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Quero Educação realiza Hackathon em São José dos Campos

A cidade de São José dos Campos será palco do Code In Quero, a hackathon anual realizada pela Quero Educação. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, e as equipes participantes terão 24h para construir um protótipo a partir do zero, executando uma ideia que esteja alinhada com o tema do ano: Colaboração e Comunicação.

O Code In Quero é uma maratona de programação que acontece anualmente e já está em sua terceira edição. De acordo com Roger Garcia, diretor de Tecnologia da Quero Educação, o evento visa fomentar a inovação tecnológica no Vale do Paraíba e fortalecer a comunidade de desenvolvedores da região.

O evento é gratuito e contará com premiação para as melhores equipes. Todos os projetos desenvolvidos durante a hackathon serão supervisionados e apoiados por mentores ao longo da competição. Ao final do Code in Quero, todos os protótipos serão avaliados por uma banca julgadora com a participação de fundadores da Quero Educação.

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Recentemente, a empresa recebeu investimento e passou por uma mentoria com os sócios da YCombinator, aceleradora do Vale do Silício que está entre as mais prestigiadas do mundo. Seu lema é: “make something people want” (crie algo que as pessoas queiram), e o Code in Quero será um ambiente para colocar isso em ação, já que servirá como um guia para a escolha do case vencedor.

Sobre o Code In Quero 2017

O tema deste ano é Colaboração e Comunicação e espera-se que surjam projetos criativos que facilitem a organização de pessoas, ou que criem oportunidades de cooperação, independentemente do domínio de atuação. Eles podem ser sites, apps de celular, aplicativos desktop, hardware, serviços com APIs, enfim, praticamente qualquer coisa que envolva programação.

Participarão da hackathon estudantes universitários (de graduação e mestrado), independente da instituição de ensino. Mais informações sobre o evento no site do evento.

Cursiva – jogo brasileiro busca incentivar a leitura no público infantil

A produtora indie Timeless Games está engajada a criar mais do que um game divertido, mas sim um produto que preste um serviço para seus usuários. Cursiva é uma história interativa cujo propósito é incentivar a leitura entre o público infantil. Para tanto, o jogo é estruturado em capítulos e é possível escolher jogar em português ou inglês, promovendo o treino de línguas.

Cursiva está repleto de desafios e conta com uma narrativa leve e diversas surpresas. O título está em desenvolvimento há 2 meses e deve ser lançado, se não houver empecilhos, no segundo semestre de 2017 na Google Play e AppStore. possui controles simples: basta usar o toque e arraste do dedo na tela para avançar os textos da história, selecionar opções de diálogo e interagir com o cenário, como em uma visual novel.

cursiva“Acreditamos no potencial de jogos como ferramentas capazes de gerar impactos positivos na sociedade. Cursiva, além de estimular o raciocínio e criatividade, tem como objetivo incentivar o treinamento da leitura no público infantil e o relacionamento entre pais e filhos, que são recomendados a jogarem juntos. Estamos confiantes sobre os bons resultados que a primeira história do jogo trará”, afirmou Camila Canuto, artista do jogo e produtora da Timeless Games.

Como nessa idade as crianças ainda estão se acostumando com a letra cursiva, o game também possibilita a escolha entre letra de forma ou cursiva, de acordo com a necessidade ou desejo dos pais e da criança. Cursiva tem uma estética cartoon e é exibido em forma de teatrinho, como se os objetos do cenário fossem feitos de madeira e toda cena fosse montada por alguém.

17361590_2233402213550777_1890094792771162309_nHá diversos personagens e cenários, além de queijos escondidos pelos capítulos da história. Caso todos esses queijos sejam encontrados, um pequeno capítulo extra é desbloqueado pela conquista.

O primeiro cenário do jogo é inspirado na era medieval e conta a aventura deEroy, um rapaz comum que é obrigado a ir salvar a filha do rei. Neste conto ele deve ajudar diversas personagens em seu caminho, desde elfos da floresta a cabras falantes. Cada um desses estranhos apresenta problemas particulares que estão diretamente relacionados as peculiaridades das suas respectivas culturas.

Mais sobre o Cursiva

“O jogo procura com sua diversidade desenvolver também uma consciência social nas crianças” explicou Jonas Beduschi, game designer e programador de Cursiva.

O primeiro capítulo em versão alpha de Cursiva será disponibilizado gratuitamente no dia 26 de maio de 2017, nessa sexta-feira. O jogo completo será pago e está previsto para outubro, mas a Timeless Games decidiu disponibilizar o primeiro capítulo gratuitamente a fim de apresentar o projeto aos pais e jogadores.

Sana 2017 – Já estão abertas as inscrições para o Artists’ Alley

A organização do Sana 2017 anunciou que estão abertas as inscrições para quadrinistas independentes que desejam expor seu trabalho no espaço Artists’ Alley. O formulário de inscrição e o edital estão disponíveis na Fanpage do evento e o espaço é utilizado para a comercialização de quadrinhos. Os interessados têm até o dia 10 de junho para realizar o cadastro e o resultado será divulgado no dia 12 de junho, também pela página oficial no Facebook.

Outra novidade é a confirmação da presença de Alex Oliver, um dos maiores artistas plásticos da atualidade, que irá expor seus trabalhos para o público. Também estão confirmadas as participações do dublador Wendel Bezerra (Goku, Jackie Chan, Bob Esponja, entre outros) e dos youtubers Satty do “Pense Geek” e Fred do “Anime Whatever”.

ATRAÇÕES DO SANA 2017

asianUma das atrações mais esperadas do Sana 2017 é o show da banda ASIAN KUNG-FU GENERATIONS no dia 16 de julho (domingo). O grupo é conhecido mundialmente por ter criado o hit “Haruka Kanata”, do anime Naruto.

Outro show devastador deve ser a apresentação do Massacration no dia 15 de julho. A apresentação faz parte da turnê de retorno da banda que ficou em atividade até meados de 2012 e agora realiza uma série de apresentações pelo Brasil. Ela ficou conhecida depois que surgiu no programa “Hermes e Renato”, sucesso na MTV.

O evento ainda traz as salas temáticas Harry Porter, K-Pop, Star Wars e um espaço temático de Dragon Ball (com direito a uma escultura gigante do Sheng Long). O Sana segue com sua programação cultural com diversas atrações, entre shows musicais, arenas temáticas, cosplays, dubladores, youtubers, campeonatos de videogames, atividades, exposições, além de convidados nacionais e internacionais.

 

Serviço – SANA 2017

Data: 14,15 e 16 de julho de 2017

Local: Centro de Eventos do Ceará

Horário: sexta-feira 12h às 20h

Horário: sábado e domingo 10h às 20h

Riot Games anuncia calendário da Segunda Etapa do CBLoL

Após a Primeira Etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends 2017 (CBLoL) e um Mid-Season Invitational para guardar na memória, começa no dia 3 de junho, sábado, a tão esperada Segunda Etapa do CBLoL, que dará ao time vencedor o título de melhor equipe brasileira do ano, prêmio de R$70.000 e a chance de disputar o Campeonato Mundial de League of Legends, na China.

As oito equipes classificadas para a competição – paiN Gaming, CNB, INTZ, Keyd Stars, Red Canids e as estreantes ProGaming, Team One e T Show – já estão prontas para se enfrentarem no maior campeonato de LoL do país. As escalações foram divulgadas pela Riot Games no site oficial LoL eSports BR. Confira aqui o nome dos jogadores profissionais que vão participar do CBLoL 2017 – Segunda Etapa.

lolO CBLoL será realizado aos finais de semana, no sábado e domingo, até o dia 2 de setembro, data da grande final. Entre os dias 2 e 15 julho, o CBLoL terá uma pausa para a realização do recém-anunciado Rift RivalsClique aqui para conferir o calendário completo e as batalhas já definidas, ambos divulgados nesta quarta-feira (24) pela Riot Games. O local da grande final do CBLoL – Segunda Etapa ainda não foi definido e será divulgado em breve pela Riot Games.

Formato de disputa do CBLoL 2017

O formato da última etapa do campeonato brasileiro será mantido. A Fase de Grupos continua com as partidas de MD2 (Melhor de 2). Em caso de vitória, a equipe recebe 3 pontos, e em caso de empate, 1 ponto. Em seguida, a disputa segue para a Fase Eliminatória, em MD5, quando serão realizadas as semifinais e a grande final.

O último colocado do CBLoL (8º) será automaticamente rebaixado para o Circuito Desafiante. Consequentemente, o primeiro lugar do Desafiante será promovido para o CBLoL 2018 – Primeira Etapa. A Série de Promoção envolverá apenas os 2º e 3º lugares do Desafiante contra o 6º e 7º colocados do CBLoL.

