gr-e3

E3: coletiva da Nintendo não surpreende

gr-e3 A Nintendo terminou agora pouco sua coletiva para a imprensa, e ao contrário do que se esperava e do que aconteceu com a rival Microsoft, não foi tão surpreendente.

Nada muito diferente do que se esperava foi anunciado, e também nada bombástico. A impressão que tivemos é que a empresa está se aproximando cada vez mais do nicho e do que parece certo. Não nos levem a mal, adoramos o Wii, mas esperávamos mais diversificação com uma ferramenta tão inovadora.

O primeiro game mostrado é um novo Super Mario Bros, que permitirá que até quatro jogadores disputem moedas ao mesmo tempo em um cenário bastante clássico, que remete aos primeiros games da série. O novo Super Mario Bros chegará no fim do ano, e será demonstrado no estande da Nintendo.

E eis que veio o Wii Fit Plus, uma versão revisada do Wii Fit, que agora trará novas atividades de força e yoga. Bem como outros games de equilíbrio, entre eles skate. O jogo também chega no fim de 2009. O Motion Plus, um acessório para o Wiimote e o Wii Sports Resort, que chega no dia 26 de julho, também foi demonstrado, com um jogo que parece ser divertido de arquearia.

Reggie Fils-Aime comentou que os desenvolvedores terceiros lucram mais nas plataformas da Nintendo (Wii e DS) que em qualquer outra, e comentou o lançamento de Tiger Woods PGA Tour 10 e Red Steel 2, que utilizará o MotionPlus. Alguns RPGs depois (Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story, Final Fantasy Chronicles: The Crystal Bearers e Kingdom Hearts 258/2Days, Golden Sun DS), a Nintendo anunciou o Style Savvy, um game feminino com conexão sem fio.

Mais um game do Mario, para DS, foi anunciado: Mario vs. Donkey Kong: Minis March Again, que trará um editor de níveis e a possibilidade de compartilhá-los online. Talvez seja o anúncio mais em cima da hora da coletiva: será lançado 8 de junho.

O game WarioWare: DIY trará ferramentas para que os próprios jogadores criem minigames, que podem ser compartilhados, e o portátil DSi ganhará um recurso para compartilhamento de fotos no Facebook.

O Wii Vitality Sensor é um dos poucos acessórios mostrados na coletiva e, quando conectado ao Wiimote e analisará o estresse do jogador. Mais uma vez, um título do mascote Mario é intercalado, talvez para salvar o baixo interesse da platéia: Super Mario Galaxy 2, para Wii.

Talvez o ponto mais alto seja o fato de que a Team Ninja, responsável por Ninja Gaiden, esteja trabalhando com a Nintendo em um novo Metroid, chamado Metroid: Other M, previsto para 2010.

E essa foi a coletiva da Nintendo, e parece que frustrou os jogadores que esperavam um pouco mais. O MotionPlus, que poderia ter chamado um pouco mais a atenção já era um velho conhecido, e o único periférico, Vitality Sensor, não empolgou.

O nicho dos “jogos saudáveis” parece ter tomado conta da Nintendo, e o Mario vai tentar salvar a Nintendo um ano depois da empresa ter voltado à evidência com tanta força. Que o próximo ano seja melhor…

3 opiniões sobre “E3: coletiva da Nintendo não surpreende”

  1. Eu também fiquei frustrado com a Nintendo nesta E3. O Metroid, obviamente, quase me fez endoidar, mas até o anúncio do Mario Galaxy 2 eu achei meio triste… mestre Myamoto apresentando uma “mera” continuação? Tipo, claro que vai ter novidades, mas a gente sempre espera algo muito inovador da parte dele.

  2. A Nintendo mal voltou as alturas e ja vai despencar de novo =/ Parece que o Projeto Natal da Microsoft vai tirar o holofote do antes inovador wiimote da Nintendo, a empresa se acomodou com as altas vendas dos games casuais jogaveis com seus inumeros periféricos e agora vai pagar o preço

Deixe seu comentário