Mesa em conferência debaterá os games e seu impacto social, no Rio de Janeiro (RJ)

Acontecerá na Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (RJ), a Conferência Estratégica INTERFACES 10 organizada conjuntamente pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito (CTS-FGV) e pelo Centro de Matemática Aplicada nos dias 02 e 03 de dezembro, na sede da FGV (Praia de Botafogo, 190 – 12º andar) no Rio de Janeiro.

A conferência abordará uma perspectiva abrangente tanto de ciências humanas quanto exatas, abordando não só questões políticas, econômicas e jurídicas, mas também questões técnicas. Dentre os painéis haverá a mesa Games: Modelos de Negócio e Cultura.

Programada para às 11:00 do dia 02/12, a mesa será mediada por Arthur Protasio (coordenador do projeto de pesquisa de desenvolvimento de jogos do Centro de Tecnologia e Sociedade, o CTS Game Studies); e contará com os palestrantes Antonio Marcelo (Riachuelo Games), Esteban Clua (Media Lab – UFF), James Portnow (Rainmaker Games e Extra Credits) e Roberto Ierusalimschy (PUC-Rio / Lua).

O foco da mesa será debater os games e seu impacto social. Será discutida a sua análise, enquanto mídia, relacionado a diversos temas como modelos de negócio (como Freemium) e cultura para combater visão equivocada que assimila os games aos brinquedos destinados ao público infantil.

A entrada é franca e o evento é aberto a todos os interessados, mas a inscrição é necessária em função do número de vagas.

Abaixo você lê um pouco mais sobre cada participante:

Antonio Marcelo – Riachuelo Games
Antonio Marcelo é fundador do estúdio Riachuelo Games, empresa especializada em jogos de tabuleiro, serious games e jogos para dispositivos móveis. É professor do Núcleo Avançado de Ensino NAVE, nas cadeiras de Cultura de Jogos e Oficina de Jogos, além de Coordenador Pedagógico pelo Centro de Estudos Avançados do Recife (CESAR). É autor do livro Design de Jogos Fundamentos, pela editora Brasport e é designer de jogos há cerca de 8 anos. Formaçao Acadêmica na área de TI e Pedagogia.

Esteban Clua – Media Lab – UFF
Esteban Clua é formado pela Universidade de São Paulo, mestrado em Informática pela PUC-Rio e doutorado em Informática pela PUC-Rio. Atualmente é professor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense e coordenador geral do UFF MediaLab e atua especialmente na área de Computação Gráfica tempo real, Video Games, Realidade Virtual, GPUs, visualização e simulação. É um dos fundadores do SBGames, pela SBC, membro do conselho administrativo da ABRAGAMES, responsável pela pesquisa e pelo meio acadêmico na área de entretenimento digital no país, membro do conselho da comissão especial de jogos e entretenimento da SBC e um dos pioneiros na área de pesquisa científica em jogos e entretenimento digital. Em 2007 recebeu o prêmio da ABRAGAMES como o maior contribuidor da academia para a indústria de jogos digitais no Brasil.

James Portnow – Rainmaker Games – EUA
Game designer norte-americano conhecido pelo seu vídeo sobre aprendizado tangencial da série Extra Credits, é o fundador da desenvolvedora Divide By Zero. Por ser um notável teórico de games e escritor, suas idéias já foram publicadas nas principais revistas comerciais e suas palestras apresentadas nas principais conferências de jogos eletrônicos. Portnow trabalhou como designer na renomada série Call of Duty da distribuidora Activision e é mestre em Tecnologia do Entretenimento pela Universidade Carnegie Mellon.

Roberto Ierusalimschy – PUC-Rio / Lua
Roberto Ierusalimschy é um professor associado do Departamento de Informática na PUC-Rio (Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro). Ele é o principal arquiteto da linguagem de programação Lua e autor do livro Programming in Lua e Programação em Lua, Segunda Edição. Ele também é responsável pela introdução das gramáticas de análise de expressão como um formalismo sobre estruturas ad-hoc de expressões regulares.

Deixe seu comentário