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Os destaques da semana do GameReporter

Últimos dias de inscrição de jogos para a edição 2019 do BIG Festival

Vale o lembrete mais uma vez: esta é a última semana para os desenvolvedores de jogos independentes de todo o mundo inscreverem suas criações para participar do BIG Festival 2019 (Brazil’s Independent Games Festival), o maior evento de games indies da América Latina. As inscrições são gratuitas através do site do festival. A inscrição pode ser realizada até esta sexta-feira (26/4).

De acordo com a organização do BIG Festival, em 2019 o evento aceitará jogos desenvolvidos para todas as plataformas (computadores, tablets, smartphones, consoles e dispositivos de realidade virtual), independente de estarem publicados ou não. Esta é uma boa oportunidade para mostrar seu jogo para um grande público e de quebra, chamar as atenções de membros da imprensa.

 

Muito mais que um Festival de Games: O principal HUB de negócios do setor

Além do Festival, o BIG também conta com um fórum de negócios que atrai mais de 80 players da indústria de games. O objetivo é reunir investidores e produtores para fechar negócios e movimentar a indústria nacional. Para se ter ideia da importância do Hub, na última edição, mais de 800 profissionais do setor estiveram presentes de 428 empresas.

O evento conta ainda com palestras e workshops, sendo que em 2018 foram mais de 100 sessões com participação de profissionais internacionais e nacionais. Todas as atividades do BIG são gratuitas, exceto as rodadas de negócios.

 

Serviço – BIG Festival 2019

Quando: 26 a 30 de junho

Onde: Centro Cultural – Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo/SP

Quanto: gratuito

CBLoL 2019 – Confira como foi o Circuito Desafiante

O Campeonato Brasileiro de League of Legends acabou o seu primeiro split com a vitória da INTZ em cima do Flamengo. Porém outro destaque deste split é o circuito desafiante, uma espécie de segunda divisão deste campeonato. Muitos times eram favoritos, como a Red Canids Kalunga, mas no fim das contas os participantes desta finalíssima foram outros. Hoje você confere como foi a grande final do Circuito Desafiante do CBLoL 2019.

Após uma longa jornada de vitórias e derrotas, a final desta grande decisão chegou e os times deste confronto foram a Pain Gaming, que já tem um histórico bem forte, e a Team One, time que iniciou a sua trajetória em 2017. A vitória foi para a Pain Gaming num total de 3 a 0 alguns detalhes podem ser conferidos abaixo:

Primeira partida:

A partida no formato melhor de cinco, a Pain Gaming começou obliterando a Team One. Sem muito esforço a Pain conseguiu 15 abates contra 2 da Team One. Um dos pontos fracos da One foi a sua composição sem grande apelo, onde os campeões Sona e Taric foram bem encaixados. A torcida da Pain sempre animada deu uma grande festa com o primeiro resultado, Minerva jogador da Pain escolheu JarvanIV e conseguiu ser o MVP (jogador destaque) da partida.

 

Segunda Partida:

Já na segunda partida a Team One rapidamente baniu JarvanIV e contra essa decisão Minerva jogou de Hecarim, enquanto a bot lane ficou com a Sona e Taric. A formação da Pain não mudou tanto quanto no primeiro jogo, já a Team One trocou completamente a composição.

O resultado da segunda partida foi vitória para a Pain Gaming que começou em desvantagem graças a uma iniciativa bastante agressiva por parte da Team One. Entretanto aos poucos da PG foi conseguindo se realocar na partida e garantiu o ponto. O MVP da segunda partida ficou com o Tinowns com o campeão Corki na posição mid-lane.

 

Terceira partida:

A terceira acabou sendo a última partida, onde a Pain Gaming entrou com plena convicção e garantiu a vitória e a vaga para o segundo split do campeonato Brasileiro de League of Legends. Neste terceiro round a Team One não demonstrou o mesmo esforço que teve na rodada anterior e a Pain soube aproveitar todas as brechas. Desta vez o MVP ficou com Matsukaze que ficou com a Kai’sa destacando a posição bot-lane da partida.

