das pessoas que possuem problemas com drogas no Brasil recebem tratamento. Isso porque muitos consideram esse tema um tabu, e nem chegam a buscar ajuda. Além disso, a maioria desiste do tratamento pela dificuldade de acesso ao serviço e por imensas filas de espera. Sem contar que nem todas as cidades possuem tratamento especializado.

De acordo com os criadores, BeOk terá um botão de pânico para acessar pessoas cadastradas – caso de parentes ou amigos – em situações de emergência, como recaídas ou crises de abstinência. Vale destacar que o aplicativo vai contar com uma série de vídeos de treinamento para relaxamento e dicas de psicólogos e profissionais de saúde engajados em combater o vício em drogas.

Como se não bastasse, o BeOk um diário de consumo da droga e do estado emocional do usuário, para medir a redução do uso e da severidade da dependência. O projeto já possui uma versão demo, mas o lançamento definitivo depende de uma campanha de crowdfunding no Kickstarter.

A médio e longo prazos, o intuito do BeOk é constituir uma startup e alcançar cerca de 10 mil dos mais de 2 milhões de brasileiros em tratamento por dependência de drogas. Em paralelo, funcionaria também um meio de combate à formação de cracolândias. Para saber mais sobre o projeto e para fazer a sua contribuição, basta acessar a página do projeto no Kickante ou no Facebook.

Abaixo tem o vídeo do BeOk: