gr-colecaogames

Gamers preferem cópia física a distribuição digital de jogos

Uma nova pesquisa sobre a distribuição digital, conduzida pela firma Ipos MediaCT, descobriu que grande parte dos consumidores, principalmente os gamers, preferem cópias físicas de seus produtos.

De mil indivíduos participantes, 64% afirmou preferir que preferem as mídias físicas de seus jogos a ter cópias digitais. O motivo é óbvio: a vontade de criar uma coleção.

O mais curioso é que no cenário dos filmes e da música isso está mudando. Apenas 51% dos entrevistados prefere mídias físicas quando o assunto é filme, e o número cai ainda mais, para 45%, quando o assunto é música.

O resultado não é tão surpreendente assim. Muitos jogadores gostam de ter o manual impresso, a caixinha do CD ou DVD em que veio o jogo, algo impossível de se ter com cópia digital.

Por outro lado, a distribuição digital viabiliza preços muito inferiores. Já conseguimos comprar jogos ótimos por meros dólares e, o mais importante, adquirir games que não chegarão tão cedo (se é que chegarão um dia) ao mercado nacional.

O que você acha disso, leitor? Prefere ter a cópia física de seus games ou acha isso bobagem?

[Via Videogamer]

25 opiniões sobre “Gamers preferem cópia física a distribuição digital de jogos”

  1. Acho que as duas têm as suas qualidades.
    A física te possibilita se sentir dono de verdade do negócio, podendo trocar e ter a caixinha, que em geral são bonitas e dão uma sensação legal.
    Mas o preço e praticidade da digital(ter tudo junto) também é bem vantajoso.

    Acho que se o mesmo jogo fosse lançado digital e fisicamente eu iria escolher baseado no preço.

    1. Disse tudo. Há ainda o fato de a distribuição digital facilitar a vida de jogos pequenos e casuais. E jogos enormes tomam muito espaço se baixados…
      Mas no geral, entre uma mídia e outra, com certeza vou pelo preço também.

  2. Acho q o gamer prefere fisico pq nerd q é nerd gosta de colecionar, poder mostrar ao amigos, e ter ali, ver com as mãos, essas coisas. Eu prefiro cópia física, mas confesso q como o shinka falou, eu acabaria escolhendo pelo preço se tivesse as duas opções.

  3. Prefiro ter a cópia digital! Além de ter um preço mais acessível (ainda mais para nós, brasileiros), é mais prático, você pode tê-lo "eternamente" e pode se integrar em uma comunidade exclusivamente gamer (Steam, GFWL, etc).

    Mas pra aliar ao gosto de ter algo físico, que se possa ver (e mesmo sem caixas, manuais, etc) comprarei em breve um HD externo pra gravar todas as minhas cópias digitais do Steam!

  4. Não creio que a Cópia digital é garantia de ter o software eternamente. E se a valve/steam fosse pro buraco por um motivo qualquer de crise econômica, jurídico/legal, ou até mesmo mercadológico. Quem iria garantir os servidores de pé para nós podermos baixar/jogar os games? Não sou contra. Curto muito o Steam, comprei jogos lá e continuarei comprando, principalmente nos weekend Specials. Só estou ressaltando o fato de que podemos ser enganados por falsas premissas.
    O CD/DVD também não é eterno, e não quero ficar calculando qual se tornaria inoperante primeiro. O ponto é:
    Gamer hardcore quer sim montar a coleção física dos games que têm. Mas também não descarta o avanço tecnológico e a facilidade da distribuição digital.

  5. só pela diversão, digital, mas, quando realmente gostar a ponto de querer ter o físico, com capinmha, extras, etc, aí compra ro físico… tem jogos que valem a pena apenas digital, outros, valem a pena a mídia física,e até CARTUCHO físico mesmo!

  6. A cópia física é infinitamente superior a qualquer versão digital.

    A cópia física não depende de ter conexão a internet para jogar (a não ser em casos de DRM bestas, mas aí mesmo que eu não compro o jogo :P). Vale notar que em muitos lugares, o acesso que se tem a internet é discado… ou nem isso!

