Arquivo da categoria: Games

Cadeira para hardcore gamers

Jogar exige muito tempo, ou períodos mais ou menos prolongados, se for o caso de ser um especialista em jogos RPG. É um gênero de atividade que obriga ao repouso e recolhimento do corpo humano, se bem que o Wii esforça-se por contrariar esta tese, fazendo-nos crer que o nosso quarto ou a sala de estar pode ser um palco de representação.

Mas, para quem tem uma TV LCD HD (ou mesmo uma 14 bolinha) conectada a um console, tem sempre de existir, enquanto se joga, um assento, uma cadeira ou um sofá. São estes três elementos indispensáveis nesta atividade lúdica: um videogame, uma tv e uma cadeira. A Sprout Design Ltd concebeu a Reee Chair, uma cadeira fabricada a partir da reciclagem do plástico de consoles estragados. São precisos 2,3 Kg de carcaça de consoles para criar as fibras que vão sustentar o peso, apoio e deslocação de um hardcore gamer.

Em vez de urinar em cima de um PS2 ligado e acabar o dia no Hospital, é preferível despachar a máquina obsoleta para um centro de reciclagem esperando que, em breve mais cadeiras do gênero sejam desenvolvidas, permitindo aos hardcore gamers continuarem colados na telinha. O preço da brincadeira é 99 libras. (Via GameHall)

Game Cultura em Santos

Junho é mês de mais uma edição do KinoArcade, a mostra de vídeos que também é cine-campeonato de fliperama! Machinimas e speedruns se misturam com partidas disputadas ao vivo no telão, testando os limites do jogo como ferramenta de produção e espetáculo cinematográfico.

A pancadaria vai de 12/06 a 15/06, sempre às 18h, no SESC Santos (SP). Passe lá meia hora antes para se inscrever e arrebentar umas fuças pixelizadas em widescreen! O grande campeão leva um Super NES original e amarelinho! (Via Cine Falcatrua)

Mais informações em:

Machinima.com
Rooster Teeth Productions
Bloodspell
Tool-assisted Speedruns
Speed Demos Archive
Twin Galaxies
Killer List of Videogames
Moby Games : Fighting
Shoryuken
Evo2K
Tougeki

Edição 2006

Oficina de Emulação Criativa em Santos

A emulação de videogames serve para muito mais do que ressuscitar jogos antigos ou possibilitar sua circulação desautorizada. Ela abre caminho para uma nova forma de pensar e utilizar sistemas, de acordo com um paradigma completamente diferente do usual. Essa oficina destina-se a explorar emuladores ordinários, e mostrar como eles podem ser utilizados de maneira excêntrica – seja para a trapaça, seja para a criação artística.

Os encontros acontecem de 12/06 a 15/06, das 14h às 16h, no SESC Santos (SP). A inscrição é gratuita! Começou ontem, mas ainda dá tempo de participar. (Via Cine Falcatrua)

Para saber mais:
History of Emulation
How to Write a Computer Emulator
Emulation: Right or Wrong?
Nintendo : Legal Information

Diretórios
Zophar
ROMNAtion
Rom Hustler
Emu Paradise

Emuladores
VBA
SMS Plus
FCE Ultra
Gens Plus
ZSNES WIP
Project 64
ePSXe
ZiNc

Coleção & Pesquisa
Rom Center
Stella
MAME
ScummVM
Dos Box
Mess
ChipAmp
Overclocked Remix

Desenvolvimento
GBA Development
2004Mbit Competition
Bam!
Pikilipita Advance
NDS Homebrew
NDS Visuals
DSMidiWiFi
Supercard

Rom Hacking
Rom Hacking
Game Faqs
Hacked Rom Reviews!
IpsXP
Hex Workshop
Temporal Flux
Lunar Magic
– Golpes de SFII (???)

Tradução
Aeon Genesis
Central Brasileira de Tradução

Tiles
Tile Molester
Java RTE 2

Wikipedia : Sprites
Game Sprite Archives
Videogamesprites.net

Mario Sprite History
Sonic Sprite History
Castlevania Sprite History

Hacks
Super Mario Clouds Tutorial
Super Mario Air
Mario Adventure
Super Demo World
The Second Reality Project 2
Knuckles in Sonic 1
Dragoon X Omega II

Edição 2006

Metal Gear Solid 4 – Guns of the Patriots

Por Daniel Guimarães

A missão “impossível” do mestre Hideo Kojima. Aviso de Spoilers! Não leia se você não terminou os games da série Metal Gear!

