gr-fiap

Oportunidade: vagas para professores em São Paulo (SP)

A Faculdade Módulo, na Lapa, bairro de São Paulo (SP) está procurando professores dispostos a dar aulas em um curso de graduação em Sistemas para Informação.

O candidato precisará trabalhar de segunda-feira e quarta-feira. Abaixo você confere o conteúdo do programa.

Conteúdo Programático: Fundamentos de Games – 1° ano – Sistemas de Informação

[1º Semestre]

1. Introdução – Games como Negócio
Mitos e verdades sobre a produção de Games; História dos Vídeo Games; Evolução dos jogos; Prevendo o futuro dos consoles.

2. A Era do Entretenimento
Mercado Global; Mercado Internacional; Mercado Nacional; Games de Sucesso/Ano; Jogos Influentes; Equipe de Desenvolvimento; Os Grandes Nomes da Indústria; Influências e Referências; Tipos e Gêneros de Games; Padrões, Plataformas e Classificações; Tipos de Gamers.

3. Introdução ao Planejamento e Gestão de Projetos em Games
Planejamento; Triângulo de Projetos; Sucesso e Fracasso (estudos de caso); Análise e Controle de Qualidade.

4. Conceito e Criação
Idéias Novas X Idéias Existentes; Análise de jogos antigos e atuais.

5. Game Design
Briefing; Brainstorm; Game Design Document (GDD). Escolha do nome. Criação da logomarca. Roteiro. Criação dos personagens. Princípios de Modelagem. Storyboard. Princípios da criação de cenários. Testes finais. Princípios da criação de trailler e abertura de games. Intenção e Referências na produção de games. Adaptação das leis naturais ao ambiente virtual. Motivação e Objetivos. Desafio. Controle de Qualidade. Mood Boards. Princípios de Animação e Vetorização.

[2º Semestre]

6. Desenvolvimento de Games em Flash: Planejamento e Documentação
Análise de requisitos. Princípios de UML (Unified Modeling Language). Use cases (casos de uso). Diagrama de casos de uso. Estudos de caso. Diagramas de classes.

7. Desenvolvimento de Games em Flash: Introdução
Introdução ao Flash. Conceitos básicos de animação. Criação de objetos. Animação de objetos no Flash. Introdução ao Actionscript. Programação Actionscript orientada ao objeto. Movimento através do teclado. Movimento através do mouse. Detecção de colisão (Hit Test). Criação de Sprites e Cenário para Game. Criação de Placar. Quantidade de players. Dificuldade. Criação de Jogo de Ping-Pong.

8. Desenvolvimento de Games em Flash: Actionscript avançado
Definindo regras e propriedades iniciais. Propriedades. Eventos. Métodos. Uso de operadores simbólicos. Criação de funções. Chamada de funções. Criação de eventos de botões.

9. Desenvolvimento de Games em Flash: Jogo de Plataforma
Criação de parallax (cenário animado). Uso do referenciador this. Alterando propriedades de símbolos. Atribuição de valores randômicos. Manipulador de eventos onEnterFrame. Utilização da condição if. Construtor de loop for. Anexando símbolos da biblioteca. Criação de inimigos. Criação de disparo. Uso de variáveis booleanas (true ou false). Controlando eventos da timeline. Criação de componentes. Utilização de componentes. Simulação de movimentos randômicos. Princípios de Física em Games. Atuação da gravidade. Desaceleração (inércia). Aceleração. Finalização do jogo.

Conteúdo Programático: Design de Games I

[1º Semestre]

Introdução ao ambiente de desenvolvimento Visual Studio C# e ao XNA 2.0; Game Design do jogo Rock Rain; Adição de conteúdo ao projeto; Uso de imagens 2D; Sistemas de coordenadas 2D; Renderização de imagens no jogo; Uso de Game Components; Definindo o tamanho da tela (cliente); Trabalhando com sprite sheets; Apresentação aos principais botões, comandos e funções do gamepad do Xbox 360; Movimento de sprites 2D através do teclado e do gamepad; Uso de game services; Saída do jogo; Uso de condicionais; Obtendo valores randômicos; Detecção de colisão; Contagem do tempo do jogo; Utilização de áudio no XNA.

[2º Semestre]

Introdução ao 3D com Blender; Modelagem 3D; Setup de blue prints; Criação de personagens low-poly para games; Escultura digital; Normal mapping; Iluminação e Materiais; Texturas; UV Mapping; Introdução à Animação; Keyframing; Rigging, Skinning; Constraints, actions e drives; Conceitos avançados de animação; Lip sync.

Conteúdo Programático: Design de Games II

[1º Semestre]

Introdução ao 3D com Blender; Modelgaem 3D; Setup de blue prints; Criação de personagens low-poly para games; Escultura digital; Normal mapping; Iluminação e Materiais; Texturas; UV Mapping; Introdução à Animação; Keyframing; Rigging, Skinning; Constraints, actions e drives; Conceitos avançados de animação; Lip sync.

[2º Semestre]

Programação 3D básica; Sistema de coordenadas 3D; Projeções; Vértices e Primitivas; Vetores, matrizes e transformações 3D; Luzes, câmeras e efeitos; Desenho do eixo 3D no XNA; Modelos e Malhas; Rendering Pipeline; Shaders; Geração de terrenos; Animação de esqueleto; Representação de esqueleto; Animação de esqueleto; Processador de modelo animado; A Classe AnimatedModel; Criação de jogo de tiro em terceira pessoa.

O site da Faculdade é www.fiap.com.br e o perfil da instituição no LinkedIn pode ser acessado aqui

.

Currículos podem ser encaminhados para o professor Guilherme Estevão.

2 opiniões sobre “Oportunidade: vagas para professores em São Paulo (SP)”

  1. Caramba isso ai é um modulo do curso de sistemas?
    Poxa meu curso aqui poderia ter um modulo desse tambem. =
    Dolemes, aqui em Uberlandia foi aberto o primeiro curso em desenvolvimentos de jogos em uma universidade, tem como divulgar?
    O curso é na UNITRI – Tecnologo em jogos digitais, duração de 2 anos e meio.

    Falou!!!

  2. Meu Conheco mt bem esta FIAP, te garanto que só tem marketing, eles enrolam muito nos primeiros anos, e curso q é bom mesmo nada, a fiap era boa na época em que a Elisa coordenava, agora, aff, sem comentarios.

Deixe seu comentário