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A parceria entre a Riot Games e a SporTV segue o mesmo formato nesta Segunda Etapa.  A emissora transmitirá ao vivo, no canal SporTV 2, o primeiro confronto de todos os sábados da Fase de Grupos, além das duas semifinais e da final, sempre às 13h.

A competição também terá transmissão todos os sábados e domingos nos canais da Riot Games no YouTube e no Twitch, também a partir das 13h.

Coala Festival 2017 baseia sua identidade visual em games

Já ouviu falar do Coala Festival, evento dedicado à nova música popular brasileira? Pois bem, o evento não é apenas sobre música, mas também sobre todas as formas de arte. Neste ano a identidade visual do festival é certeira para alcançar o público jovem, pois ela é inspirada em games, mais especificamente no Street Fighter. A ideia surgiu do Christiano Vellutini, um dos sócios do Coala Festival, e o ilustrador Diego Sanches deu vida à ideia.

Para o anúncio das atrações do Coala Festival, cada artista confirmado foi transformado em um personagem na estética de videogames 8-Bit, ou seja, um visual de pixel art. O primeiro vídeo revelou a participação de Caetano Veloso, Emicida, Liniker e os Caramelows, entre outros, todos como se fossem personagens de um game de luta. A inspiração foi tirada daquela tela de “escolha de personagens”, bastante tradicional de jogos. Nesse caso, porém, a “escolha” é entre os artistas anunciados na programação de 2017.

18301349_806308662868076_5990886658188330511_nA decisão por uma linha de comunicação ousada tem como objetivo aproximar o público jovem que se conecta emocionalmente com esse tipo de entretenimento digital. Além disso, torna-se um conteúdo a ser compartilhado nas redes sociais e, assim, ajudar a impulsionar ainda mais o festival e todas as atrações.

Em suas três edições, o Coala Festival recebeu artistas como Tom Zé, Criolo, BaianaSystem, Bixiga70, Karol Conká, Silva, Céu, Marcelo Camelo, BNegão, Cícero, Saulo Duarte e A Unidade, Otto, Marcelo D2, 5 a Seco, O Terno, Trupe Chá de Boldo, Amigos da Onça, Charlie e os Marretas, entre outras bandas que representam a diversidade da música brasileira. Além dos shows, o Coala recebe fotógrafos, grafiteiros, artistas plásticos e outros.

Confira abaixo o lineup do Coala Festival 2017:

 

Serviço: Coala Festival 2017

Data: 12 de agosto (sábado)
Local: Memorial da América Latina – Praça Cívica
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo
Horário: 11h (abertura dos portões)
Ingressos: R$ 90,00 (meia-entrada) e R$ 180,00 (inteira)
*A meia-entrada é garantida aos estudantes e às pessoas que levarem um livro ou um quilo de alimento não-perecível no dia do evento
Venda online: http://bit.ly/2pazQ2n
Classificação: 18 anos
Evento no Facebook: http://bit.ly/2oYVYgR

Oportunidade – Gamers Club abre três vagas para Developer

Mais três vagas surgem aqui no GameReporter para quem procura uma recolocação profissional na área de jogos eletrônicos. A Gamers Club, plataforma dedicada a fomentar o eSports no Brasil, continua sua caminhada de sucesso após a fusão com a Games Academy, primeiro projeto brasileiro com o intuito de desenvolver atletas de eSports.

Para tanto, a companhia está em busca de profissionais apaixonados por jogos eletrônicos dispostos a encarar novos desafios. Não foi divulgado benefícios e os projetos envolvidos nos cargos. São três vagas em aberto, sendo elas:

  • Designer/Front-end Developer
  • Back-end Developer
  • Full Stack Developer

Todas elas exigem nível de experiência pleno-sênior. Para participar deste processo basta preencher um formulário online e aguardar contato da equipe de recrutamento. As perguntas estão dividas em 5 sessões (pessoal, back-end, devops, front-end, design) e não correspondem a experiência de uma vaga específica, não há problema em ter experiência em apenas uma delas.

Sobre a Gamers Club

Para quem não conhece, a Gamers Club foi fundada em 2015 por jogadores que buscavam desenvolver o esporte eletrônico na América Latina. Com mais de 400.000 usuários e crescendo exponencialmente, é considerada a maior plataforma de Counter Strike:Global Offensive do Brasil, realizando mais de 500.000 partidas por mês em seus servidores.

