Opinião: Satoru Iwata fala sobre aspectos sociais em games

Muito se tem falado dos aspectos sociais dos games, recurso que ganhou força graças à inclusão da conectividade online nos videogames de nova geração e a adoção em massa de redes como Live e PSN.

A Nintendo ficou um pouco para trás nesse ponto, mas declarações interessantes de Satoru Iwata, chefão da companhia, mostram que a concorrência pode estar enganada.

Iwata declarou em conferência que o aspecto social nos games está bem além da internet, e que sua empresa é pioneira. “Elementos sociais costumam ser associados de forma restrita aos relacionamentos humanos a partir de redes de computadores. Acreditamos, contudo, que a essência do entretenimento social é que o relacionamento com outros seres humanos adicionam uma natureza social ao jogo e o tornam mais interessantes”.

Faz sentido? Faz, e nisso a Nintendo tem mérito. O Nintendo 8 bits trazia, por padrão, dois controles, e o Nintendo 64 foi o primeiro videogame que permitia, em um mesmo aparelho, quatro jogadores. E o cabo Link, do antigo GameBoy, permitia competição entre dois jogadores do portátil.

Uma abordagem diferente de elementos sociais aos games. Mas seria correto compará-las com redes como a PSN e a Live?

O que você, leitor, acha?

[Via GamesIndustry]

2 opiniões sobre “Opinião: Satoru Iwata fala sobre aspectos sociais em games”

  1. Concordo com a opinião de Iwata. Acredito que o aspecto social dos games existe sim através da internet mas de uma forma muito diferente, que hoje naturalizou-se devido ao grande crescimento de redes sociais virtuais.

    Entretanto, quando jogamos um game single player contra NPC's por exemplo ou então contra outros players online, não sei se faz tanta diferença. É óbvio que sabemos que existe outra pessoa em algum lugar jogando conosco através da rede. Mas quem é ela? Como ela é? Como se comporta? Talvez um NPC não seja tão diferente.

    As redes são interessantes sim, mas estou do lado de Iwata quando ele refere-se à interação social real como algo muito mais interessante e divertido.

    Esse assunto dá muito pano pra manga hein hehe

  2. eu concordo com o iwata, sempre que chamo meus amigos pra jogar no wii sempre sobra risadas, coisa que num ps3 da vida não seria possivel

Deixe seu comentário