Pesquisador tenta determinar se games podem ser considerados esportes

Games podem ser considerados esportes? Para responder essa pergunta, o Dr. Dominic Micklewright, da Universidade de Essex, examinou jogadores veteranos de videogame para compará-los aos atletas de elite.

A resposta foi extremamente positiva em alguns pontos, e bastante negativas em outros. Como somos um site “pró-game”, vamos primeiro às partes positivas…

Os jogadores de videogame tem o psicológico e as habilidades de reação comparáveis aos dos esportistas. A habilidade motora, a competitividade e a forma de lidar com as emoções são bastante próximas às encontradas em atletas.

“Atletas de elite tem níveis incomuns altos de sensações positivas e baixos níveis de negativas, como depressão e fadiga”, comentou o pesquisador acrescentando que nos gamers algo semelhante é encontrado.

Agora, no que diz respeito à saúde física, a situação é preocupante. Tão preocupante que o pesquisador comparou jogadores de 20 e poucos anos, aparentemente saudáveis, com a capacidade pulmonar e a boa condição física de fumantes de 60 anos.

Dominic atribui a rotina de horas prolongadas de treino em frente ao monitor, que mesmo sem saber realmente como o problema se desenvolverá ao longo dos anos, no futuro pode aumentar riscos de males como doenças do coração.

Mas e aí? São ou não são esporte? A conclusão chegada pelo pesquisador inglês é que não são. “Eu diria que definitivamente não. Jogar videogame compartilha algumas características com esportes porque ambas são competitivas, baseadas em habilidade e regida por regras estruturadas. Mas a maior distinção que afasta o jogo do esporte é a falta de esforço físico”, ponderou.

Você concorda com o especialista?

[Via TG Daily]

6 opiniões sobre “Pesquisador tenta determinar se games podem ser considerados esportes”

  1. Ótimo comentário, mcs.
    Xadrez é considerado esporte e não requer esforço físico, assim como os games, segundo o pesquisador.
    Embora não sei dizer se há outros esportes considerados mentais, mas sei que xadrez é.
    Games não se encaixaria nessa categoria?

    1. Videogames nada mais são do quê jogos (no sentido mais básico da palavra – conjunto de regras e objetivos), envoltos de maneira lúdica num ambiente gráfico, com som e comandos, tudo utilizando o meio eletrônico.

      Já a definição de esporte deveria ser o jogo inserido num contexto de competição. Vejo que há uma questão mais cultural do que lógica na determinação de certos conceitos – tanto aqui quanto na questão: games são ou não arte.

      Abraço!

  2. Bom, esportes são jogos e games são… jogos em inglês. Então é óbvio que existem semelhanças, mas diferenças óbvias também. Acho surpreendente que alguém tenha ao menos se dado ao trabalho de fazer uma pesquisa dessa natureza.

    Ps: Sobre os comentários anteriores: Para mim xadrez é só um jogo e não um esporte, não importa se alguém decidiu chamar de esporte e a mídia ou população aceitaram. Todos tem uma visão clara do que é um esporte, quando começamos a estrapolar um conceito para incluir elementos novos não demora muito até que esse conceito fique irreconhecível. Tomem arte como exemplo.

  3. bem elaborado o conceito disso tambem não concordo, mesmo sendo um gamer nato acho ridiculo considerar, vc sentado na frente do pc criando estrategias tudo mentalmente , e chamar isso de esporte mesmo que haja maior trabalho mental …

Deixe seu comentário