gr-wii

Polêmica: para ex-chefão da DICE, Wii não é videogame

O Wii já recebeu críticas duras durante o tempo que vem sendo comercializado, mas talvez esta tenha sido a primeira vez que o aparelho foi chamado de “vírus”.

O autor do disparo foi Fredrik Liliegrin, ex-CEO da DICE (que criou títulos como Battlefield) e atual fundador do estúdio independente Antic Entertainment.

Fredrik disse que Wii é um vírus que não dura. Que a pessoa leva o aparelho para casa e acaba não jogando: “as pessoas tem que entender que o Wii é um brinquedo, não um produto focado em entretenimento”.

O executivo ainda diz que a empresa precisa encontrar outras alternativas como o Wii Fit, que foi um fenômeno.

Esta não é a primeira vez que o videogame da Nintendo recebe críticas de que boa parte de seus compradores nunca mais ligaram o aparelho passado um tempo. Qual sua opinião sobre o assunto?

[Via CVG]

67 opiniões sobre “Polêmica: para ex-chefão da DICE, Wii não é videogame”

  1. LOL, olha o comentário do cara:

    “as pessoas tem que entender que o Wii é um brinquedo, não um produto focado em entretenimento”.

    Ora, mas os brinquedos não são produtos focados no entreterimento?O videogame é um brinquedo sim?

    Não sou fã da Nintendo atual, mas devo admitir que esse cara está com inveja e querendo aparecer.

  2. O que eu acho sobre isso? Vou dizer o que acho:
    a época pra ficar falando esse tipo de ladainha meio que já passou. Acho que o cara chegou atrasado…devia ter pensado em largar uma dessas lá por 2007 ou 2008, mas agora ninguém mais vai dar ouvidos de fato à ele :P

    Além disso, não sei até que ponto é realmente saudável criar antipatia por parte de uma GRANDE, GRANDE, IMENSA empresa de videogames, se você trabalha no ramo.

  3. Olá Dolemes!
    Estou pensando se ao invés de “crítica” o que o Fredrik Liliegrin disse seja antes uma constatação do que uma crítica.

    Por questões de trabalho eu adquiri um console Wii recentemente. Não tenho todos os acessórios e não tenho o Wii Fit (ainda), mas logo precisarei da banda também. Mas tocarei sozinho? Improvável.

    Sem medo de querer comentar o que diz um executivo que trabalha com jogos e deve, por conseguinte, seer considerado como mais experiente e com mais visão do que eu (sobre o mercado, particularmente) posso dizer que se o Wii for um brinquedo (ou um vírus) ele é antes um aparelho eletrônico no qual até 4 pessoas (o obro o que costumamos ver normalmente) podem jogar. Mais do que isso, muitos dos jogos feitos para ele e que se tornaram populares são ou jogados em grupos ou são jogos nos quais se pode trocar rapidamente entre os jogadores e os espectadores por conta de haver partidas curtas.

    Quero dizer com isso o seguinte: o Wii é melhor utilizado quando se mobiliza muitas pessoas a um só tempo – jogando no momento ou prestes a jogar.
    Os atrativos dos jogos feitos para Wii é tanto pelo trabalho em grupo quanto a competitividade. De qualquer maneira, exigindo a presença de mais de duas pessoas.

    Nas minhas experiências recentes em oficinas pelo SESC (Serviço Social do Comércio), estive em Santos no fim de Janeiro atendendo em média 45 crianças e adultos por dia (3 horas de jogo). Houve dias em que chegamos a 65 e os primeiros com 30, 38 e 35. Ainda mais recentemente, no SESC Pinheiros, tivemos em média 35 crianças e adultos por dia, ao longo de 3 horas (se não contar os próprios funcionários do SESC que compareceram em grupos para jogar).

    E, para corroborar o comentário de Fredrik Liliegrin, eu tenho jogado poucos jogos sozinho, mas estou sempre pronto a mostrar o console para visitas. Particularmente gostei muito da série “Lego”: Batman, Indiana Jones, Sta Wars. (Desisti do Mario Kart ;), mas jogo muito Mario Galaxy).

    Talvez esse ponto característico do Wii (sobre grupos) seja importante para se entender que ele é sim um brinquedo, mas isso o torna diferente do Atari ou outros consoles no que diz respeito a ser um videogame? Ele é, antes, um brinquedo (e videogame) que pede a família, amigos ou eventos. :)

    Abraços

  4. “Wii é um vírus que não dura. Que a pessoa leva o aparelho para casa e acaba não jogando: “as pessoas tem que entender que o Wii é um brinquedo, não um produto focado em entretenimento”.

    Sabem de uma coisa, para mim isso não passa de inveja ou pura dor de cotuvelo. Se o Wii for mesmo um brinquedo, deve estar sendo triste para esse Fedrik, ver que um “brinquedo” está vendendo muito mais do que seus consoles favoritos. Antes diziam que o Wii vendia muito porcausa da crise, e que por ser o mais barato, as pessoas o compravam. Pois bem, a crise já acabou, e o Wii continua vendendo, mas se as pessoas realmente o deixam desligado dentro de casa, não era para as suas vendas terem diminuído ao invés de aumentarem?

    Talvez esse tal Fedrik só diz isso pelo fato de jogos como o seu fabuloso Battlefield não venderem tanto assim no Wii, como se jogos e vídeo-games hoje fosse coisas voltada APENAS para o público adulto, e portanto, jogos devem ser resumidos apenas em sair atirando para todos os lados. Para ser sincero, se o Wii não é um aparelho focado no entretenimento, então porquê ele é famoso por ser de todos os 3 da geração atual, àquele que mais reúne pessoas na frente da TV para jogarem em os seus jogos? (pegando um guincho do Fabiano Sampaio). Eu também gostaria de saber qual é a definição de entretenimento para esse Fedrik, pois eu não chamaria de produto de entretenimento dois aparelhos individuais como o XBox 360 e o Playstion 3, dos quais são jogados por apenas uma pessoa dentro do quaro fechado, e quando se quer jogar com mais pessoass, conecta-se na web para jogar com outra pessoa que está bem mais distante, dentro de um quarto fechado. Já oWii (ou melhor, a Nintendo) possui jogos como Super Smash Broz, Mario Party e Mario Kart, dos quais tem mais graça quando jogados em grupo. Emfim, de todos os consoles, o Wii é o melhor a ser chamado de produto de entretenimento.

