Painters Guild

Painters Guild: game indie brasileiro retrata período da Renascença

Games e arte. Aí está uma discussão antiga que já deu muito o que falar. Nosso game do dia tenta aproximar os jogos digitais de uma forma de arte reconhecida: a pintura. Painters Guild é um game indie que coloca o jogador no controle do jovem Leonardo Da Vinci, que está dedicado a ganhar a vida com quadros, pintando-os, vendendo-os e sendo reconhecido entre os grandes mestres da Renascença.

A primeira versão do game mostra os primeiros anos da carreira de Da Vinci, ainda quando era um mero aprendiz de Verrocchio. Entretanto há planos para que novas versões sejam lançadas contando um pouco da vida de outros artistas. Além de criar quadros, o game permite que o jogador customize seu ambiente de trabalho, escolhendo papel de parede, decoração, etc. Além disso, é possível se relacionar com outros personagens do jogo, até mesmo formar relacionamentos amorosos.

Painters Guild é um RPG que tenciona mostrar o cenário artístico parisiense do século XVI. O título é criação do desenvolvedor gaúcho Lucas Molina, que resolveu contar a História da Arte através dos videogames para um trabalho de mestrado da UFRGS. A previsão é que o jogo chegue a sua versão final à Steam em agosto deste ano, mas antes disso há a possibilidade dele dar as caras no BIG Festival em maio.

A versão final deverá ser um sandbox em que a aristocracia francesa encomenda quadros de artistas em ascensão. O jogador controlará uma guilda de artistas nesse cenário, e é aí que surgem problemáticas como disciplinar seus artistas ou vender seus bens para salvar a carreira de um artista que é talentoso, mas está ficando cego. As decisões do jogador influenciarão o desenrolar do jogo.

Os gráficos do game são em pixel art, o que confere um ar retro/indie ao produto. O interessante é que, com exceção da trilha sonora, todo o jogo é criação de Molina. Outra curiosidade é que o game entrou para o Steam Greelight com ampla aceitação do público, mostrando que ainda existe interesse de muitas pessoas pela História da Arte. Enquanto a versão final não chega, veja o vídeo abaixo.

Confira o trailer de Painters Guild:

Deixe seu comentário