estrutura de dados com jogos

Livro de programação: Estruturas de dados com jogos 

E não é que os jogos eletrônicos podem ser usados para ensinar diferentes áreas do saber? Os professores Roberto Ferrari e Marcel Xavier Ribeiro, do Departamento de Computação (DC) da UFSCar, e os tutores do curso de Sistema de Informação da Universidade, Rafael Loosli Dias e Maurício Falvo, colocaram isso à prova ao lançar o livro Estruturas de dados com jogos. Um livro didático que tem como tema a programação de computadores utilizando os jogos para exemplificar os conceitos abordados.

O livro é publicado pela Editora Elsevier e deve ser utilizada como livro-texto em universidades e demais ambientes acadêmicos, especialmente cursos superiores de computação.

“O objetivo é oferecer conhecimento sólido sobre estrutura de dados num contexto estimulante e lúdico dos jogos, que servem para tornar o aprendizado mais prático e divertido. A ideia é que o estudante motivado dedique espontaneamente toda sua energia e criatividade para estudar e elaborar trabalhos acadêmicos e que, assim, amplie seus conhecimentos na área”, explica o professor Ferrari. “A obra também pode ser utilizada por leitores interessados no assunto que tenham conhecimentos iniciais de programação”, ressalta o professor.

Além disso a obra também ensina seus leitores a representar conjuntos de informações em programação por meio de estruturas de dados adequadas, bem como conhecer conceitos e estruturas como tipos abstratos de dados, pilhas, filas, listas e árvores e implementar estas estruturas com diversas técnicas de programação e desenvolver habilidades sólidas para o desenvolvimento de software.

A princípio parece que a obra é bem difícil de digerir, mas a verdade é totalmente inversa. Ao tratar o assunto com uma linguagem e exemplos extraídos dos jogos, a leitura torna-se mais fácil de compreender e mais suave também. O livro inclui um tutorial para programação gráfica com C++ e Allegro e os leitores têm a possibilidade de desenvolver seu primeiro jogo de acordo com o passo a passo disponível.

O trabalho contém ainda animações e videoaulas para facilitar a compreensão dos conceitos, além de desenvolvimento de jogos de computadores de modo integrado ao aprendizado de estrutura de dados. Como o livro é obra conjunta de profissionais ligados à UFSCar, todos os alunos, docentes e funcionários podem fazer o download da versão eBook gratuitamente, desde que estejam dentro da Universidade. Mais informações no  site dedicado à obra, onde é possível fazer o download.

Já a versão física pode ser adquirida no Submarino e em outros sites. Se você está estudando programação e ainda encontra dificuldades no passo-a-passo, o livro pode ser uma grande ajuda.

Estruturas de dados com jogos

Quer aprender a programar e gostou do livro Estruturas de dados com jogos? Compre agora mesmo e mostre para todos do que você é capaz. Nós do GameReporter queremos muito ver seu jogo.

Deixe seu comentário