gr-wowarcraft

Indústria aproveita métodos de data mining para melhorar jogos

Você já ouviu falar de data mining? O processo que em português é conhecido como mineração de dados consiste em analisar grandes quantidades de dados atrás de padrões, que podem então ser utilizados para melhorar serviços e processos.

Uma matéria curiosa publicada no site NewScientist atrela o procedimento já famoso em diversos setores também aos games. Segundo o texto, a conectividade online dos jogos abre uma porta importante para a coleta de informações relevantes à moldagem de jogos.

A idéia dos cientistas envolvidos neste tipo de pesquisa é que, dados obtidos por servidores possam ser usados para tornar games mais atraentes e sirvam de base para aperfeiçoar partes que não interessem os jogadores.

O artigo discorre sobre a dificuldade de “peneirar” estes dados, mas chega a um ponto muito claro que é como a indústria pode se beneficiar de um processo bem realizado. A partir da coleta dos dados, realizados por servidores online, algoritmos analisam os blocos de dados e separam padrões.

Estes padrões podem ser desde quanto tempo um jogador demorou para realizar um determinado quebra-cabeça, até quantas vezes ele morreu para passar de fase. De posse destes dados, então, a indústria poderia trabalhar com indicativos do que parece muito fácil ou muito complexo para o jogador médio.

Alguns pesquisadores já estão aplicando o método para a melhoria de inteligência artificial, criando robôs e adversários capazes de simular humanos, atingindo um meio termo entre o superjogador e o jogador novato. Interessante, não?

O artigo completo da NewScientist pode ser lido, em inglês, aqui.

Deixe seu comentário