gr-tetris

Entrevista: criador de Tetris fala sobre o sucesso

gr-tetris Nas andanças por aí nos deparamos com uma entrevista muito interessante com Alexey Pajitnov.

Não conhece? Deveria. Você deve conhecer sua obra prima. Alexey é o responsável pelo mais bem sucedido jogo casual de todos os tempos: Tetris.

Com mais de 125 milhões de cópias vendidas, o jogo continua um sucesso, mesmo 25 anos depois de seu lançamento.

Na entrevista sensacional, o designer comenta como começou, trabalhando em um centro da antiga União Soviética como pesquisador de inteligência artificial.

Apaixonado por quebra-cabeças e diversões matemáticas, Alexey começou a programar o que se tornaria o Tetris em suas horas vagas. Quando descobriu que estava viciado em um jogo de encaixar pecinhas, percebeu que tinha ouro em suas mãos. Não havia níveis, pontuação, nada. Apenas blocos em queda livre.

Sem experiência em vender ou publicar jogos, o que não era tradição da União Soviética, Pajitnov pediu ajuda às autoridades para publicar o jogo, que ficou com propriedade dividida com o governo por 10 anos, até que por volta de 1995 passou a ser de propriedade de Pajitnov.

O programador fala que ainda gosta de Pong, mas que o Tetris tem um elemento diferente de outros jogos em que a mecânica gira em torno de tiros e destruição. Em Tetris você constrói.

Pajitnov ainda comentou que não é tão bom no próprio jogo, uma de suas muitas declarações interessantes à entrevista.

:: Clique aqui e leia a entrevista na íntegra, em inglês

3 opiniões sobre “Entrevista: criador de Tetris fala sobre o sucesso”

  1. “Em Tetris você constrói”. Essa afirmação me emocionou. Não consigo nem explicar. Gosto de jogar Tetris DS logo quando acordo (as vezes saiu atrasado de casa).

Deixe seu comentário