Lua

Mundo da Lua

Lua

Lua é uma linguagem de programação poderosa, rápida e leve, projetada para estender aplicações e que combina sintaxe simples para programação procedural com poderosas construções para descrição de dados baseadas em tabelas associativas e semântica extensível. Lua é tipada dinamicamente, é interpretada a partir de bytecodes para uma máquina virtual baseada em registradores, e tem gerenciamento automático de memória com coleta de lixo incremental. Essas características fazem de Lua uma linguagem ideal para configuração, automação (scripting) e prototipagem rápida.

Entendeu alguma coisa? Se você é da área de programação sim, caso contrário, creio que ficou um pouco difícil. Mas vamos lá: a linguagem Lua é brasileira e foi criada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

O projeto começou a ser desenvolvido em 1993 e é a única linguagem de programação de impacto desenvolvida em um país fora do “Primeiro Mundo”. Apesar de ser desenvolvida aqui no Brasil, 90% dos usuários da Lua estão no exterior. Maluco isso, não?

Agora o mais interessante: empresas como Microsoft, Intel, Philips, Disney, Lucas Arts e Nasa usam a Lua. A linguagem também está presente no universo dos games em jogos como The Sims, World of Warcraft (Wow) entre outros.

A coisa é grande e já foi motivo de matéria a Globo. Para assistir, clique aqui. A documentação completa você encontra no site oficial do projeto.

Pergunta: quem por aqui conhece e já usou a Lua?

Links do Dia

Acesso: 10 filmes vindos dos vídeo games que prometem arrasar (ou não)
Pinball Wizard: já viram este vídeo no YouTube? Vale a pena
Descoberta do dia: hoje conheci o blog de games Encontro Aleatório
Ansioso para o PES 2008? Se liga nas imagens promocionais

8 opiniões sobre “Mundo da Lua”

  1. Sim, Lua é bem famosa internacionalmente. Inclusive, um jogo de grande sucesso no Brasil utiliza Lua, o Ragnarok Online. Aqui ainda não, mas na Coréia os jogadores podem programar algumas funções de seus “animais de estimação” através da linguagem Lua. Abraços.

  2. Lua é uma das linguagens de programação que eu quero estudar, e já to dedicando alguns posts do meu blog para a linguagem.

    O problema maior é que, apesar da linguagem ter sido criada por brasileiros, existe pouca documentação em português, e com isso a linguagem é pouco divulgada aqui no Brasil.

  3. Conheço pouco sobre lua, mas ja fiz uns exemplos de jogos para PSP utilizando a linguagem, embora não seja meu maior forte (like C/C++), por outro lado é uma linguagem de facil aprendizagem e tem muita coisa boa.

Deixe seu comentário