Com um total de 18 abates para Pain e 8 para a Team One, a Pain Gaming volta para a elite do CBLOL e a torcida que vibrou até o fim, saiu desta grande festa cantando “acabou o caô, a Pain Gaming voltou!”. Apesar da derrota, a Team One ainda pode ter chance de ir para a primeira divisão, caso vença a partida do dia 27 de Abril contra a Vivo Keyd.

Gaming for All – Evento na Universidade Anhembi Morumbi é a resistência dos gamers contra acusações infundadas

Após acusações infundadas, eis o momento de os games reagirem! Essa é uma das temáticas para este ano do evento “Gaming For All” 2019, um evento produzido por gamers – e para gamers – recheado de palestras importantes com o tema Cultura e Vídeo Game, imperdível pra quem é Educador, produtor de jogos e mesmo consumidores de games ou pais. O encontro acontece nos dias 2 e 3 de maio na Faculdade Anhembi Morumbi e no Campus Paulista 2 e vai trazer uma série de empresas importantes do Brasil e palestras de pessoas muito importantes no cenário nacional da produção de jogos.

O Gaming for All é organizado pela galera do Bacharelado em Design de Games da  Universidade Anhembi Morumbi e trata-se de uma iniciativa que surgiu com a cooperação internacional entre Suíça e Brasil para fomentar o ecossistema de games em 2017. O evento é gratuito e tem como objetivo promover o encontro e a diversidade no ecossistema de games. Conforme já divulgado pela organização, o encontro contará com a presença de estúdios, profissionais, docentes e convidados reunidos em uma série de workshops, palestras, developers meeting, round table e exposições de trabalhos.

Esta é uma ótima oportunidade para aficionados, estudantes e profissionais da indústria aprender sobre o mercado de games e tecnologias imersivas e se conectar com especialistas. Afinal, é uma chance de conhecer grandes players e fazer aquele networking esperto.  ​Entre as palestras e workshops, será possível conferir a apresentação de Raul Tabajara com o tema “Criação de Personagem: Platão VS Campbell” que aborda como criar um personagem lançando mão de ferramentas como a Filosofia, a mitologia e estudos de linguística.

“Personagem não é só um desenho bonito! Ele tem conteúdo. Ele transmite conteúdo. Ele é uma forma de transmissão cultural por si só”, disse Raul Tabajara em seu convite aberto ao público.

Se você está interessado em participar do Gaming for All, basta comparecer, pois a entrada é franca. No site do evento tem todo o cronograma do evento.

 

Serviço – Gaming for All

 

Quando: 02 a 03 de maio de 2019

Onde: Universidade Anhembi Morumbi:

 

Campus Morumbi

Universidade Anhembi Morumbi – Campus Morumbi

  1. Jaceru, 247 – Morumbi, São Paulo

 

Campus Paulista 2

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Treze de Maio, 1.266 – Bela Vista, São Paulo

 

Página: https://www.facebook.com/Gaming-for-all-239385986925035/

Não perca! Inscrições para o BIG Festival 2019 encerram em 26 de abril

O aquecimento para o BIG Festival 2019 já começou! Desenvolvedores de jogos independentes já podem começar a enviar seus jogos para participar da maior feira de jogos indie da América Latina. As inscrições vão até o dia 26 de abril e devem ser feitas no site do evento. As inscrições já estavam abertas desde janeiro e representam uma boa oportunidade de colocar seu projeto no centro dos holofotes.

Qualquer pessoa ou representante de empresa pode submeter seu jogo para o BIG Festival, seja de qualquer nacionalidade. O único alerta é que menores de idade deverão ser autorizados por seus responsáveis a participar do Festival. Além disso, é vedada a participação de funcionários, colaboradores, sócios, acionistas da Empresa Produtora ou das empresas patrocinadoras do Festival, bem como seus respectivos parentes até 2º grau, cônjuges e quaisquer pessoas envolvidas diretamente na execução do Festival.

