E3 2011: Resumão da conferência da Microsoft

O primeiro dia de E3 ocorreu hoje (6) em Los Angeles, trazendo uma série de novidades para o mundo dos games. As conferências de hoje foram de Microsoft, EA, Ubisoft e Sony. Neste primeiro texto vamos abordar as principais novidades da Microsoft e amanhã vamos ao resumo das outras produtoras, além de Sony (que se apresentou à noite) e Nintendo, que tem conferência marcada para amanhã.

A empresa que abriu o show este ano foi a Microsoft a exemplo do ano passado, desta vez, porém a empresa americana limitou-se a revelar uma linha de jogos, sem nenhum novo acessório ou console novo.

A conferência da empresa começou com uma forte presença de jogos multiplataforma, como Modern Warfare 3 que ganhou demo jogável mostrando que a série não terá nenhuma grande novidade em relação aos seus antecessores e Tomb Raider que revelou gráficos impressionantes e cenários escuros.

Após isso vimos um grande turbilhão de jogos compatíveis com o Kinect, a começar com a linha EA Sports. Peter Moore subiu ao palco e anunciou que os jogos Tiger Woods PGA Tour, Madden NFL, FIFA 12 terão suporte ao acessório em 2012. Contudo, Moore não mostrou como eles irão funcionar.

A idéia da Microsoft era claramente mostrar que a força de sua plataforma para a próxima temporada são os jogos para Kinect. Um desses jogos com suporte ao acessório é Mass Effect 3 que possibilita ao jogador (no controle de Shepherd) dar comandos de voz aos seus aliados e inclusive escolher quais frases quer usar apenas repetindo-as para o console.

A Ubisoft também aproveitou a ocasião para anunciar seu esperado Ghost Recon: Future Soldier, que também terá amplo suporte ao Kinect. O presidente da empresa, Yves Guillemot garantiu que todos os games da série Tom Clancy’s terão suporte ao aparelho. Deu para imaginar que o Kinect passará a ser marcado por games hardcore, além dos casuais, certo?

Além destes jogos multiplataforma, a Microsoft se certificou de exibir também títulos exclusivos para sua plataforma. Os principais foram Gears of War 3, Ryse (produzido pela equipe da Crytek) e Halo: Combat Evolved (que ganhará um remake em HD integrado com a Xbox Live).

Há ainda Forza Motorsport 4 (com suporte ao Kinect e data de lançamento para 11 de outubro de 2011), Fable: The Journey (que aparenta ser um game em primeira pessoa on rails), Vila Sésamo, Disneyland Adventures, Minecraft Kinect (a versão exclusiva da plataforma, agora integrada ao sensor de movimentos), Kinect Fun Labs (que permite a criação de fotos 3D com efeitos especiais e a criação de avatars através do mapeamento corporal do jogador), Kinect Sports 2, Dance Central 2 e o esperado Star Wars Kinect.

A empresa americana também anunciou novos serviços, o chamado Metro, que já estava disponível para usuários do Windows Phone 7, agora está compatível com a nova dashboard do console (que, aliás, está ligada ao Kinect). Desta forma o usuário pode movimentar a dash através de gestos e sistema voz. Além disso, é possível procurar coisas no Bing e no Youtube apenas falando o que deseja, porém o serviço é apenas no idioma inglês, por enquanto.

A Microsoft também aposta que Live TV estará em alta neste ano com as novas parceiras como a Canal+, Sky e Foxtel. Ao final de sua conferência, a Microsoft ainda anunciou uma nova trilogia Halo que será iniciada em 2012 com o lançamento de Halo 4.

Conclusão: nada de muito bombástico na conferência da Microsoft. O investimento está mesmo nos jogos compatíveis com o Kinect, inclusive a nova dashboard do console é feita sob medida para o aparelho. Alguns jogadores podem ter ficado com a sensação de que faltou alguma coisa.

De fato faltou games exclusivos totalmente novos, porém isto não significa que o console não terá games bacanas nesta temporada, é só olhar para Gears of War 3 e Halo 4 e fica claro que a Microsoft pretende investir muito mais em games de sucesso antes de lançar uma nova plataforma. Mas e você, o que achou da apresentação da Microsoft, ficou satisfeito ou esperava mais?

Uma opinião sobre “E3 2011: Resumão da conferência da Microsoft”

Deixe seu comentário