janela mágica

Janela Mágica: aplicação vencedora do INOVApps ajuda crianças a ler

Janela Mágica é uma aplicação educativa cujo publico alvo são as crianças. Criado e desenvolvido pela dupla brasileira Vanessa Soares (pedagoga) e Matheus Borges (desenvolvedor da aplicação), o jogo é gratuito e tem uma linguagem semelhante a de livros interativos, de forma que as crianças podem lidar com o aplicativo facilmente e se divertir enquanto aprende.

Mas o que ele ensina? Basicamente é uma ferramenta que auxilia na leitura das crianças e as deixa familiarizada com as palavras do português. Além disso, há um modo de narração em português que facilita para que as crianças interajam sozinhas com o jogo. Há ainda um modo de legendas para as crianças que já sabem ler. Este último, aliás, auxilia a aprendizagem de forma auditiva e visual, tornando o aplicativo acessível também para deficientes auditivos.

O livro conta as aventuras do gato Piter, que sonha em viajar ao espaço. O livro e a aplicação Janela Mágica são voltadas para as crianças, mas a ideia é que os adultos sentem-se com seus filhos para contar a história de Piter. A aplicação é simples, porém funciona, tanto que recebeu um grande reconhecimento do governo: foi um dos vencedores do concurso INOVApps do Ministério das Comunicações.

Janela Mágica funciona da seguinte maneira: você aponta a câmera do seu aparelho para as páginas do livro educativo “Piter a caminho do espaço”, esse também gratuito e, nesse momento, as páginas ganharão vida e os personagens se tornarão animados. A história se torna viva e muito mais interessante.

A aplicação está livre de anúncios e compras indesejáveis, é tudo sobre aprendizado. De acordo com os desenvolvedores, o game foi pensando exclusivamente para as crianças, desde as cores, navegação e a fonte nos textos. O download pode ser realizado gratuitamente para Android. A versão para iOS deve ser lançada em breve, segundo os desenvolvedores.

Trailer do aplicativo Janela Mágica:

Deixe seu comentário