    A versão digital, além de geralmente ter de ser autenticada online, ainda tem 1 inconveniente – perder tempo baixando os jogos. Para jogo 'pequeno', para quem tem banda larga, não é problema… Agora baixar jogos que ocupam 1 ou 2 DVDs (de 1 até 16GB) é extremamente complicado, ainda mais com a banda larga 'limitada' como é no Brasil. E muitos provedores ainda cobram por excesso de dados… então já viu: compra um "Batman: Arkham Asylum" por DVD, e paga mais na conta no fim do mês, ou tem a velocidade reduzida do acesso, pq estourou o limite de dados…

    Isso de físico x digital se deve a 2 fatores: é mais fácil distribuir o jogo por meio digital (custos menores), e sendo digital, serve de desculpa para autenticação online (afinal se o cara tem internet para baixar o jogo, ele pode jogar conectado… ou não?), o que ajuda no combate a pirataria. Não tem absolutamente nada com criar comodidade ou vantagens para o usuário…

  7. O grande problema ainda da venda de jogos digitais é não poder revende-los depois, seja por que vc não gostou do game, seja pq precisa de grana, até pra emprestar pra um amigo. É o problema que o jogo fica vinculado a uma conta e sem chances de vc se desfazer dele ou ficar sem ele por um tempo.

  8. Prefiro a distribuição digital, contanto que seja sem limitações. Assim os valores serão bastante reduzidos e os jogos serão muito mais acessíveis. Não se gastará com impostos, frete, e outras coisas embutidas como estojos e manuais. Poderiam até vender estojos/manuais separadamente, pra quem quisesse.

    Mesmo que a banda larga seja limitada, contanto que a fonte do outro lado esteja em boas condições, pode-se baixar até mesmo Blu-rays em questão de horas. A qualidade da internet no Brasil está melhorando com novos planos de operadoras.

    Ah, mesmo os jogos sendo vendidos em forma de download, em algum lugar eles serão armazenados, seja na própria internet, seja em HDs externos por ex. pra se evitar a perda…

    Eu compraria vários jogos originais se fossem vendidos assim. Mas no formato físico isso fica inviável.

  9. Tudo depende do Console. Para o possuidores de PC Desktops, Xbox, PS3,Wii etc… a tradição pela mídia física ainda é muito grande, porém, para os detentores de Mobiles, Pods e Pads a cultura digital é óbvia, e, portanto como o futuro tende a consoles cada vez mais móveis, a aquisição digital deve consolidar de fato, porém há uma questão sobre direitos de licensa de uso, deve-se analisar os termos de licensa da cópia física com a digital e ver se tem diferenças atualmente e cobrar dos fabricantes uma unificação dos termos. outro problema é que armazenar conteúdo apenas em HD,Pendrives e Memory cards é, infinitamente maior, a chance de um dia simplesmente perder este conteúdo, enquanto o armazenamento em discos fisicos como CD/DVD/BD garatem vida útil muito longa e muito mais dificuldade de perda dos dados. Resumindo a ópera, mesmo que você atualmente adquira um game digitalmente você vai ter que comprar uma mídia para protege-lo .

  10. Fisica concertesa em tudo CD, dvd, games, caixa, manul impresso e tudo bem feito, é um requinte que pago, 1/2 caro infelizmente mas pago

    a midia digital no final dascontas faz a mesma coisa só que mais barato só que é + fria sem graça, e outra vc compra um jogo “midia digital”terminal e tal ai depois de uns 2 anos vc quer jogar novamente, e por descuido formato o disco ou corrompeu, ou crecho hd, iai como fica ???

    com a midia fisica é + dificil vc perder o jogo :)

  11. Prefiro o físico ao digital. Gosto de ser dono dos meus jogos preferidos. te-los comigo.Já paguei caro por nao ter a cópia física. Formatei o PC e o fabricante não quiz enviar outra cópia.

