gr-3dimagens

Jogos 3D: muito barulho por nada ou uma tendência que vem para ficar?

Uma nova tendência está chegando aí: gráficos realmente 3D. Fabricantes anunciam televisores capazes de mostrar conteúdo 3D e muitos já esperam games capacitados para a tecnologia.

Por enquanto, assim como acontece em sessões de cinema atualmente, para ver um conteúdo tridimensional é preciso da ajuda de óculos especiais, o que acontecerá também nos próximos games que forem programados para esta tecnologia. Mas, o que os especialistas acham disso?

Para Loz Doyle, produtor do próximo game LEGO, baseado em Harry Potter, há um grande exagero quando se fala de games 3D. “Eu acho que os games já estão em 3D. É como adicionar outra dimensão”, comentou acrescentando que não gosta da idéia de ficar sentado na sala com um par de óculos para ver TV ou jogar um game, o que reduziria inclusive a interação com outras pessoas na sala.

Satoru Iwata, todo poderoso da Nintendo, também está cético quanto ao recurso. No fim de janeiro a AP noticiou a opinião do executivo, que acha que embora nos cinemas o recurso seja bem vindo, tem dúvidas com relação as pessoas usando óculos para jogar em casa.

Talvez por todo seu investimento em outros setores de entretenimento, inclusive cinema, a Sony parece empolgada com o recurso e já está investindo em televisores com capacidade 3D e planeja acrescentar suporte à tecnologia para o PS3 ainda este ano.

Mesmo com o ceticismo, a firma de análise Insigh Media prevê que entre 15 e 25 títulos para consoles com suporte aos gráficos estereoscópicos 3D estejam no mercado ainda este ano, aumentando para 35 a 50 games no ano que vem.

E aí? Será que a moda pega?

10 opiniões sobre “Jogos 3D: muito barulho por nada ou uma tendência que vem para ficar?”

  1. Acredito que essa moda pega apenas nos jogas HardCores, pois são jogos normalmente jogados por pessoas q se interessam muito pela melhor qualidade possível, que investem em computadores e consoles fortes para usufruir dessas tecnologias, e também são, normalmente, jogados individualmente, e a pouca interação com terceiros é feita em plataforma multiplayer.
    Porém em jogos casuais acredito que não será muito bem recebido pelo público alvo, tanto por não serem tão interessados em gastar muito com jogos e também pelo fato que Loz Doyle citou de “que não gosta da idéia de ficar sentado na sala com um par de óculos para ver TV ou jogar um game, o que reduziria inclusive a interação com outras pessoas na sala.”

  2. Bom… novidade coisa nenhuma viu! Mastersistem da sega ja tinha jogos em 3D que só podiam ser jogados com o óculos.

  3. Usar óculos para se ter a impressão do 3D é realmente muito ruim. Seria legal termos projetores holográficos efetivos, onde as imagens em 3D seriam projetadas em uma área, onde aí sim, sem óculos nem nada, todos poderiam ver em 3D. Mas, isso tá longe de ser concretizado…

  4. Concordo com Shepard, usar óculos 3D para jogar é horrível, assim como também disseram Loz Doyle e Satoru Iwata… Devíamos esperar para que alguma tecnologia como os próprios hologramas, ou algo perto disso que já existe (Nos EUA inventaram um dispositivo que solta gotas minúsculas de água – as quais não dá nem para sentir, sendo quase um gás -, onde a imagem é projetada, mas a tecnologia é muito cara até o momento, e não é muito popular), e além do mais, comprar outra TV apenas para ver os objetos “mais de perto”? Isso serviria apenas para os mais hardcore, porque sinceramente, não minha opinião, não é uma coisa que faz tanta falta assim…

  5. é isso aí, Forrest666!!! Master System já mandou essa novidade no inicio da decada de 90. Um exemplo era o missile defense, que usava o oculos e a pistola!!!…

  6. Nada contra quem admira essa tecnologia, mas eu francamente acho uma mera “folia”. Como se não bastasse no cinema, agora vão começar a enfiar essa bagaça em tudo quanto é coisa. TV 3D, monitor 3D, celular 3D, janela 3D, privada 3D, mundo real 3D…
    :D
    Não me agrada nenhum pouco esse negócio de ficar usando óculos pra, como disseram ali em cima, “ver os objetos mais de perto”. Fora que precisaríamos levar o bendito óculos para todo o lado caso desejassemos desfrutar das imagens saltitantes.
    Acredito que o 3D é puro barulho oportunista, pois esse tipo de tecnologia não é nova, tanto que havia até sido esquecida há tempos.

  7. Será melhor recebida se os óculos forem melhores que os do cinema.

    Os que usei sempre passaram a impressão de ser embaçados, fora o fato de a lente ser pequena se comparada ao tamanho total dos óculos.

    Se for tipo um Ray Ban da vida aí podemos pensar na ideia, porque ficar vendo a armação dos óculos com a visão periférica não dá. É bem como o Loz Doyle disse aí em cima: “(…)o que reduziria inclusive a interação com outras pessoas na sala.”

    Tirando esse incômodo, ainda tem o fato de que o efeito precisaria ser muito bem aplicado. Não adianta colocar só para dizer que tem. Eu quero ter a sensação de que ninjas no clã do pé (Tartarugas Ninja /o/) estão voando na minha direção MESMO.

  8. CARA QDO TINHA UNS 12 ANOS EU JÁ JOGAVA 3D NO MASTER SYSTEM
    SEM FALAR EM JOGOS NO PC DOS QUAIS TINHA UM CAPACETE
    CLARO QUE ERAM JOGOS MAIS SIMPLES MAS PELO QUE VI A MECÂNICA É A MESMA INCLUSIVE NAS TVS
    TEM QUE SE USAR UM ÓCULOS PARA TER UMA VISÃO SEMELHANTE DO QUE JÁ SÃO OS JOGOS HOJE COM FUNDO E TUDO…..

    ISSO NÃO É NOVIDADE COISA NENHUMA…..
    APENAS “REPAGINARAM”UMA COISA VELHA

  9. Essa moda pega sim. Tenho o kit 3D Vision da GeFroce e é uma experiencia bem interessante. Jogar os jogos com o selo 3d vision ready praticamente te impossibilita de jogar depois da forma antiga pois te da uma sensacao de que sem o oculos e um outro jogo totalmente ultrapassado. Com o desenvolvimento da tecnologia e o barateamento do sistema, com certeza isso vai ser uma tendencia.

  10. Não é novidade!

    Eu já tive um Master System e, entre os jogos que eu tinha, existia um tal de Zaxxon, que usava esse tipo de tecnologia.Eu achava que aquilo ali era defeito no cartucho e só mais tarde fui descobri que precisava de um óculos 3D para jogar o tal jogo.

    Eu não fico alegre com essa tecnologia (a mesma coisa digo sobre jogos que podem ser feitos em Hologramas).Não sei para que tanta tecnologia no jogo.Para mim, sendo só em 3D já basta (pode até ser em 2D mesmo, que eu gosto).

    E tem outra coisa.Essa tecnologia aí pode até ser boa para jogos do tipo FPS, mas imaginem em jogos do tipo Mário Bros ou Fifa?Vai ficar uma bosta.

Deixe seu comentário