Executivo dos games critica Apple e seu iOS

Trip Hawkins, um dos fundadores da Electronic Arts e CEO da Digital Chocolate, deu uma entrevista ao site da revista Edge em que critica a Apple e seu iOS.

Hawkins fala com conhecimento de causa — já trabalhou como diretor de estratégia e marketing da companhia de Steve Jobs no começo dos anos 80. Segundo o executivo, na tentativa de forçar o uso da App Store, a companhia removeu o Flash do navegador do aparelho.

“Eles falam algo como ‘Ah, nada contra o Flash; nós apenas preferimos HTML5’. Bem, o Flash pode fazer coisas realmente boas, e com o HTML5 isso não pode ser feito”, criticou.

A natureza fechada da Apple também foi alvo de críticas de Hawkins, que acha que a censura não funciona muito bem, uma vez que no fim a lojinha de aplicativos está com um monte de aplicativos inúteis, como os que simulam o som de peidos.

O que você acha da decisão de remover o Flash do navegador do iOS? E da censura da Apple em aplicativos?

6 opiniões sobre “Executivo dos games critica Apple e seu iOS”

  1. Concordo com o mano ai… o cara é fundador de grande empresas e sabe o que está falando. Espero que as próximas versões do iPad rodem Flash.

  2. Eu discordo dele. Flash é uma desgraça, é pesado, consome bateria rapidamente quando utilizado até em notebooks e vira e mexe sofre comproblemas de segurança. E isso para não falar de seus famosos bugs. Quen usa Flash no Windows e acha ruim, não tem idéia de como ele é ainda pior em outros sistemas, como o OSX e o Linux.

    Quanto mais rápido o Flash morrer, melhor para todo mundo.

  3. Concordo com Hawkins sobre a censura, no entanto quando empresas começam a ficar maiores o controle se torna importante para manter o padrão da empresa ou manter as informações seguras, isso não é apenas privilégio da Apple.

    O boicote ao Flash, ao meu ver, mostra que temos que buscar outras formas de criar os conteúdos que conseguimos com o software da Adobe, essas outras formas podem ser livres, oras.

    É como se a Apple decidisse vender aplicativos apenas para ricos, ou apenas para a América do Norte, as pessoas teriam que viajar até lá se estivessem interessados. Eles são os donos…

  4. caro Clesio, colega que comentou acima: Nunca tive um problema sequer com o flash, me desculpa, esse papo aí seu é conversa furada, ao menos para o usuario final, como eu. Se vc é tao bom e fala com tanta propriedade sobre o tema, pq nao desenvolve algo revolucionario para substituir as animaçoes do flash, eim?

    E digo mais, quanto as baterias, o flash nao tem culpa, se ele usa mais da bateria, entao que se criem baterias de melhores qualidades, ou a apple é uma inutil e incompetente que nem isso sabe fazer?

    Virus no pc pq do Flash? Desde 1997 qdo comprei meu primeiro computador, sempre estive online, nunca tive problemas. Será q sou tao inteligente a ponto de ser o unico q nunca teve problema? Ou será voce, como outros milhoes de pessoas q nao sabem usar direito um computador e o primeiro tilt dá problema fala q é pq de um software?

    Sinceramente, meu caro, seus argumentos sao redundantes e para passar confiança é preciso melhora-los muito em sua explicaçao. Falar o q todo mundo fala sem conhecimento de base é facil.

  5. lamentável o comentario do "Clésio Luiz",

    a apple fechou não somente para o flash, outros plugins o java etc a também foram bloqueados, tudo pq não é de propriedade dela, a apple é conhecida de utilizar essa "ditadura digital"; quanto ao problema de segurança, o flash assim como qualquer sistema necessita de atualização o windows por ex sempre lança uma atualização, os navegadores tbm sempre estão lançando novas versões para não ter problemas com segurança, assim como a adobe sempre tem novas atualizações para o flash.

    se informe primeiro "Clésio Luiz" antes de ficar falando bobeira só por ser um fan boy da apple ok.

    não é atoa que o android esta ganhando muito mais mercado por ser uma plataforma aberta rodando o flash.

  6. Que o flash pode gastar mais bateria, pode. Mas Jobs conhece seus clientes, e sabe que a maioria não ligaria para isso. É triste ver quem apoie a versão fantasiosa de Jobs sobre o flash.

Deixe seu comentário