Metal Gear Solid 4- Guns of the Patriots, último capítulo da série iniciada em 1987 no MSX. Videogame de importância crucial para as pretensões da Sony em ser a líder da nova geração de consoles com o Playstation 3, já que (até agora) é um título exclusivo para a plataforma. Padrão a ser adotado de jogo em termos de evolução de jogabilidade (com o incrível sistema de camuflagem para praticamente todos os ambientes, a hi-tech Octocamo), uso inédito dos eixos SixAxis do controller, um modo special de câmera de 360º em terceira pessoa (um modo experimental foi lançado em MGS3:Subsistence), técnicas de combate CQC (também de MGS3), modo de batalha online (outra herança de Subsistence) e pacote de altíssimo nível de apresentação áudio-visual, como a franquia sempre fez. Última participação do gamedesigner e referência na indústria na série de tatical espionage action, Hideo Kojima (também conhecido como mestre), criador da saga. Fim da história mais alucinante e cinematográfica dos games e das várias teorias insanas formuladas pelos gamers ao redor do mundo, cada vez que informações ou vídeos do jogo são liberados.

Sim, porque considerando o que vem sendo divulgado pelas agências de notícias, pela internet, sites especializados (como IGN. COM e outros), revistas de games, coletivas em eventos (como a E3, por exemplo) sites e blogs do próprio Kojima e da produtora Konami, esse será o episódio definitivo do jogo. E, se no futuro houver um novo Metal Gear, que sejam então novos personagens e uma nova história, já que sem Hideo Kojima como produtor e diretor, é justo, que ele termine sua série à sua maneira.

Dessa forma, a missão “impossível” de Kojima será dar um fim muito mais do que apropriado a sua obra, superando todas as expectativas causadas desde seu anúncio há mais de dois anos atrás, dando a amarração perfeita em todos os seguimentos das narrativas que acompanharam cada um dos seus inúmeros e fantásticos personagens, divulgados num belíssimo artwork de Yoji Shinkawa, a saber, (na ordem em que aparecem no cartaz): Vamp, Meryl Silverburgh, Raiden, Revolver Ocelot, Solid Snake, Hal Emmerich (Otacon), Big Boss (?)-(supondo que realmente seja ele!) e a filha de Olga. Isso sem contar Roy Campbell (Colonel) e Naomi Hunter que já se mostraram presentes nos inúmeros trailers.

Teremos, então, finalmente, respostas para inúmeras perguntas, que precisamente, surgiram depois de MGS1 e MGS2: Sons of Liberty, e que vêm sendo paulatinamente respondidas pelos recentes episódios MGS3: Snake Eater (Playstation2) e MGS: Portable Ops (PSP). Mesmo assim, mistérios insondáveis permanecem pipocando por aí, como a suposta aparição de Big Boss, na trama; o primeiro e lendário guerreiro da extinta unidade FOX que teria aproximadamente 100 anos!

E qual seria o motivo de Big Boss ter surgido das névoas do esquecimento? Dar um fim derradeiro à organização conhecida como The Patriots?E quem seriam exatamente os Patriots?(Considerando os eventos finais mostrados em MGS2?) Como seria o encontro de Big Boss com Solid Snake? Qual o papel de Raiden no plot, ajudar Snake? Vamp (que não havia morrido em MGS2, pois é imortal) terá sua vingança contra Raiden? Meryl estaria fazendo parte da “Nova Fox-Hound” como ela mesma diz no vídeo? E qual o motivo de seu ressurgimento?Já que aparentemente havia morrido em MGS1? Qual o papel da filha de Olga na história? E um bebê que está no colo de Raiden, quem seria? Seu filho com Rose? Ou o próprio filho ou filha de Olga? Roy Campbell também vai ajudar Snake dessa vez? Naomi Hunter continuará sendo aliada de Snake?

O próprio Solid Snake (David), personagem que Kojima confirma como o protagonista do game, seria mesmo David? Ou, na verdade, seria Naked Snake, também conhecido como Big Boss? Os vídeos e os desenhos que vieram a público deixam muitas dúvidas em relação a isso. Já que os personagens se parecem, e o Snake que aparece em ação no vídeo está bem mais envelhecido do que o normal (talvez pela ação do vírus FOXDIE, vírus implantado por Naomi Hunter em Snake nos eventos de MGS1, e que segundo ela dará apenas mais 6 meses de vida a Snake!); normalmente, ele teria apenas 43 anos.

Só que Kojima não disse que Snake seria o único personagem controlável do game. E, em MGS2, por exemplo, Snake e Raiden eram personagens jogáveis. Sendo que o verdadeiro protagonista de MGS2 era Raiden e não Solid Snake, uma grande surpresa para todos!(o que também é questionável, já que a história é contada pelo coadjuvante-observador-atuante, Solid Snake, o que faz dele o protagonista como muitos – ou todos – queriam!).

Outro fato importante revelado na TGS 2006(Tokio Game Show), foi que Snake aparece “rejuvenescido” ou com a aparência de como estaria realmente (com 43 anos) no final do vídeo, após uma fantástica seqüência em que ele se disfarça como parte de uma estátua!