    Portanto meu caro Fedrik, aceite o fato: nesse mundo capitalista onde quanto mais se vende melhor, um certo “brinquedo” vende muito mais, do que certos “produtos de entretenimento”, portanto o Wii é o melhor, e ponto final.

    NINTENDO SEMPRE

  5. Ah fala sério, esse cara quer apenas chamar atenção mesmo.
    Deve estar se moendo porque ele particularmente não gosta do Wii e tem de conviver com o fato de que ele é um sucesso.

  6. Por isso que eu digo que certo to tipo de pessoa tem que falar de boca fechada pra não falar besteira. Acho que ele só queria ser o foco por algumas horas na internet hahaha! que comentário mais Sonysta hauahauahua! Como é que o Fredrik Liliegrin tão esclarecido no mundo dos games teve coragem de abrir a boca pra falar uma besteira dessas hauahauahua! Wii não é apenas um brinquedo… é um fenômeno :D

  7. Eu prefiro os jogos antigos do Mario… não… vou corrigir isso… na verdade eu prefiro os controles antigos. Na minha opinião é uma porcaria esse negócio de mexer o controle. Por favor respeitem minha opinião. Eu tenho vontade de ligar o Zelda pra jogar, mas com esse controle é muito chato. Eu só ligo o Wii pra jogar o Beatles Rock Band. Do resto eu jogo no XBOX 360 mesmo.

  8. Esse comentário é totalmente desnecessário, eu tenho um Wii e jogo ele ate hoje e faz mais de um ano e tres meses que o tenho e nunca me cansei claro que com o trabalho e escola fica meio corrido mas no fim de semana é o dia todo sem me cançar.
    Na minha opinião ele deveria repensar e falar com as pessoas que jogam que assim como eu não tenham tempo para jogar e não que não sintam mais vontade de jogar.
    Eu ja fechei vários jogos do Wii e não me canço de vencer meu irmão ou meu visinho no multplayer.
    Aqui são algum jogos que fechei: Zelda Twilight princess, Super Mario Galaxy e Super Luigi Galaxy, Metroid prime III Corruption, Donkey Kong Barrel blast, One Piece Unlimited Cruise 1 e One Piece Unlimited Cruise 2, Sonic Unleashed, Dragon Quest Swords Super Smash Bros. Brawl no Easy, Normal e Hard, Mario Strikers Charged, Mario Kart Wii, One Piece Unlimited Adventure e Super Paper Mario.
    Apesar das inulmeras criticas negativas ao Wii chama-lo de “vírus” foi a coisa mais absurda e acredito eu inaceitavel para os fãs do console como eu.

  9. Poxa esse tal Fredrik Liliegrin é msm um invejoso hehe … o Wii foi o unico videogame que fez minha esposa e minha irmã jogar … elas adoraram o Wii …
    Acho que alguem deveria perguntar para o Fredrik Liliegrin quanto ele ganhou das concorrentes para falar essa babaquice… e esse tal de Battlefield é um jogo revolucionário super inovador né hehehe, isso é pura inveja msm.
    Tudo que a Nintendo faz os caras copiam … poxa vejam se aprendam a criar concorrencia … ja joguei os 3 videogames da nova geração e gostei mais do Wii nao pelos grafico e sim pela diversão, gráfico nao é td, hj em dia os caras querem fazer jogos super realistas e deijao o jogo sem diversão …um exp. é o Resident Evil, o 5 é maravilhoso graficamente falando e um desastre na parte de diversao … é so correr e atirar … graças a Deus nao vai sair pro Wii prefiro o 0 e o 1 do Wii.
    Como li aqui msm na Uol, o Wii ja venceu a batalha desta geração e agora é so esperarmos a proxima geração .. entao senhor Fredrik Liliegrin espero ler alguma declaração tua daki a uns 6 anos isso se vc ja num tiver ido pro buraco hehehe

  10. Bem, sou uma ótima pessoa para falar do assunto, e este executivo tem razão. Na época do lançamento do Wii, todos pensavam que ele seria o melhor console da história, assim o nintendo wii disparou nas vendas, porém, ao longo da corrida da nova geração, os donos de um Nintendo Wii começaram a “enjoar” no console, pelo fato de gráficos muito inferiores (sabemos que a nintendo se superou em todos os aspectos principalmente trilha sonora, gráficos e enredo em Super Smash Bros. Brawl)aspectos “nada a ver” como num jogo de futebol, balance para chutar, e jogos enjoativos, afinal, chega uma hora que mini-games perdem a graça não é? Assim, o Xbox 360, que estava sendo um fiasco, se rebelou contra os dois consoles, mas ele tem razão, o Wii Fit foi um triunfo para a nintendo, mas o project natal está aí e a Sony também está confiando nos movimentos.

  11. esse cara deve ter acordado de um coma agora e soltou essa, tão 2006…
    O Wii é tão brinquedo que a o PS3 e o Xbox360 estão trazendo a seus consoles jogos casuais e controles com sensores de movimentos, isso é uma guerra, se não pode vencê-los o copie.

  12. não sei nem porque eles perdem tempo fazendo tais comentários, enfim o povo falou o que tinha que falar, e concordo e assino embaixo

  13. Típico pensamento de ‘hardcore gamer’. O povo ainda não se antenou que tem muita gente por aí que não liga para FPS, quer apenas algo para se divertir.

