Uniao Européia

GameDev é na União Européia

Uniao Européia

Por Vinícius Longo, do Geração Bit

Segundo o site de notícias americano 1UP, a União Européia abriu um financiamento para desenvolvimento de jogos, onde podem ser incluídos todas as partes do jogo, como: procura de patentes, formulação de conceitos, aquisição de direitos, design, programação e desenvolvimento de estratégias de marketing. As empresas podem se candidatar a receber de 10 mil a 60 mil Euros. O financiamento pode ser incluído principalmente para consoles, PCs e aparelhos portatéis que podem chegar até 100 mil Euros.

Até ai, uma excelente notícia, não é? Acontece que por motivos maiores, o financiamento só atende a países da Europa. Esse fundo de financiamento, na verdade, é parte do Media 2007, que é um programa da União Européia que visa distribuir cerca de 1.5 milhão de Euros para desenvolvimento de jogos.

Por enquanto, no Brasil temos apenas o edital do governo federal, chamado JogosBr, que segundo bem disse o blog do Rodrigo Flausino, desde 2006 que ainda não saiu nenhum dos 8 pré-projetos de demos jogavéis, com baixo orçamento de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) que foram escolhidos, ou ainda algum dos 2 pré-projetos de jogos completos escolhidos, com orçamento de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais). Onde será que eles foram com o NOSSO dinheiro?

Enfim, demanda tem e muita, pois só no último edital que o concurso realizou em 2006, foram enviados 120 pré-projetos de Demos e 30 pré-projetos de Jogos Completos. Fica dado o toque: Abragames, Governo Federal e empresas brasileiras de desenvolvimento de jogos eletrônicos , esta é a hora de seguir pelo mesmo caminho que a União Européia seguiu de criarmos um fundo para o desenvolvimento de jogos aqui no Brasil também. O que vocês acham?

4 opiniões sobre “GameDev é na União Européia”

  1. Só um detalhe, quando vc cita que “ou ainda algum dos 2 pré-projetos de jogos completos escolhidos”
    na verdade o projeto do jogo CaveDays foi para frente e o pessoal está na batalha. O site do jog é http://www.cavedays.com/ e jogo está sendo comercializado no Atrativa, Kzam e outros portais de casual games brasileiros.

    Abraço,

  2. Como um dos ganhadores do incentivo a Demos Jogáveis, quero convidar todos os leitores a participar dos testes Beta do jogo que fizemos com esse dinheiro. Seu nome é Léx, um jogo de palavras cruzadas, que será lançado comercialmente esse ano. Vocês podem baixar e jogar em:

    http://www.interama.net

  3. vinicius

    Realmente as pessoas que ganharam a grana dos JogosBR deviam mostrar mais o seu trabalho, mas só houveram 2 editais, não 3 ou 4 (Leonardo), e nisso o concurso tem de evoluir também: na cobrança. Outro ponto é que as pessoas não fazem idéia o tempo que demora para os ganhadores receberem o prêmio.

    Por fim, ano passado houve o edital da Finep para jogos educacionais, com dois milhões de reais em editais a fundo perdido, ou seja, não se exige o retorno do investimento, diferente de muitos editais. Esses trabalhos em andamento estão sendo mostrados nos eventos científicos de games, como o III Seminário e agora no SBgames em novembro. Dá um pulinho lá em São Leopoldo pra conferir.

    abs
    roger

Deixe seu comentário