Tal como nas edições anteriores, serão aceitos todos os tipos de jogos digitais para qualquer plataforma, console ou mídia desde estejam em condições de ser jogados e avaliados pelo Comitê de Seleção. Os grandes finalistas participam do evento final, estando à disposição para os jogadores testarem livremente. Caso o jogo tenha sido lançado comercialmente, o lançamento deve ter ocorrido até dois anos antes da data de realização do BIG Festival.

BIG 2018

Como participar do BIG Festival 2019

Para participar, o Concorrente deverá acessar o site do Festival, seguir as instruções contidas no formulário de inscrição, preenchendo os campos requisitados corretamente, e fazer seu envio.

 

O BIG Festival 2019 anuncia, pela terceira vez, uma parceria com o Indie Prize!

A sétima edição do festival contará com a incrível parceria com o programa internacional de bolsas Indie Prize, que garantirá aos vencedores do prêmio “Melhor Jogo Brasileiro” um lugar garantido na feira internacional do Indie Prize com dois passes gratuitos para o Casual Connect Eastern Europe 2019 em Istambul, na Turquia, e acomodação gratuita para dois desenvolvedores durante três dias da conferência como parte de uma bolsa de estudos internacional.

INTZ vence Flamengo e é campeão do primeiro split do CBLoL 2019

Apesar do favoritismo, não deu para o Flamengo. A equipe da gávea travou um duelo digno contra a tradicional INTZ, mas acabou derrotado e viu os intrépidos levantarem a taça de campeão do primeiro Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends, o CBLoL, e garantir vaga para o MSI –  Mid-Season Invitational – 2019, que começa no dia 01 de maio no Vietnã. Além de levar o troféu do campeonato brasileiro para casa e se tornar o primeiro time a ser tetracampeão do CBLoL, a INTZ irá representar o Brasil em um torneio mundial que reúne outros 12 times de outras regiões.

Como foi a final do 1º split do CBLoL

O Flamengo começou devastador: com apenas cinco minutos Leonardo “Robo” Souza colocou Diogo “Shini” Rogê no bolso. Logo na sequência, o brTT aplicou um double kill em um dive na rota inferior. Parecia que o jogo seria um festival humilhante para os intrépidos, já que em 15 minutos os rubro-negros já destruíram sete barricadas (contra zero) e um domínio incontestável do terreno. A partida estava tão fácil que durou apenas 22 minutos.

Entretanto a INTZ conseguiu se reconstruir durante as rodadas subsequentes, vencendo a segunda partida e a quarta. Na última e decisiva rodada os dois times alternaram o favoritismo, mas a INTZ avançou sua ofensiva e Tay começou a atacar a base adversária, decretando o fim do jogo aos 32 minutos. Os Intrépidos vencerem a série melhor de cinco (MD5) por 3-2.

Este foi o quarto título da equipe no CBLoL. Já os Flamengo teve de se contentar com seu segundo vice-campeonato. Com a vitória, a equipe INTZ leva o prêmio de R$ 70 mil para casa, fora a vaga para o Mid-Season Invitational.

INTZ

Segue abaixo os times que já estão classificados para o MSI:

CBLoL – Brasil – INTZ

LCS – América do Norte – Team Liquid

LEC – Europa – G2

LCK – Coréia do Sul – T1 (ex SK Telecom T1)

VCS – Vietnã – Phong Vu Buffalo

LCL – Comunidade dos Estados Independentes – Vega Squadron

OPL – Oceania – Bombers

TCL – Turquia – 1907 Fenerbahçe

LJL – Japão – DetonatioN FocusMe

LLA – América Latina – Final no dia 20/04

LPL – China – Final no dia 20/04

LMS – Taiwan, Hong Kong, Macau – Final no dia 20/04

SEA – Sudeste Asiático – Final no dia 21/04

 

O MSI começa no dia 01 de maio e vai até o dia 19, sendo dividido em fase de entrada, fase de grupos e eliminatórias, cada fase em uma cidade diferente.

