xilo_645

Folclore brasileiro é tema de projeto acadêmico de game

Projeto Folclore Brasileiro

É legal quando a cultura popular e a cultura de massa se fundem. No mundo dos jogos, o resultado pode ser o Xilo, uma homenagem ao folclore brasileiro e a cultura nordestina.

O projeto acadêmico (da Universidade Federal de Pernambuco e da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Campina Grande) tem história e direção de arte do Professor Rodrigo Motta, com desenvolvimento de três de seus alunos: Diego Galiza, José Trigueiro e André Torres.

No enredo, o sertanejo Biliu precisa salvar sua família de uma grave doença, coletando xilogravuras sagradas e enfrentando lendas brasileiras como o Curupira, o Boitatá e a Mula-sem-Cabeça.

Abaixo você confere um vídeo do game de ação 2D que promete:

[Via Pixel Inferno]

40 opiniões sobre “Folclore brasileiro é tema de projeto acadêmico de game”

  1. Bem promissor esse projeto! Lembrou de fato o Braid e até um pouco o Limbo, pelo P&B. Mas isso é detalhe perto do potencial do game. Parabéns pra galera que fez.

  2. Parabéns! Ótima iniciativa, tanto para a cultura brasileiranordestina quanto para essa empreitada na área (ainda) difícil de se ter sucesso por aqui, que é a dos games =D Quando tiver um beta, me mandem por favor ;D

    1. Rodrigo Motta Agora sim o jogo ganha um pouco da minha confianca mas ainda acho que esse problema do personagem deslizar um pouco atrapalha muito no gameplay, tentem arrumar isso (criticaconstrutiva hein, haters) fora isso o jogo esta muito bom e original Parabens!!

  3. Obrigado a todos os comentários galera. Este video é baseado num protótipo feito em poucos dias, muitas coisas que voces perceberam em termos de fisica e mecânica já foram corrigidas, mas O IMPORTANTE é a essência do jogo e sua historia, isso é o que vai fazer a diferença. Espero que voces estejam conosco nesta. Obrigado.

    1. Rodrigo, quando o jogo estiver pronto, nos avise que eu divulgo aqui no GameReporter. Parabéns pelo projeto.

    2. áááh gostei… Espero poder jogá-lo na minha PSP!! Será possível? Precisar de alguma ajuda de quem não entende nada de games, mas adora jogar adoidado mesmo, pode contar comigo!! hahhaha
      E só uma coisinha: Valoriza um pouquinho o cenário nordestino, nosso solo não é apenas formado por argilas montmorilonita, assim como na nossa vegetação não há apenas cactáceas!!
      … Parabéns pela iniciativa!!

    1. Concordo plenamente. Precisamos de jogos de qualidade com uma temática que explore a cultura brasileira.

  4. Também sou estudante de desenvolvimento de jogos digitais e sei o quanto é difícil fazer um jogo, por mais simples que pareça (principalmente no Brasil). Ví um bocado de Braid e Limbo ai, mas é isso mesmo, a indústria de games se baseia no que já foi criado, adiciona elementos novos e faz um novo jogo (até pq se não fosse assim os jogos não evoluiriam né? rsrs). Como estou no inicio da faculdade ainda, gostaria de sugerir e pedir ao pessoal que está criando o jogo, que disponibilize um blog, contando sobre o processo de produção, tenho certeza que será muito bom para todos aqueles que estudam jogos ou querem estudar. O vídeo apresenta um jogo que, mesmo para um protótipo feito em poucos dias, como descrito pelo Rodrigo Motta, tem bastante qualidade.
    Parabéns pela iniciativa, muita sorte e sucesso para vocês nessa caminhada. E como disse o Divino Carlos Rodrigues Leitão, eu quero ser beta-tester neste jogo.

  5. A fotografia e a música me impressionaram muito! Já a jogabilidade me pareceu que precisa melhorar muito ainda. Tive a impressão que o personagem tem um vetor de aceleração. Simplifique as coisas amigo… em um jogo de plataforma, simples, a velocidade do personagem pode ser constante uai.

    1. Olá Gabriel, esse vídeo foi baseado no primeiro protótipo e muito dessas falhas da física já foram corrigidas, temos consciência disso e estamos fazendo melhorias significativas em tudo. Abraço

  6. Olá sou estudante da Escola Técnica Estadual Cícero Dias em Recife, gostei da sacada que vocês tiveram, além da interface mostrada que é muito criativo, o mercado precisa de ideias novas, parabéns.

  7. gostei de ver um jogo q fala sobre nossa cultura, e esse tipo de jogo q pode tbm chamar atenção de pessoas do exterior, mostrando pra eles nossos contos e fantasias

  8. parece ser mt bom !
    achei graça no nome do personagem .. lembrou o BILU , ET brazuca!! aehhe
    boa sorte com a finalização do projeto , tem tudo pra se perfeito!
    poderia colocar tb a opção de legenda em inglês para com isso ter sucesso lá fora , pq esse merece ser apresentado ao mundo!

  9. Parabéns Rodrigo e a toda equipe, aconselho a tocar o trabalho pra frente e procurar plataformas pra desenvolver o jogo em cima, pode funcionar muito bem pra celular. E também publicar em eventos de jogos indie, o que pode dar uma boa visibilidade ao trabalho!

Deixe seu comentário