    E nisso, o Wii é imbatível: qualquer um pega o Wii Sports e sai jogando, mesmo quem nunca gostou ou se acostumou a joysticks. Não é a toa que tanto a Microsoft e a Sony estão copiando ele em seus respectivos consoles :]

  14. concordo com fredrik, eu tenho um xbox 360 e sei mto bem o q ele quis dizer… o wii n passa e um brinquedo de criança e n se compara nem de longe com os video games da nova geração.

  15. Não sou ista, gosto de VG independente de marca ou coisa parecida. Gosto muito de todos os 3, escolhi o Xbox 360 pela facilidade de conseguir jogos na minha cidade, onde o PS3 ainda é um sonho distante hehe!!!! Eu acho que esse comentário é balela, isso não existe, conheço pessoas que compraram o Wii e o jogam muito mesmo. Ele é quase um VG separado, quem é fã de games tem de ter ele e um outro, pois os games são diferentes e voltados para entretenimentos diferentes. É um console divertido na hora de se jogar em familia e com amigos, e os outros são otimos pra se jogar sozinho, online, ou com aqueles amigos ultra viciados hehe!!! A essa hora esses mitos do Wii já eram pra ter sido extintos, e os preconceitos dos istas já acabado tmbm!!!

  16. Todos os consoles merecem respeito ainda mais a nintendo que se mantem firme aaté hoje pra mim a nintendo sabe o que faz eu tenho os três ultimos video games dessa geração 360 ps3 e o wii adoro os três assim como adoro meu super nes meu n64 meu dreamcast e todos os outros… todos me agradam muito video game pra mim é arte e caras pra arte ta cheio por ai…se ele quer saber o jogo dele é uma porcaria tambem terminei em 6 horas…fale menos e produza mais por favor…

  17. O Wii é o unico video game atualmente que continua seguindo os passos dos video games antigos.
    Os trocentos FPS que antes so tinham em PCs para alegria do povo que desmerecia video game agora residem nos “consoles HD”.
    E que beneficio isso traz para todo o mercado ou melhor para todos os tipos e tipos de jogadores que existem pelo mundo? Nenhum!
    O Wii é tão ruim, atrapalha a industria, é atrazo de tecnologia e bla bla bla mas continua vendendo pacas, e conquistando mais e mais admiradores. Ja o resto continua com seus seguidores cegos porem fieis que so sabem cuspir veneno pra todo lado. E para eles tudo que for feito fora de seu mundinho é lixo.

  18. Eu não sei se dou risada ou sinto pena de um comentário tão infeliz como este.
    O Wii não é vírus, e sim um fenômeno. É um videogame para todos, e não para a diversão de alguns. Foi o único console que conseguiu reunir pessoas de todas as idades ou que acabou virando a atração da festa de aniversário e afins.
    Sinceramente,se a pessoa leva o aparelho para casa e acaba não jogando é porque simplesmente opta por não jogar. Faltam títulos pra isso? Tenho certeza que não.
    Principalmente, se prestarmos atenção nos lançamentos de qualidade desde os últimos meses do ano passado: Muramasa the Demon Blade, Dead Space Extraction, Cursed Mountain, Silent Hill: Shattered Memories, Little King’s Story, Wii Fit Plus, WiiSports Resort, Let’s Tap, Klonoa, RE Darkside Chronicles, Final Fantasy the Crystal Bearers, De Blob, A Blob and His Boy, Sin and Punishment 2: Sora no Kokeisha, New Super Mario Bros Wii, Sky Crawlers: Innocent Aces, No More Heroes 2: Desperate Struggle, Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars,Zengeki no ReginleIV, Sonic and Sega All-Stars Racing… … …
    Emfim, o Wii tem jogos para todos os gostos.
    Não é nem melhor nem pior, apenas diferente.

    OBS: A única reclamação é que muitas third-parties de pequeno porte lançam genéricos jogos meia boca para tentar pegar a mesma fatia de vendas dos títulos casuais de sucesso produzidos pela Nintendo.
    A Nintendo poderia ser mais rígida de acordo com as exigências do selo de qualidade.
    No mais, acho que muitas vezes alguns jogadores reclamam de barriga cheia.

  19. Hum, muita besteira nesse comentário…

    Por mais que muitos deixem encostado, os jogos do Wii vendem feito água. É isso que importa… Que adianta os jogadores de PS3 e 360 não desligarem seus aparelhos mas as vendas serem medíocres, principalmente do PS3? E, quem tem Wii sabe, há jogos épicos como os novos Marios, Metroid novo vindo, Zelda, etc. Meus pais, que não jogavam videogame, chegam a brincar também. Além disso, se não fosse o Wii, a MS não estaria gastando tanto com o Natal, e a Sony não teria copiado o controle…

    Quem copia quem? E não é de hoje…

  20. Tenho o Wii e o DS, não tenho nada a reclamar, são otimos no quesito diversão que é o que interessa, PS3 e XBOX360 estão em outro plano, são otimos video games tambem, esse cara é um idiota ao extremo com estas afirmações!!!

  21. Gentem!!!!!
    Tenho o Wii desde o lançamento e não canso de jogá-lo todos os dias!!!!
    Falo de games hardcore mesmo, não apenas Wii Sports e Wario Ware.

    Sei lá… o cara não se deu bem fazendo tal comentário. Não vou julgar ele, tadinho.

  22. Tanto o argumento dele, quanto de muitos aqui contra o Wii, é totalmente fora de bom senso. Cada plataforma tem sua particularidade, isso ficou evidente na E3 de 2005 e 2006. Cabe a cada consumidor decidir o que é melhor.

    Estou doido pra pegar o X360 pra poder jogar Forza 3, NFS Shift e Modern Warfare 1 e 2; mas não é por isso que vou falar mal do Wii, pois tenho um e na hora que quero chamar uma galera pra jogar em casa com minha família, ele cumpre muito bem seu papel.