Preencha o formulário da Gamers Club aqui.

Oportunidade – CD PROJEKT RED procura Community Manager no Brasil

Desde que a franquia The Witcher caiu no gosto dos gamers, a CD PROJEKT RED é uma das mais importantes empresas de jogos eletrônicos do mundo. Não é segredo pra ninguém que a companhia tem interesse em expandir seus negócios no Brasil vide que The Witcher 3 inclusive veio todo localizado em PT-BR. Pois bem, a empresa está em busca de um “community manager” para tocar os negócios no Brasil.

O profissional ficará responsável por construir e manter relacionamentos com fãs e com a comunidade envolvida com a franquia The Witcher como fã-sites, influenciadores (youtubers, blogueiros etc) e jogadores. É mais do que imprescindível fluência em inglês e português, pois o profissional estará em contato direto e constante com a CD PROJEKT RED.

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As atribuições de cargo são variadas e demanda alta responsabilidade, como bolar estratégias de comunicação efetivas, promover ações que despertem interesse da comunidade para jogos como o GWENT e demais projetos em desenvolvimento. Além disso, o profissional vai colher feedbacks da comunidade semanalmente e repassá-los para os desenvolvedores dos games a fim de melhorar a experiência dos usuários.

 

Para se candidatar ao cargo de community manager da CD PROJEKT RED é necessário preencher os seguintes requisitos:

  • Familiaridade com ferramentas sociais;
  • Fluência em comunicação (escrita e falada) de português brasileiro e ótimo nível do idioma inglês;
  • Habilidade para analisar e tomar decisões;
  • Ser um gamer;
  • Habilidade para se comunicar com as pessoas online;
  • Criatividade e autoconfiança.

 

A produtora não divulgou os benefícios, mas sabe-se que o profissional contratado trabalhará em uma das maiores empresas de jogos do mundo em uma indústria crescente, receberá um salário competitivo e a oportunidade de conhecer a Polônia e o ambiente onde a franquia The Witcher é produzida. O trabalho de gerente de comunidade é remoto.

Para participar do processo de seleção basta encaminhar seu currículo (em inglês) no email careers@cdprojektred.com. Mais detalhes podem ser vistos no anúncio da vaga no site da CD PROJEKT RED.

Confira quem são os 12 semifinalistas do concurso de jogos da Papaya Editora

Vocês lembram que em meados de fevereiro falamos sobre o concurso da Papaya Editora que ajudaria criadores de jogos de carta e tabuleiro a lançar seu projeto? Pois bem, a hora de divulgar os doze semifinalistas chegou! De acordo coma editora, agora os desenvolvedores dos doze jogos devem enviar 3 protótipos completos para avaliação.

Além da Papaya Editora e dos consultores da primeira fase, os protótipos serão avaliados por personalidades da área de jogos como blogueiros, youtubers e organizadores de eventos. Os jogos semifinalistas serão expostos publicamente online através de blogs e Facebook. Serão então escolhidos até 5 jogos finalistas.

Abaixo estão listados os doze semifinalistas escolhidos pela Papaya:

A MODA DA CASA
Edu Reis

DISTRITO 6
Roberto Pinheiro

DUMB DUNGEOUS & DRUNK DRAGONS (DD&DD)
Diego Sá
Eduardo Pras

IMIGRANTES
Guilherme Bacciotti

JUST FIGHT
Jonatas Bermudes

MEROVÍNGIOS
Tiago Luna

OKTOBER
Rodrigo Sampaio Rodriguez

PICH IT
Eduardo Guerra

PRIMEIRO COMANDO
Marcelo Luiz Dias

RAPTOR`S VALLEY
Marcos Juliano Riffel

REVIRAVOLTA
Luiz Carlos Vieira
Marcelo de Almeida Nunes
Martin Norris
Rodrigo Paiva Inácio Lima

ROLOS DO OFICIO
Aron Guelfi Palo

 

cropped-papaya-solo-claroConforme divulgado anteriormente, o concurso de jogos conta com 3 etapas e o autor do jogo vencedor vai garantir um contrato de publicação com a Papaya Editora. Os cinco finalistas serão então enviados para diversos eventos para que possam ser jogados pelo público. Os autores dos jogos finalistas também serão entrevistados no programa Leite Night do canal Jogos com Leite e passarão por uma votação popular no Ludopedia.