  12. Eu tenho meu Return To Castle Wolfenstein e não troco por nenhum digital.
    Alem de ser legal pelo conteudo e muitas vezes a exclusividade, é muito mais pratico.
    O digital muitas vezes tem o mesmo preço do fisico…10 dolares de diferença no max (principalmente lançamentos). Ou seja, não faz juz. Sempre é mais barato jogos de 1 ano ou mais passados. Ai voce ja encontra até em lojas pelo mesmo preço o fisico.
    O dia que um jogo de 100 reais fisico custar 20 reais digitalmente..ai sim vale a pena….agora custa 80 digital e 100 fisico…é ridiculo.. só o tempo que demora pra baixar nessa ridiculo banda larga "lenta" que se tem no Brasil….

  13. Eu acho que o que mais conta é o tamanho que os games ocupam no disco rígido. Por isso eu particularmente prefiro as cópias físicas, que possibiltam que eu consiga instalar, jogar, desinstalar, formatar o hd e posteriormente voltar a jogar, sem me preocupar em quantos gb eu tenho ocupado apenas com jogos e afins.

  14. Eu prefiro ter os boxes com manuais e caixas… o problema é a coleção ficar como a da foto aí em cima… :)

    Bom… falando pelo lado pessoal, eu prefiro mil vezes a caixinha… mas falando pelo lado prático e legal (no sentido criminal mesmo), sou muito mais a cópia digital.

    Querendo ou não, o fato de ser digital, fatalmente exige também que o usuário tenha um login e senha para jogar e consequentemente o jogador tem de ter comprado o jogo…

    Creio que essa é a única forma atual das produtoras poderem controlar a venda de seus jogos e evitar babacas como o daí de cima, se vangloriando por usar cópias piratas… raça de maldito que só f*de o mercado, isso sim. Esses caras tinham de responder criminalmente igualmente os vendedores… usuário é tão criminoso quanto o fornecedor.

    Por esse motivo E APENAS POR ESSE, creio que o futuro dos jogos deva ser mesmo a cópia digital… :)

    Abs!

  15. nada se compara ao prazer de sair para a locadora ,escolher filmes e jogos ,conversar com o atendente……..enfim nada substitui .

  16. Cópias físicas são mais legais, inclusive pela possibilidade de extras, como livros, posters, CDs com a trilha sonora, cards, etc. Cópias digitais são melhores para jogos antigos e já fora de catálogo, como a Nintendo mostrou com o Virtual Console do Wii. Seria ótimo poder jogar Gabriel Knight, Phantasmagoria, King's Quest, Space Quest, Grim Fandango, Sam and Max e todas as outras séries antigas outra vez :)

  17. Eu acredito que os dois modelos de midia, tem as suas vantagens. É lógico que tendo a caixa de um Starcraft 2 na prateleira é bem melhor que ter apenas o conteúdo instalado na máquina (Tendo em vista que a alguns anos os manuais dos games vem em pdf e não mais impressos). Mas é como varios falaram, vai muito pela relação do valor pago pela midia. Eu faço muita questão de comprar em midia fisica, mas com os valores cobrados em certos jogos aqui no Brasil, acaba por me fazer optar pela compra da midia digital.

    Como o @msales falou, a midia digital será o futuro, e estamos vendo isso se tornar realdiade agora. Quase todas as produtoras de jogos estão exigindo um login para ativação dos seus games, além de oferecerem mais conteúdo para esses clientes, é uma maneira de saber tudo sobre o seu mercado consumidor.

  18. galera, eu estou pra comprar um jogo que será lançado dia 15/05 em versão digital apenas. A versão física vem só dia 7/06. Queria saber qual a diferença entre as versões pra saber se compro o digital ou não. Não encontro essa informação em lugar nenhum!
    alguem pode me ajudar?
    Queria saber qual é a segurança que se tem comprando a versão digital, se der um tilt no pc e apagar o jogo eu posso baixar novamente? Eu posso gravar a versão digital em dvd após ter feito o download? E toda a vez que eu quiser jogar o jogo eu terei que estar conectado a internet pra fazer a autenticação? Não vou poder jogar o jogo sem ter internet?

Deixe seu comentário