    Será que esses caras que falam mal do Wii, terão as mesmas reações quando seus consoles passarem a ter jogos casuais “medíocres”? É melhor pensar bem, pois podem morder a língua. Pelo menos é o que Microsoft e Sony estão sugerindo (http://jogos.uol.com.br/ultnot/finalboss/2010/03/02/ult3277u27130.jhtm).

    Abraços!

  23. ele ta certo…

    todos que compram wii.. a maioria e jogador casual, ou joga so nas festas de fim de ano.. no resto deixa ele desligado acumulando poeira…

  24. ELE ESTA CERTO!!
    AS pessoas tem q entender as entrelinhas deste comentário.
    O q ele quer dizer é que este console não acompanha a evolução de um verdadeiro gamer, e sim ,NOOBS que são os q não entendem de jogos, e compram este ”brinquedo” so por que tem tal do sensor de movimento. Ou seja ,pessoas movidas pela tal da ”novidade”.O Wii vive de jogos atrasados e sem expressão, forçando a vida toda..em 500.000 mil titulos infantis de um encanador de macacão vermelho.(,MARIO TENNIS, MARIO KART, MARIO CABELEREIRO, MARIO COZINHANDO, MARIO NO CHUVEIRO E MARIO NA BALADA).
    Tem comentarios ai, que dizem ”é o video game para quem gosta de jogos casuais.” ..é outra prova de q quem joga isso procura o ”brinquedo”..e não quem acompanha um mercado mais inteligente de jogos.
    IMPORTANTE : Nem tudo que vende muito, tem qualidade. O público mais ”desinformado e casual”, compra o produto com mais ”hype e barato”

  25. A afirmação é vã pois já se contradiz num erro semântico bastante autoevidente, pois que nos apresenta a palavra “brinquedo” e “entretenimento” como duas contradições que se anulam, o que é obviamente um equívico dos mais grosseiros. As principais falhas do wii são três:

    1) Falta de tecnologia gráfica e sonora para comportar os jogos mais tecnologicamente exigentes de hoje em dia;

    2) Falta vergonhosa (e quase criminosa) de apoio das empresas “terceirizadas”, o que acaba deixando o console quase que exclusivamente dependente dos mesmos 3 ou 4 jogos proprietários da Nintendo;

    3) A própria Nintendo que se demonstra leniente com a vergonhosa situação atual, onde não lança nem mesmo uma única nova franquia de peso há vários anos.

    No mais, o resto é resto. Estes são os fatores mais agravantes do aparelho.

  26. Para aqueles que querem comprar um videogame para ver gráficos…então fique vendo CG de Final Fantasy o dia inteiro. Eu tenho o Xbox360 e um Wii… e para quem é da geração de Nintendinhos, Mega Drives e Super Nintendo…sabe o que são jogos divertidos…e de fato o Wii conseguiu resgatar isso com os seus jogos. Hoje consoles como 360 e PS3 focam principalmente gráficos, mas jogabilidade e diversão, são pouquíssimos jogos. Portanto, comentário de um puro ignorante (muito surpreende uma pessoa da área tal asneira, assim como alguns aqui concordarem com ele!!!)

  27. Engraçado esse cara dizer isso, eu só encostei o meu Wii mesmo pq estou sem tempo de jogar ele, o Wii convence até mesmo os mais que neglicenciam videogames á jogar, um amigo meu tem um X360, e ele pediu pra mim levar o meu Wii na casa dele pra ver, foi chegando parentes, amigos e até as namoradas e esposas dele e dos amigos e foram se interagindo, agora me perguntem qual videogame está sendo jogado lá?? Pois é o X360 criou poeira na estante dele, chegou essas semanas na casa dele o Wii, e é diversão pra mais de uma pessoa com certeza, não que o X360 e o PS3 não sejam bons, mas hardware hj em dia não é td se não há diversão, vide geração passada entre PS2, GameCube e Xbox. Abraços

  28. Será que toda a potência gráfica e sonora dos famosos X-Box 360 e PS3 são tão importantes?
    O fato é que a Nintendo mostrou que existe um grande número de pessoas que não estão nem aí se um jogo possui gráficos realistas, de ultima geração, estão apenas interessados na diversão que um jogo pode lhe oferecer, como disseram por aí, eu não dou a mínima se o Wii tem gráficos de Atari, pois joguei muito Atari na minha infancia.
    O que eu quero dizer é que cada console tem seu público, cabendo as empresas desenvolvedoras a quase obrigação de se adaptar a essa realidade.

  29. Optei pelo Wii pelo seu método de jogar e simplicidade.
    No meu caso, que trabalho, não tenho tempo de ficar o dia inteiro jogando. Jogo só de vez em quando para me divertir.
    Agora nos jogos de PS3, por exemplo, se eu ficar 2 semanas sem ver o jogo eu não lembro nem dos botões e suas funções naquele game! =P

  30. Eu não sei…

    Tenho um Wii e um PS3. Qual o melhor? Também não sei… Com o Wii é divertido jogar tenis com minha namorada e amigos, além de alguns jogos casuais que fazem a diferença quando você estar acompanhado. Mesmo tendo poucos titulos grandiosos, o simples fato de Mario Galaxy existir, para quem gosta de Mario, já faz uma diferença enorme.

    O que falar do PS3, perfeito para se jogar sozinho na sala ou no quarto. Sozinho! Ninguém, mulher, namorada, colegas quer ficar segurando um controle e ficar apertando botões só para pular e batar…

    Não me desfaço de nenhum. Diria que quem viveu quase duas decadas de evolução de games, diz seguro que um complementa o outro.

