Memories of Mana (RMXP)

“A história acontece em um mundo chamado Celetial Island, onde ficam todas as almas antes de serem julgadas (pelos seus atos em vida). Se você foi uma boa pessoa, irá para o céu, caso contrário pagará pelos seus atos no inferno. Neste mundo, que é uma mistura de passado, presente e futuro, as almas esperam pelo seu destino, seja este bom ou ruim. Mas existe uma alma que negou o seu destino e deseja sair deste mundo antes de ser julgada. E agora o mundo das almas corre um grande perigo, assim como o mundo dos vivos, pois um antigo mal que antes foi banido deseja retornar à vida.

Assim começa Memories of Mana um game que deixa qualquer maker de queixo caído! A primeira sensação que se tem ao começar a jogar Memories of Mana é a da satisfação, de ter um jogo tão belo e rico em detalhes feito aqui no Brasil. Logo de cara podemos perceber o potencial do RMXP. Tudo no jogo é personalizado e nada do que é padrão na ferramenta é usado. Isso faz parecer um jogo produzido para o próprio Super Nintendo.

O game traz gráficos muito bem trabalhados e originais, com várias poses do personagem, chipsets (cenários) variados, e menus lindos, principalmente os displays de batalha, que por sinal são vários, dão um toque perfeito a este jogo!

Mas nem tudo é alegria e podemos ver alguns pontos onde faltou o capricho da equipe, como nas chars (personagens). Há momentos em que a char faz movimentos estranhos, como se tivesse sido recortada. Mas, nada que faça o jogo perder o brilho!

A parte que mais chama atenção no game é a programação, com uma batalha action magnífica e menus extremamente funcionais. A batalha traz inúmeras funções que no começo até ficam bastante confusas, mas logo que se joga, pega-se bem o jeito (nada como uma lida no manual). Porém há sistemas que não se consegue entender até o final do jogo. Um ponto que chama atenção são as marcas da série na batalha:

• Sistema de fadiga;
Melhoramentos das armas com orbs;
Sistemas de itens dano;
Chefões gigantes.

Os menus já não se podem elogiar tanto. São confusos. Talvez pelo fato de estarem inclusos no estilo Ring Menu, que lhe impede de ter uma visão total das possibilidades disponíveis.

A história pode se classificada como um pouco comum, mas sendo um FanGame, ela tem que ter ligação com o jogo original, trazendo alguns pontos de humor e a famosa árvore Mana! Os mapas ajudam ao jogador ingressar dentro do mundo de Celetial Island fazendo com que a história nos envolva. Os problemas desta parte são os diálogos com algumas expressões um tanto “inadequadas”.

Memories of Mana se tornará uma pérola dos jogos brasileiros e deve ser jogado por todos até o fim! Não importa o quanto esteja difícil, é preciso zerá-lo para poder se orgulhar e falar: “Eu trabalho com a ferramenta que produziu este jogo!”.

Gráficos: 9
Trilha Sonora: 9,5
Programação:
9,5
Roteiro:
8,8
Jogabilidade:
9,2
Replay:
9
Avaliação Final:
9,4

17 opiniões sobre “Memories of Mana (RMXP)”

  1. pessoal o link esta no mundo rpg maker procurem no google por mumdo rpg maker memories of mana eu sei porque sou cadastrado la no forum e ja vi o donload eu ja at

  2. Ah! e um coment´s meu! Essa nota que deram tá errada! o jogo é de nivel profissional! Poucas pessoas sabem fazer um jogo desse nivel! O jogo é melhor até que o proprio “Secret of Mana”…

Deixe seu comentário