Todas as informações disponíveis, contudo, só aumentam o leque de possibilidades e confusões sobre o enredo e personagens levantadas pelas perguntas acima.

Uma coisa é certa: Metal Gear tem a chance de continuar sendo a melhor, mais bem amarrada e criativa história escrita para uma série de videogames já produzida, isso considerando pérolas da indústria como Zelda e Final fantasy, por exemplo. Isso, porque são os mesmos personagens há vinte anos, é claro que com algumas adições necessárias, e em Zelda sabe-se que o personagem principal, Link não é o mesmo de todas as aventuras, assim como em Final Fantasy, cada episódio apresenta novos personagens e mundos a serem explorados, mantendo elementos de familiaridade e certas semelhanças entre os episódios.

Isso também faz de Metal Gear, a saga mais longeva da história dos videogames, por apresentar uma continuidade real entre os episódios, mesmo com as supostas mortes de alguns personagens que retornam (com uma explicação coerente é claro!) e das idas e vindas na série, como em Snake Eater, mostrando o início de tudo e como as coisas se desenrolaram no passado.

Afinal, se Hideo Kojima quer terminar tudo da melhor forma possível, ele precisa acima de todas as coisas, dar coesão para a história desde seus primórdios, clarificando a trajetória desses personagens, que foram construindo uma magnífica série e ligações inesperadas entre si. Que de tão legais e bem pensadas como conceito dentro de um videogame, poderiam figurar como roteiro de filme holywoodiano, best-seller de espionagem ou qualquer outra narrativa, como os quadrinhos de MGS1 de Kris Opprisko e Ashley Wood, recentemente publicados aqui pela editora Pixel.

Aguardemos, então, o que a mente de Kojima nos reserva para o apoteótico desfecho de Metal Gear, marcado para o final de 2007 quando o game será lançado. Até lá, só nos resta esperar por mais informações que deverão sair, possivelmente na E3 2007, e nos demais eventos de games nos EUA e Japão. Enquanto isso podemos apenas especular, esperar e confiar…

Games & Sociedade: GameReporter.org na área

O Centro Universitário Senac de São Paulo – Campus Santo Amaro, está apoiando o Festival Beneficente Games & Sociedade, um evento que vai pôr para jogar toda a família, as comunidades, as tribos, enfim, a sociedade.

Este evento está sendo organizado pelo Grupo de Pesquisa em Games, Design e Cultura, da instituição, e segundo o coordenador do grupo, Prof. Dr. Edson Pfützenreuter “é a nossa maneira de retribuir para a sociedade 2 anos incríveis de pesquisa nessa nova mídia tão fascinante quanto mal compreendida”.

O evento inclui diversos campeonatos, shows, palestras, encontros, e é claro muita diversão. Estarão presentes no evento trabalhos de alunos, exposições, games pouco conhecidos, professores e especialistas nessa área.

O público vai poder fazer oficinas e cursos gratuitos durante o dia, e a entrada única de 2 quilos de alimento não perecível dá direito a todas essas atividades, desde que a pessoa se inscreva pelo site antecipadamente. Todo o alimento arrecadado será revertido para a comunidade carente próxima ao Centro Universitário, que estará participando dessa super festa.

No mesmo evento, o GameReporter.org e a comunidade GameCultura estarão promovendo um encontro entre seus autores, leitores e outros blogs de games. A do encontro é permitir que as pessoas se conheçam, e assim estreitem os seus laços, como pessoas, e como leitores críticos de uma mídia tão poderosa e tão embrionária.

O encontro GameReporter.org e GameCultura acontece na sala C241 da Área Pró do evento Games e Sociedade, dia 2 de junho, sábado, das 9h as 11h. Consulte a programação completa e não deixe de se inscrever com antecedência. O número de vagas é limitado.

E ai, que vai na parada? Todos os leitores deste humilde blog estão convidados e intimados aparecer por lá para gente colocar o papo em dia e ainda trocar muitas figurinhas e alguns socos virtuais.

:: Site oficial: Games & Sociedade, visite agora mesmo

Megaman Project X

Megaman é uma famosa série de jogos de videogame criada pela Capcom. A primeira versão do game foi lançada em dezembro de 1987, inicialmente para o console Famicom. A série é dividida em cinco sub-séries, cada uma seguindo uma linha de tempo e mantendo uma ligação com as outras.

E como acontece com todo jogo bom, Megaman possui uma legião de fãs espalhados pelo mundo. E é justamente pela série ter tantos fãs, que um grupo criou o Megaman Project X. O game foi desenvolvido em flash e ainda é um demo, mas dá para jogar e gastar bons momentos de diversão. Use as setas para pular e a barra de espaço do teclado para atirar. (Via GameOZ.org)

:: Megaman Project X: para jogar este game, clique aqui