  31. O comentário de Fredrik Liliegrin soa muito estranho, afinal se o Wii é tão ruim aponto das pessoas “esquecerem” de jogá-lo por que a Sony e Microsoft estão copiando a sua mais inovadora qualidade, o controle com sensor de movimento, querem deixar os seus consoles engavetados tembém?!
    Isso pra mim soa como uma estratégia de marketing, partindo da premissa de que se uma coisa é boa e deu certo com outro concorrente você pode copiá-lo, mas antes disso vc deve enfraqucer o produto inovador para que a sua cópia seja vista como melhor.

  32. Ué. E é bom as pessoas ficaram horas a pique no mesmo videogame? Não existem alguns casos de morte quando jovens passaram horas jogando e sem comer?

    No meu ponto de vista esse é um mérito do Wii.

    E como foi bem colocado, sim, é um brinquedo e tem com foco o entretenimento.

    De qualquer forma, o que esse CEO fala não se aplica a mim. Eu jogo, e muito, uso, me divirto e não me canso, muito pelo contrário.

  33. O Wii é um grande fenomeno do mercado.
    Se não fosse por ele, as pessoas seriam sedentárias. É totalmente diferente de qualquer outro video-game, onde você apenas meche os dedos. Na minha opinião… o cara brizou!

  34. O que acho com isso? Vou dizer:

    Brinquedo? sim ele é, e é focado no entreterimento do jogador (usuário, player sei lá). A maoria das pessoas compram consoles e não jogam, podem ter tempo mas não jogam. Eu sou uma delas. Tava animadão pra comrpar o PS2 e usei em 1 mês e cansei. Mesmo com muitos jogos. Agora jogo raramente (ja fiquei 5 meses sem jogar e ele ligado e todo prontinho me chamando). Esse cara quer aparecer e está com inveja [2]

  35. cara ele foi infeliz nas palavras dele, na minha concepção o wii não é o video game dos sonhos pois atinge um publico diferente dos seus concorrentes, e desse ser por isso que ele diz ue o wii é um virus, bão naum da pra agradar gregos e troianos e que o proximo vedeo game da BigN seja um de peso e naum mais um casual

  36. 23. Emanuel – 02/03/2010:
    “Por mais que muitos deixem encostado, os jogos do Wii vendem feito água. É isso que importa”

    É isso o que importa para a empresa, mas para mim são games de qualidade.

    Vendas não representam qualidade, fosse assim refeições do McDonald’s seriam muito mais saudáveis e saborosas que as “porcarias” oferecidas pela culinária francesa, digamos.

  37. Bem, desta vez eu vim responder à alguns comentadores deste post que acham que sabem mais do que os outros.

    Para começar, o Wii não é um brinquedo p**** nenhuma. Ele é sim um vídeogame, e da nova geração. Muita gente acha que ele está atrasado só por não ter gráficos mais avançados e jogos onde o único objetivo é cortar a cabeça de todo mundo. Antes que os “sabidões” comecem a falar, para um vídeogame ser considerado da geração atual, qualidade gráfica e de som, não são os únicos fatores que influenciam nisso. As caracaterísticas que definem os consoles da geração atual, são diversas como controles sem fio e sensíveis ao movimento, uma Live onde se pode baixar demos, vídeos, jogos e etc, conexão via Wi-fi e muitos outros fatores, e o Wii tem tudo isso, portanto ele é um videogame da nova geração para a tristeza daqueles que dizem o contrário.

    Aos que reclamaram do fato do Wii não ter muita variedadede jogos de séries originais tais como Resident Evil 5, que aliás,já ouvi de muitos que este jogoé um lixo, do qual qualquer amador pode zerá-lo em apenas 1 dia. Outro jogo que não faz falta ao Wii é o tal Metal Gear Solid 4, que mais parece um filme do que um jogo propriamente dito, cheio de vídeos durante os jogos (cutscens, seilá como é que chamam), King of Fighters XII, jogo cujo os personagens estão extremamente lentos, sem a presença de alguns personagens clássicos (como o K’ e a Mai Shiranui) e ausência de muitos outros recursos causando uma grande decepção em todos os seus fãs. Apenas Street Fighter 4 e Fianl Fantasy XII foram lamentos para os usuários do Wii (o resto, é tudo jogo exclusivo), mas mesmo assim, os usuários do Wii possuaem Tsunumoko VS Capcon e Final Fantasy Crystal Chronicles – Crystal Bears que por sua vez, também são jogos excelentes, dos quais até hoje não vi ninguém reclamar.

    Portanto, respondendoao camarada lá em cima que disse que que o X360 e o Play3 são videogames para quem entende de jogos, por possuir jogos atuais e blá blá blá, queria que ele me desse uma definição do que são jogos bons de quem realmente entende de jogos, pois só para que todos tenham uma idéia aquele baixinho, bigodudo, barrigudo de macacão vermelho que tem jogos como Mario no chuveiro (como disse o cara lá em cima), este jogo existe desde que o mundo conhece este produto chamado videogame, e também agrada pessoas que desde aquela época jogavam jogos eletrônicos. O povo disse que o Wii é jogo para casuais, mulheres, crianças, e até noobs, mas esqueceram de dizer que o Wii é também um videogame para aqueles que desde a era Atari, jogam videogames. Agora eu vos pergunto. Quem sabe mais sobre videogames, Quem acompanha todas as franquias desde a era Atari, ou um bando de adolescentes (noobs, até então) cujo o primeiro videogame foi um play1, nunca sequer jogou mario para critica-lo, e que acham que para o jogo ser bom, ele precisa ter um pouquinho de pixels a mais na tela?

    Francamente, antes de criticarem o Mario, JOGUEM-NO primeiro, e se querem saber oqueé jogobom, larguem este God of Merda, e vão jogar donkey kong country, zelda ocarina of time, sonic the hrdgehog 2, street fighter 2 e final fantasy VI, e aí sim, vocês saberão o que são jogos de verdade, e saberãomais ainda deonde foi que surgirm os controles e jogabilidade destes jogos que vocês dizem ser revolucionários. Enfim, só entende de jogos, quem sabe o que é a Nintendo e porque ela é a única a estar de pé comos seus consoles desde as primeiras gerações. Microsoft e SONY ainda tem muito o que aprender comessa grande empresa.