 

Fase de Entrada

Datas da Rodada 1: 1 a 4 de maio

Datas da Rodada 2: 5 a 7 de maio

Cidade: Hanói, Vietnã

 

Fase de Grupos

Datas: 10 a 14 de maio

Cidade: Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã

 

Fase Eliminatória

Datas: 17 a 19 de maio

Cidade: Taipé

Primeira copa do mundo de Fortnite distribuirá US$ 40 milhões em prêmios

Engana-se quem achava que os dias de Fortnite estavam no fim: a Epic Games, em parceria com a BBL, está preparando a primeira Copa do Mundo de Fortnite, que distribuirá nada menos que US$ 40 milhões em prêmios e levará 13 jogadores da América Latina para a grande final em Nova York, EUA. Este será o maior prêmio já concedido em qualquer torneio de eSports do mundo.

O campeonato teve início neste final de semana, no sábado (13 de abril), com qualificatórias abertas a todos os jogadores elegíveis de cada região. As finais receberão os qualificados da América do Norte, Europa, Ásia, Oceania e Brasil na cidade de Nova York, Estados Unidos, para as grandes finais de 26 a 28 de julho.

“Não temos palavras para descrever como estamos felizes com esta parceria. É o resultado de muito trabalho duro e reforça que estamos no caminho certo para desenvolver o cenário nacional e trazer ao país a melhor experiência em e-sports”, comenta Leo De Biase, CMO da BBL e entusiasta dos e-sports há mais de 20 anos. “A Epic traz jogos de qualidade indiscutível e Fortnite é um gigante global. Dedicaremos todos os nossos esforços para trazer uma experiência à altura para os fãs do jogo e dos e-sports”, completa o executivo.

Para quem não conhece, Fortnite é um dos jogos de eSports mais jogados do mundo. De acordo com relatório da Epic Games, o título rendeu à desenvolvedora cerca de US$ 2,4 bilhões apenas em 2018. A cifra equivale a mais de 2/3 do lucro total da empresa no ano e o maior da história do mercado dos games. Em fevereiro último, contou com um pico de 10,7 milhões de pessoas simultaneamente conectadas, em um show virtual ao vivo do famoso DJ Marshmello, além de bater a incrível marca de 250 milhões de jogadores ativos no mês.

Para mais informações, visite o site oficial da Fortnite World Cup.

 

Serviço – Copa Mundial de Fortnite

Qualificatórias: sábados e domingos, de 13/04 a 16/06

Final mundial: 26 a 28/07

Transmissão: nos canais oficiais do Fortnite, em português e espanhol, aos sábados e domingos durante 10 semanas, a partir das 16h.

Vagas de trabalho: Game Jobs divulga duas vagas de trabalho para desenvolvedores de jogos eletrônicos

Não uma, mas duas oportunidades de trabalho para você, que procura uma vaga para se estabelecer no mercado de trabalho de jogos eletrônicos: a Game Jobs, página dedicada a divulgar vagas de emprego para profissionais de jogos eletrônicos, divulgou duas oportunidades bem interessantes nos últimos dias! Uma é para desenvolvedor 3D Unity e a outra é para quem desenvolve em Unreal C++.

A primeira vaga é para trabalhar no estúdio Virgo. Basicamente o estúdio procura um Programador Unity criativo e ousado, capaz de realizar concepção técnica e programação de games e outros aplicativos imersivos e envolventes, em Unity. Já a segunda vaga busca um programador habilitado em Unreal C++ para trabalhar na Argentina no estúdio Sixth Vowel, de Buenos Aires. Nesta vaga é necessário experiência em games AAA. Se você tem ambição de trabalhar na área de games, confira essas vagas:

 

Engenheiros Unreal Engine C ++

Requisitos do trabalho:

  • Profissionais que estejam acostumados a obter orientação de um lead e profissionais capazes de implementar recursos no UnrealEngine.
  • Disponível para trabalhar em Buenos Aires em tempo integral para um projeto de 2 anos.
  • Experiência anterior no Unreal Engine de pelo menos 2 anos.
  • Capaz de compreender pipelines e processos do jogo.
  • Compreende fluxos de trabalho técnicos e processos de otimização.
  • Preferível proficiência na língua inglesa.
  • (Preferível) experiência anterior em projetos AAA.

