Opinião: App Store é o modelo do futuro, diz John Carmack

O designer John Carmack, fundador da id Software e criador de franquias importantíssimas, entre elas Doom, afirmou em uma entrevista ao jornal britânico Telegraph que o modelo de distribuição digital da Apple é o “modelo do futuro”.

Carmack reforçou que, mais dia, menos dia, as vendas de games em lojas físicas deixarão de existir. Para o executivo, o modelo de loja da Apple remove obstáculos que existem no lançamento de um game.

“Você não precisa fazer acordo com publishers”, comentou acrescentando que é ótimo ver todas as pequenas equipes que se destacam trazendo belos games para a plataforma. Outro ponto positivo, ressalta, é o fato de que é possível interagir diretamente com o jogador a fim de mudar o produto.

O designer, que lançou o shooter Rage no iPhone, está tão empolgado com a plataforma que confirmou que passou o iOS à frente do DS e do PSP nas plataformas prioritárias para os títulos da id Software.

Embora o modelo da Apple tenha muitas vantagens, ressaltamos aqui no GR que ele também peca em diversos aspectos. O primeiro deles, que nos afeta no Brasil, é o fato de que por questões legais a loja de games é fechada para os brasileiros, forçando que criemos contas “falsas” em outros países para podermos comprar os games.

Outro ponto importante, que afeta o mundo inteiro, é o controle restrito da Apple, que pode censurar qualquer app ou remover do ar caso perceba algo que a desagrade. Mas é claro que um modelo que permita a compra de games mais barato e se encarregue automaticamente da instalação e atualização de títulos tem muitos méritos e merece vingar…

[Via Telegraph]

2 opiniões sobre “Opinião: App Store é o modelo do futuro, diz John Carmack”

Deixe seu comentário