    NINTENDO SEMPRE

  38. O problema em si nao é so o videogame, e sim os jogos que saem para ele.
    A nintendo insiste em ter 670 jogos do mario, e isso eh uma chatisse, para quem compra o Wii tem:Mario Galaxy, mario tennis, mario voley, mario golfe, mario peteca, mario basquete, mario kart, mario carrinho de rolimã,mario dá, mario come, mario peida…entre tantos outros.E isso enche o saco mesmo.
    E tb ao graficos que sao mais para jogos para crianças (graficos sempre de cartoons) e isso nao é realmente videogame atual, e sim um entretenimento eletronico, como wii sports e wi fit entre outros.
    Tirando Zelda e Metroid, o resto eh jogo infantil ou beirando a isto.
    Mas nao precisa criticar tanto.

  39. Só para constar:
    Jogos como Assassin Creed, Final Fantasys, Grid, Phantasy Star, e Castlevania podem não ter no Wii, mas muitos são encontrados em peso, alguns até da série original no portátil DS. Portanto não é por falta de jogos que os consoles da Nintendo irão morrer.

  40. Wii é um virus que tem que ser curado,ele é um lixo não merece ser chamado de console concordo com todas as palavras dele *__*…é um console com pouca vida….não tera duração prolongada..devido a tua baixa tecnologia aplicada, ele não é sofisticado, não tem nada a oferecer, a não ser jogos infantis, para crianças, é um brinquedo….o console é um centro te entreterimento…wii é um centro de emgracimento x_x é feito para crianças…. ¬_¬’ ,merece ser esquecido….

  41. então galera , acredito que na atual geração , é meio q necessário ter wii e + 1 ou ps3 ou xbox , pois para jogar online ambos são muito bons , já pra jogar com amigos o wii é a melhor opção.

    O wii deve ter uns 4 -5 jogos de carro onde jogam até 4 em uma mesma tela. Os gráficos não sao os melhores , porem quando voce ta com alguns amigos em casa isso não importa muito.
    Conheço pessoas que odiavam o wii , apos jogarem com amigos acabaram mudando um pouco a visão.

    Video game não é religião não sei pq o povo se ofende.
    Chega uma hora que os minigames do wii enjoam , mas chega uma hora que fps tb enjoa. Assim como alguns minigames para wii não venderam nada , devido a grande quantidade , temos exemplos de fps pra ps3 e /ou x360 q tb nao venderam.

  42. Sou da geração do super Nintendo, mas tive o prazer de conviver com nintendinho 9-bit, máster system, e o atari 2600 da minha mãe.

    Nessa época jogos ruins também saiam aos baldes, todo vídeo game que é o líder de vendas sofre com isso, num nível mais acentuado no WII por causa do público mais casual que o compra. Super Nintendo tem muito lixo, play one e play 2 nem se fala.

    Entretanto, hoje tenho um Wii e X360 e gosto dos dois, e não jogo wii só em grupo! Adoro uma boa partida de Smash bross, mas vários jogos muito bons para se jogar sozinho. Já ouvi muita merda por ter compra do Wii, e acho irônico por que muitos colegas que falam mal, quando estão em casa sempre jogam! Smash, residente vil chronicles, meroid, wario ware, wii sports etc… isso só contando multiplayers, por que sempre rola um Mario galaxy morreu passa controle ou um residente evil rebirth revezando tempo(somos viciados fazer o que)!

    Em contra partida, quando vou a casa deles sempre se joga ou um jogo de tiro genérico de X360 e PES (que infelizmente não gosto, prefiro jogar bola na rua ao invés de jogar futebol em vídeo game , e sou péssimo nos dois!) .

    Conheço vários jogadores que começaram no play 2, essa geração tem os seguintes parâmetros para um jogo bom: 1) jogo tem que ser bonito, detalhe bonito não que dizer direção artística, estilo, etc. e sim 1080 linhas de resolução progressiva. 2) Se possível com uma boa carnificia ou uma quantidade razoá 3) Roteiro, narrativa, jogabilidade, é opcional e muitas vezes desnecessário, especialmente se a cutscene não for em 1080p e se não dá para pular os vídeos. 4) tem que ter um multiplayer on-line pra poder dar tiro em outros além da AI do jogo e assim em diante…

    Do mesmo jeito que a big N “só” tem jogos do Mario, geração atual “só” tem jogos de tiro genérico! Sim concordo que muitos jogos da Nintendo ficariam lindos se feitos para um vg mais potente graficamente, mas não são ruins por causa disso. Por exemplo, Metroid Prime, fico imaginando uma versão de XBOX, pô é tiro ia encaixar perfeito, mas ela não existe, nem por isso vou deixar de jogar , o jogo é bom, bonito, criativo e com uma história que arrastou 3 jogos, eu jogo em 480i numa TV de tubo e não me arrependo! Também não quero dizer que XBOX não tem nada, por exemplo, Mass Effect que pra mim já compensa a compra do VG.

    Apenas como menção honrosa, vejam No More Heroes, ótimo jogo de Wii. Portanto pelo raciocínio de muitos dessa geração é um lixo e deve ser jogado fora… Detalhe o jogo foi considerado tão bom que foi portado para XBOX 360 e PS3 no Japão, texturas refeitas, gráficos melhorados, mas sem perder o estilo do jogo, o único detalhe é, por que um jogo original desses não nasceu direto no PS3? Meu maior medo no ps3 é que ele se torne um game cube 2, GC tinha hardware superior ao ps2, mas poucos jogos genéricos, muitos jogos bons começam nele (RE4 só para citar) e não foram pra frente e quase faliram a Nintendo.

    Para quem conheceu e viveu com SNES e Mega Drive, onde os jogos tinham 6 camadas de sprites, som ESTÉREO (anunciado com orgulho nos star wars de SNES hehehe), um controle que dava bolha, e uma placa de 16-bit, onde um jogo tinha que ser criativo e não só andar decapitar/estraçalhar/estourar/atirar a cabeça do inimigo e não dava para exigir muito do gráficos, onde direção artística determinava a qualidade visual, posso dizer que essa decepcionou várias vezes, tanto no Wii quanto no XBOX 360 e PS3.

  43. A minha opinião? A minha opinião é de que esse executivo é um ridículo. Será que ele não acompanha os números estatísticos sobre os consoles?
    Provavelmente ele não conhece os jogos do WiiWare, que são um sopro de originalidade, inovação e criatividade no meio de tanta mesmice da indústria, principalmente jogos como o Battlefield dele.
    Novamente: ele é um ridículo que não sabe o que fala.

  44. Atualmente tenho um ps3 e um Wii, sendo que meu Wii adquiri trocando por um X box 360 com 02 controles e 03 jogos originais (dentre eles halo 3 ) O WII veio apenas com o Wi sports e 02 controles. Não tive nenhum retorno na troca. Dizem que foi um pessimo negocio. Eu digo que foi a melhor negociação que já fiz. Nunca brinquei tanto com um brinquedo e olha que ja tenho 31 anos. Quanto ao comentario do cidadão, creio que não existe uma maneira mais barata de divulgar uma empresa desconhecida, do que tirando proveito criticando grandes empresas. Com certeza ele atingiu seu objetivo e logo o veremos lancando titulos para o Wii.

  45. Concordo plenamente. O console é fraco, tem gráficos lamentáveis e jogos bons mais raros que a passagem do cometa Halley. Minha irmã de dez anos o ganhou no Natal do ano retrasado e pouquíssimas vezes jogou qualquer coisa no dito-cujo.

    Até hoje não passa de um enfeite caro na sala de estar.

    E, sinceramente, as únicas pessoas que gostam desse desperdício de plástico e metal são aquelas desprovidas de muitos neurônios úteis. Porque até alguém com QI comparável ao de uma ameba já é capaz de ter um lapso de inteligência para ficar automaticamente entediado.

    O retrocesso da Nintendo em relação a consoles não-portáteis foi magnânimo, e espero que o predecessor do Wii corrija este erro. Pois enquanto o Nintendo DS é um excelente console portátil, o console tradicional da Nintendo é pior investimento disponível no mercado para bons jogadores.

  46. Wii é sim para jogador casual. Mas estão invertendo as coisas. O Wii é para jogador casual pelo simples fato de ele (o Wii) ter conseguido conquistar esse público que sempre olhou Video Games, achava interessante mas nunca passou disso.
    O Wii também é para jogadores mais experientes. Silent Hill, Metroid, Mário Galaxy…
    Além disso, o Fit funciona muito bem. É preciso ter coragem de encará-lo, assim como uma academia ou uma corrida de 10 km, coisa que a maioria não tem.

  47. Já que o meu comentário foi apagado, vou tentar resumi-lo aqui.
    Pois bem, o Wii nunca foi uma brinquedo, e sim um console da nova geração como todos os outros são, pois para ser considerado um videogame da geração atual, não é necessário ter gráficos bons e jogos onde o único objetivo é sair cortando a cabeça de todo mundo. Hoje todos os vídeogame possuem uma live, controles sem fio e sensíveis ao movimento e conexao via wi-fi, como o Wii tem tudo isso, ele é sim um console, e da nova geração. Enqunato lia os comentários, percebi que fãs do Wii como eu, fomos chamados inclusive de NOOBS como se tal pessoa, fosse sa voz da razão. Pois bem, ó grande sabedor de todas as coisas, é claro que jogadores casuais, mulheres e crianças são consumidores do Wii, mas você também esqueceu de citar, pessoas que desde a era Atari, acompanha toda a linhagem dos jogos eletrônicos, essas pessoas sim entendem de videogames, pois eles sim jogaram todosos jogos de sucesso de cada época. Agora me respondam, quem entende mais de videogames, Pessoas que tiveram o prazer de jogar todas as linhas de videogames e jogos ao longo das gerações, ou um adolescente cujo primeiro videogame da vida foi o Play1 e nunca sequer jogou um mario no SNES e mesmo assim enche a boca para critica-lo?

    Se a rapaziada de hoje quer jogar jogos bons mesmo, pois que larguem esse tal de God of Merda e vão jogar Zelda Ocarina of Time, Donkey Kong Country, Super Mario Bros, Super Mario 64, Street Fighter II, Sonic the Hedgehog 2, Final Fantasy VI e Super Mario 64, pois esses sim são jogos marcantes que fizeram sucesso, possuem legiões de fãs, e ainda são considerados os melhores jogos de todos os tempos. Esses jogos atuais, principalmente os de X360 e Play3 a única coisa que eles tem é um pouquinho de pixels e sangue a mais na tela,pois a jogabilidade, enredo nem sempre são boas, e aliás muitos nem sequer nos fazem falta. Para começar, certos jogos que hoje são citados como fenômenos e inovações como God of War, Gran Turism e Devil May Cry não inovaram nada, tudo foi copiado de algum jogo de gerações passadas, inclusive dos que eu citei agora pouco, então vamos às análises:
    Resident Evil 5: Um dos piores jogosda franquia, você sóanda eatira, muito sem graça e zera em um dia, Umberella Chronicles,0 e 4 que possuem suas versões para o Wii.
    Metal Gear Solid 4: Também o pior da série, muito filme pouco jogo, você mais assiste o jogo doque joga. Ainda bem que este não possui no Wii.
    The king of Fighters XII: Uma decepçãopara quem é fã da série. Personagens muito lentos, você não pode pedir ajuda do companheiro do trio, sem contar que este não possui alguns personagens clássicos como K’ e Mai shiranui. Portanto é outro que também não faz falta aos jogadores do Wii.
    Assassin Creed, GTA, Final Fantasy, Castlevania e Phantasy Star: Como eu já disse esses jogos possuem versões para o DS (alguns até da série original) portanto eu não preciso de um Play3 ou de um X360 para jogá-los, compro um DS que é até mais barato.
    God of War, Haloe Gran Turism: Esses jogos sãoda Microsoft e da SONY, portanto são exclusivos e jamais existirá versões para os consoles da Nintendo.
    Os únicos jogos que poderíamos lamentar são Final Fantasy XII e Street Fighter 4, masmesmo assim existe Tsunumoko VS Capcon e Fianl Fantasy Crystal Chronicles – Crystal Bears, que podem não ser a mesma coisa, mas os jogos também são ótimos e ninguém nunca reclamou deles, aposto que se um sonysta ou um caixista os jogasse, iria adorar (Castlevania Judgement, também)
    Bioshock: Cópia perfeita de Metroid Prime, e nós temos uma trilogia desse game.
    Devil May Cry 4????????? Não sinto nem falta desse trem.