 

O projeto oferece:

  • Trabalhado em um IP original internacional.
  • Projeto de qualidade AAA.
  • Salários competitivos.
  • Trabalho com um estúdio internacional como cliente final.

Se você estiver interessado, basta enviar seu currículo e portfólio para fpizzi@sixthvowel.com com o assunto “[GamesJob]: Engineers Unreal Engine C ++”

 

UNITY 3D DEVELOPER

REQUISITOS

  • Experiência com Unity e seu fluxo de trabalho, para plataformas desktop e mobile;
  • Programação C# e conhecimentos consolidados em OO e .NET;
    Capacidade de planejar e implementar arquiteturas complexas de software;
  • Ótima capacidade de comunicação, oral e escrita.
    Facilidade de trabalho em equipe;
  • Inglês avançado;
  • Contratação CLT integral na Vila Mariana, São Paulo.

 

DIFERENCIAIS

  • Conhecimentos teóricos e práticos de game design;
    Experiência com desi14 de UX;
  • Habilidades em design gráfico, ilustração e 3D;
    Experiência em ministrar workshops e palestras;
  • Capacidade de criar aplicativos altamente otimizados, especialmente para mobile;
  • Titulação acadêmica na área.

Para aplicar, acesse o site da Virgo e preencha o formulário: http://www.virgo.gs/trabalhe-conosco/

 

CBLoL 2019 – Grande final ocorre neste sábado entre INTZ eSports e Flamengo

Finalmente chegou a hora da decisão final do primeiro Split do CBLoL 2019, o Campeonato Brasileiro de League of Legends. A finalíssima será entre a tradicional INTZ e o popular Flamengo eSports neste sábado (13) às 12hs, sendo transmitido pelo canal da Riot Brasil e no SporTV. A decisão promete ser uma das mais emocionantes que os amantes de eSports irão conferir em muitos anos.

O grande favorito ao título do CBLoL é o time rubro-negro, pois a equipe da gávea chegou até a final mantendo a liderança com impressionantes 20 pontos na tabela e uma única derrota para a Kabum!. Já os intrépidos vieram de uma grande crescente nos últimos jogos, chegando a 5 vitórias consecutivas antes dos playoffs e fechando em segundo lugar, com 13 pontos.

Outra coisa que pode pesar a favor do Flamengo é o histórico de partidas entre as duas equipes: O INTZ tem o total de 6 partidas contra o Flamengo – contando a segunda etapa do CBLoL 2018 -, com apenas uma vitória intrépida. No último jogo contra o time rubro-negro o INTZ jogou com Lynx, BocaJr e WhiteLotus, apostando na rotatividade do time, e mesmo com a dominação do começo do game sendo do INTZ, o Flamengo levou a melhor.

Tal como em outros esportes: o vencedor é definido apenas após o apito final. A única coisa é que podemos ter certeza é que a partida será extremamente, acirrada, afinal são dois grandes times. O campeão do CBLoL irá representar o Brasil no MSI 2019, que acontecerá na Ásia entre os dias 1 à 19 de maio.

Mesa Redonda na ALESP discute o PL 1577/2019 que deseja criminalizar jogos

Vocês se lembram que na semana passada o deputado do PSL, Júnior Bozella, apresentou o Projeto de Lei 1577/2019 que visa criminalizar jogos eletrônicos em todo o território nacional. Um projeto polêmico e claramente criado por alguém que não entende a indústria, o ramo dos jogos eletrônicos e sua importância na economia global. O PL é uma afronta aos jogadores brasileiros e um gesto oportunista de quem quer aparecer em momentos trágicos sem a menor base do que está falando.

