Investimento de desenvolvimento em portáteis cresce, mas Ubisoft continua cautelosa com iPhone

Durante a última semana, um artigo do blog Game|Life, da Wired, apontou que desenvolvedores de games estavam abandonando o Wii ao mesmo tempo em que a plataforma da Apple, iPhone, crescia.

O artigo se baseou em uma pesquisa da revista Game Developer com 800 desenvolvedores, que mostrou que 25% deles estão criando games para portáteis, quase o dobro da estimativa de 2009, sendo que destes, quase 75% apoiavam o iPhone, o dobro do número somado de desenvolvedores que se dedicam a DS e PSP.

Enquanto o crescimento de portáteis e do iPhone foi grande, houve queda de suporte ao Wii. De 42% no ano passado, apenas 30% dos desenvolvedores para consoles afirmaram estar trabalhando em jogos de Wii.

Ainda que a pesquisa tenha mostrado uma nova tendência de apoio ao celular da Apple como plataforma de jogos, a Ubisoft se mostra cética e cautelosa com lançamentos para a plataforma.

A empresa francesa anunciou três versões de games para iPhone que chegarão ainda no primeiro trimestre de 2010: “Assassin’s Creed II: Discovery”, “Silent Hunter 5: Battle for the Atlantic” e “Anno Dawn of Discovery: The Harbor”, mas teme que as vendas não sejam tão lucrativas como acontece em outras plataformas.

Parece que a opinião casa com a de analistas como Michael Pachter, que na época do anúncio do novo portátil da Apple, iPad, declarou que para ser considerado um videogame portátil de verdade, os games para o aparelho deveriam ser vendidos por aproximadamente US$ 20.

Deixe seu comentário