    Resumindo: OS jogos de X360 e Play3 são apenas cópias dos jogos antigos e que não fazem falta alguma a que realmente entende de jogos, o que não são esses noobs que acham que o Play1 foi o pioneiro da revolução industrial,As maiores séries de sucesso estão no Wii, pois os jogos deste sim são que divertem, e adoro muito jogar o jogo daquele encanador de macacão vermelho chamado Mario no Chuveiro, afinal videogame existe para divertir, se eu quero ver gráficos bonitinhos, eu pego um filme e vejo no meu PC.

    Gráficos não dizem nada, o que conta é a diversão

    NINTENDO SEMPRE

  48. Escrevo enquanto olho meu Wii aqui no meu hack…

    Infelizmente devo concordar com o chefia aí. Eu não ligo meu Wii há uns 3 meses, sendo que a última vez que liguei foi por umas horas e mesmo assim depois de outros 3 meses sem jogar.

    Infelizmente os jogos de Wii acabam não deixando o jogador focado no que joga. Até mesmo os jogos multiplataformas, que são tratados com seriedade nos outros consoles, se tornam brincadeira de criança, como é o caso das séries de futebol FIFA e PES. Não adiantou muito rechear com Residente Evil, Call of Duty, e afins, se as versões pra Wii deles são tão mais fáceis que a de outros consoles.

    Eu comprei o Wii e me arrependi. Só não o vendo porque já tentei e fui roubado. Por sorte consegui recuperá-lo.

  49. acho o wii um bom console , realmente esse cara esta com muita inveja mesmo da nintendo porem a nintendo tambem tem seus erros por nao ter bons titulos infelizmente o wii tem titulos muito repetitivos como uns 300 marios e uns 5milhoes de my sims my pet e la vai caramba,mesmo assim ainda acho que o wii é um otimo console e o unico sem defeito,por que os outros como ps3 e xbox360 dao muito defeito

  50. Na verdade, temos muitas opções de compras hoje em dia.
    Quem quer um VG com varios jogos exclusivos, com graficos em alta definição, e que esteja preparado para os games do futuro, e que esteja disponiveis jogos originais…compre o PS3

    Quem quer jogos com otimas qualidades de imagem,um otimo suporte de jogos on line, com possibilidades de ter jogos piratas…compre Xbox360

    Quem quer jogos, cuja a intenção seja mais a diversão do que os graficos em si,ou aquelas pessoas que nao gostam de passar raiva com jogos cuja a dificuldade seja mais elevada,e com isso nao goste mto da experiencia de jogar VG ou que procurem outra coisa nos games, que seja como um passatempo, e tb que tenha esses recursos de controle por sensor( o que da um divertimento mto grande), e alguns jogos exclusivos como o Zelda, Mario e Metroid ,e ainda a possibilidades de jogos piratas…compre um Wii.

    Enfim, cada um com suas escolhas e suas preferencias.
    Meu primo tem um Wii, e eu me diverti mto com Wii sports, Zelda, e alguns outros, a diversao realmente eh grande.
    Mas, na minha opiniao,eu gosto é em primeiro o PS3 e depois o X360, por que, para mim,nao é questao só de ter graficos perfeitos, mas o principal para mim, é um otimo roteiro e com a historia mto envolvente.E com isso, vc fica com cade vez mais vontade de jogar mais e mais, so que ao mesmo tempo, vc fica receoso, com medo de que o jogo termine logo, e vc nao o tera mais novidades em si. Esse é meu tipo de game.Gosto da dificuldade, de quebrar a cabeça para descobrir um enigma,gosto de passar raiva tb com aqueles momentos em que vc esta quase matando um chefe e ele te acerta uma combinação de golpes fatal e te mata…e vc xinga ate a 13ª geração do criador do jogo.Ou quando jogando Winning Eleven( pq PES é coisa de Fresco, sou das antigas por isso é Winning Eleven) e na cara do gol a praga do jogador erra o gol, e vc bota a culpa nele.

    Sou da era do atari, jogo videogame a 23 anos, comecei com 3 anos de idade. Meu primeiro VG foi o Atari( tive 2 versões dele)..depois ganhei do meu tio, o seu Odyssey( nusss lendario, o 1º de todos), depois tive, Master, Mega Drive, Super Nintendo, Nintendo 64, Playstation 1, Dreamcast, PS2 e PS3 ( esses ultimos 5, eu ainda tenho ate hj).

    Sou amante de games, de todos no geral…por isso, lancamentos e concorrencias so faz bem à nos, jogadores.

  51. No mínimo a nintendo não deve ter feito contrato de jogos com o estudio de games dele :P

    ta se roendo de raiva!!!!!

Deixe seu comentário