Já que o deputado Bozzella provocou, eis que ele recebe sua merecida resposta: na próxima sexta-feira (12 de abril), o deputado estadual Tenente Coimbra, promove às 19hs uma mesa redonda Pró-Gaming na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), para discussão sobre a influência dos games na formação dos jovens. O encontro é uma oportunidade de mostrar aos políticos oportunistas que nossa comunidade é unida e tem voz.

O intuito da mesa redonda é dar espaço para quem vive o dia a dia dos Games e do E-Sports compartilhar seus relatos, vivências e experiências e, do outro lado, as pessoas que são a favor da criminalização exporem a sua visão e seus argumentos. O autor do PL 1577/2019, o deputado federal Júnior Bozzella (PSL), e o gamer e sócio da FURIA Esports, Cris Guedes, já estão confirmados no evento, que contará também com a presença de educadores, psicólogos e membros da sociedade civil.

Uma vez que o autor do polêmico projeto estará lá, é uma boa portunidade de fazê-lo nos ouvir. Leia-se que não é um encontro para esculachar o político e sua ideia bestial, mas sim dar um pouco de bom senso a ele. Deste modo, todos estão convidados a participar do debate. A presença da comunidade neste momento – em especial os gamers – é muito importante.

“É fundamental mostrar para a sociedade a realidade sobre o E-Sports. A minha finalidade é expandir o conhecimento sobre esse esporte e, mais do que isso, sobre o setor como um todo. Mostrar, através de numeros e fatos, que esse é um dos segmentos que mais cresce não só no Brasil, mas no mundo”, afirma o deputado estadual Tenente Coimbra, fã declarado dos games.

SERVIÇO: Mesa Redonda PRÓ-GAMING – DISCUSSÃO PL 1577/2019

 

Data e horário: Sexta-feira, 12 de abril de 2019, às 19 horas

Local: Assembleia Legislativa de São Paulo – Plenário Dom Pedro I – 1º andar

Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, 04094-050 – São Paulo

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2280712435283795

Virtual Experience – Fortaleza recebe o primeiro game center de realidade virtual da América Latina

Os aficionados por jogos eletrônicos de Fortaleza podem comemorar: a cidade será a primeira a receber o 1º game center de realidade virtual da América Latina, o Virtual Expecience, que está locado no Shopping RioMar até o dia 28 de abril. Diferente de outras “lan houses” dedicadas ao VR, a Virtual Experience não possui apenas óculos, mas também equipamentos que criam uma experiência única e sensação de pertencimento a um universo completamente diferente da dimensão real.

O Virtual Experience chegou ao RioMar Fortaleza no dia 04 de abril e fica no espaço até o dia 28 de abril. A ideia do projeto é trazer aos visitantes uma sensação de imersão incrível através de uma viagem tecnológica, por meio de recursos gráficos 3D, imagens projetadas em 360º entre outras soluções tecnológicas. De acordo com os organizadores, no total são cinco tipos de equipamentos que oferecem 10 jogos virtuais e interativos.

O Virtual Experience ficará na Praça de Eventos do shopping, piso L1, até o dia 28 de abril. Entre as atrações na arena de jogos estão o Chroma-X, que integra a realidade virtual mista com a realidade aumentada, o Kat Walk VR, que possibilita ao participante andar sobre uma plataforma e explorar mapas de jogos gigantes sem sair do lugar, e o Elevador-X, uma experiência muito divertida, em quem um simulador projeta 30 andares de altura e ao se abrir a porta do elevador o jogador fica sobre uma prancha para cumprir algumas missões do jog, entre outros.

O Virtual Experience já passou por São Paulo, Curitiba, Londrina e tem agenda para Pernambuco, Sergipe, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina ainda neste ano.

SERVIÇO: Virtual Experience

Data: 04 a 28 de abril

Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 10h30 às 21h

Local: Praça de Eventos, Piso L1 – RioMar Fortaleza (Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)

Ingressos: Os valores variam de R$ 30,00 a R$ 50,00 de acordo com o Combo de Experiências selecionado

Duração: 10 a 15 minutos