O melhor game recebe um contrato de publicação da Papaya e deve fazer parte do circuito de eventos que a empresa participar. Então se você tem um card ou board game na manga, esta é a sua chance!

Abaixo tem o vídeo sobre os doze semifinalistas e como foi a avaliação da Papaya:

 

Warpzone lança livro com a história definitiva do Mega Drive

O Mega Drive é até hoje considerado um dos melhores consoles de videogame já produzido pela SEGA. Não por acaso a plataforma ainda conta com milhares de fãs espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Pensando nisso, a Warpzone uniu-se com a Tectoy para lançar o livro definitivo que vai contar toda a trajetória do console de 16 bits.

megawz_capaO livro cataloga todos os jogos lançados para o Mega Drive, Sega CD e 32X, ou seja, mais de 1200 jogos. Cada um deles com análises em texto, contendo uma breve descrição e telas de todos os jogos. O livro traz também a história do console incluindo um capítulo inteiro sobre a Tectoy e sua mítica parceria com a SEGA.

O livro Mega Drive Definitivo possui 358 páginas e serve como uma homenagem ao maior console que a SEGA já lançou e a seus fãs. Quem comprar a obra até o dia 31/05 poderá gravar seu nome e uma frase no livro. O livro é vendido em dois formatos (com e sem caixa) pelos preços de R$ 274 e R$ 174, respectivamente. A pré-venda está disponível no site da Warpzone.

Abaixo tem um vídeo unboxing do Livro Definitivo do Mega Drive:

Smoking Snakes – Jogo que contará empreitada brasileira na Segunda Guerra Mundial entra em crowdfunding

Um grupo de brasileiros resolveu ir até a Segunda Guerra Mundial para a produção de um novo jogo. Smoking Snakes é um FPS que contará a história dos 25 mil homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que foram enviados para o confronto na Europa. O jogo está em produção pela Weendie Games e está em processo de financiamento coletivo através do Kickante.

Smoking Snakes será baseado em fatos e lugares em que a Força Expedicionária Brasileira esteve. Os mapas do jogo são baseados em fronts de batalha históricos a fim de tornar a experiência mais fidedigna. Além disso, haverá um sistema exclusivo de mudança de clima, que deixará os combates ainda mais difíceis e únicos. O jogador vai encarnar um jovem soldado da FEB em território italiano e irá presenciar os horrores e adrenalina da guerra.

smoking-snakes-ss01-thumbDe acordo com os responsáveis pelo projeto, Smoking Snakes terá modo multiplayer e features clássicas de FPS de sucesso como Battlefield e Red Orchestra. As partidas serão dividas em três modos de jogo (Team Deathmatch, Conquest e Assalto) e, por meio de um sofisticado sistema de ranking e busca de partidas, os jogadores serão colocados em lobbies específicos dependendo do seu nível de habilidade.

“Acreditamos que a história é viva e, por isso, resolvemos lembrar dos soldados que foram enviados para a Segunda Guerra Mundial”, contou Dênis Fernandes, responsável pelo projeto. “Smoking Snakes não é um jogo/documentário, no entanto, temos como objetivo principal transportar o jogador para dentro de um front de batalha e, para isso, utilizaremos de relatos históricos e fotos da época para criarmos o cenário e a ambientação do jogo. Todo o som emitido pelas armas de Smoking Snakes será desenvolvido com o maior nível possível de fidelidade”, completou.

unnamedSobre o nome do jogo? É uma referência à expressão “A cobra vai fumar”, utilizada para se referir aos mais de 25 mil homens da FEB que foram enviados para a Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Essa expressão se originou de uma fala do então presidente brasileiro Getúlio Vargas, que disse em um pronunciamento: “É mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra”. Smoking Snakes será lançado para PC / Windows, poderá também ser lançado para outras plataformas, dependendo do valor que a campanha conquistar.

A meta é conseguir R$ 150 mil (divididas em cinco níveis). As recompensas para quem apoiar a campanha de financiamento coletivo estão divididas em seis níveis diferentes e incluem desde acesso ao alpha até multiplicadores de experiência e armas exclusivas. Mais informações na página da campanha no Kickante.

Abaixo tem o trailer de Smoking Snakes: