gr-ludoeducativo

Ludo Educativo é game nacional que ajuda pré-vestibulandos

Há exatamente uma semana foi lançado o game Ludo Educativo, um jogo nacional voltado a vestibulandos que querem treinar, de forma mais divertida quatro disciplinas do ensino médio: química, física, matemática e biologia.

A ferramenta foi criada por pesquisadores do Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) da FAPESP e do Instituto Nacional de Ciência dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN), também apoiado pela Fundação e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O grupo é coordenado por Elson Longo, professor do Instituto de Química da Unesp e coordenador do CMDMC e do INCTMN.

O game teve como base um jogo indiano chamado Pachisi, e nele o jogador percorre casas resondendo às questões que aparecem no tabuleiro em uma espécie de prova simulada. O jogo tem duas utilidades: trabalhar o que é passado em sala de aula e montar um banco de dados com o perfil dos alunos de ensino médio, tanto da rede pública quanto privada, a fim de medir o rendimento nas disciplinas e as preferências dos jogadores. No futuro, essas informações poderão ser usadas para estudar as políticas públicas das secretarias municipais e estaduais de todo o país.

Ao entrar para jogar pela primeira vez, o jogador realiza um breve cadastro, onde fornece seu nome, série e escola, e diz se ela é pública ou privada. Independente da escola, os alunos devem ter material necessário para responder às questões, uma vez que elas seguem parâmetros nacionais do currículo do ensino médio, algo seguido por todas as instituições de ensino.

O game que foi produzido pela Aptor Software demorou seis meses para ser finalizado. Depois de testes em algumas escolas e um remodelamento foi finalmente lançado para o público geral. Hoje, seu mecanismo possui 2 mil questões, 500 para cada disciplina, mas os responsáveis por eles já planejam incluir nos próximos meses as matérias de história e geografia.

A partir de um ranking, a cada mês os cinco alunos de escolas públicas e particulares com a melhor pontuação receberão como incentivo uma coleção de DVDs da série Nanoart, e no fim do ano os vencedores concorrerão a uma viagem.

:: Jogue Ludo Educativo agora

[Via Agência FAPESP]

2 opiniões sobre “Ludo Educativo é game nacional que ajuda pré-vestibulandos”

Deixe seu comentário