E3 2011: Resumão da conferência da Nintendo

De um lado a Microsoft apostou no Kinect e de outro a Sony revelou tudo que fosse possível do PS Vita. Ainda assim, a conferência da Nintendo era a mais esperada pelo público da E3, afinal a empresa era a única que havia confirmado um novo console de mesa para o evento, e foi o que aconteceu.

A conferência começou com uma grande homenagem aos 25 anos da série Zelda. Uma orquestra tocava o tema da série, enquanto imagens dos games em diferentes épocas eram exibidas no telão. Quando a apresentação teve fim, Shigeru Miyamoto subiu ao palco para falar da série que ele mesmo criou.

Claramente emocionado e orgulhoso de sua criação, Miyamoto anunciou games da franquia para o 3DS, segundo ele os games serão em sua maioria lançados através do Virtual Console/Nintendo eShop, sendo eles Link’s Awakening para o Nintendo 3DS que ainda recebe a versão melhorada de Ocarina of Time. Para o Nintendo DS estará disponível totalmente de graça Four Swords e por fim o Wii receberá Skyward Sword neste ano após tantos atrasos.

Miyamoto ainda anunciou que a orquestra que ali estava irá fazer uma turnê mundial para tocar a chamada “Zelda 25th Anniversary Symphony”. A Nintendo também lançará dois CDs com a trilha sonora da série: uma através do site Club Nintendo e outro que será gravado pela orquestra.

Satoru Iwata então subiu ao palco para falar da política da empresa, segundo ele, a companhia tem como objetivo agradar tanto os jogadores hardcore quanto os cauais. Iwata ainda aproveitou para confirmar que a nova plataforma seria lançada em 2012. Isto serviu como um aperitivo para o que estava por vir.

Antes disso, a Nintendo queria assegurar que seu console recentemente lançado, o 3DS teria todas as atenções merecidas e não fosse tão ofuscado pela nova plataforma de mesa. Uma série de games foi revelada.

Mario Kart 3DS foi o primeiro deles, e para surpresa dos fãs, o novo game terá veículos nunca vistos como a asa delta e também há pistas debaixo da água (submarinos? Não deu para ter certeza). O game contará com pistas de Mario Kart Wii e do Mario Kart DS. O vídeo empolgou os fãs da franquia.

Outros games confirmados foram Kif Icarus: Uprising, Star Fox 3DS, Luigi’s Mansion 2, Resident Evil, Cave Story 3D, Driver Renegade, Tekken, Metal Gear Solid 3D e o esperado Mario 3DS. Este último mostrou-se um game muito interessante, pois ele terá momentos em 3D e também em 2D, além disso, dá para ver que Mario utilizará a clássica roupa de “guaxinim” vista em Super Mario Bros 3. A Nintendo afirmou que o game chega às lojas ainda em 2011.

Para finalizar o bloco dos portáteis, Fills-Aime falou que a eShop já estava habilitada para download através da nova atualização do 3DS. E também foi anunciado um novo Pokémon em 3D.

Agora vamos ao que interessa, WiiU. O console foi revelado pelo presidente da Nintendo of America, Fills Aime, que aproveitou para explicar o por que da letra “U”. Segundo ele, o console é “único, inovador e utópico”. O console em si não foi mostrado, pois segundo a empresa ele é apenas uma caixa, mas que a força dele se encontra mesmo no controle.

O controle assemelha-se a um tablet típico da Apple, porém ele contém botões físicos e possui uma tela ao centro. A Nintendo deixou claro que ele é uma evolução do Wii Mote, ou melhor, uma evolução do Wii Mote e do Nintendo DS juntos. Ele vem com uma stylus para os jogadores interagirem de diferentes maneiras com o aparelho, como por exemplo, fazer desenhos para modificar os personagens na tela.

O controle também é apresentado como uma saída para os jogadores que não quiserem interromper seus jogos quando a televisão é desligada, podendo continuar o game através dele. Por falar nisso, ele e a TV poderão e deverão ser usados em conjunto em muitos dos games, como numa demonstração de golfe em que o controle é posicionado no chão enquanto a TV exibe o campo. Também será possível usá-lo com a TV para navegar na internet, ou ainda como menu em jogos como Skyward Sword.

O novo controle é claramente a grande sensação do novo console. Suas configurações envolvem uma tela de 6,2 polegadas sensível ao toque, microfone integrado, caixas de som, câmera frontal, giroscópio e acelerômetro. Parece um aparelho da Apple, certo? Sim, porém mais interessante.

Satoru Iwata então fala sobre alguns games em produção para o novo console citando Smash Brothers, New Super Mario Bros Mii (que permite importar os Miis criados no console para jogar com Mario, Luigi e sua turma num game semelhante ao lançado para o Wii) e Lego City Stories para Wii e 3DS. A Nintendo fez questão de deixar claro que o novo console tem poder de processamento equiparável aos do Xbox 360 e Playstation 3, pois um vídeo de demonstração foi mostrado: um pássaro em alta resolução sobrevoando um cenário tipicamente japonês.

Se havia alguma dúvida sobre isso, elas foram todas sanadas quando a empresa veiculou um vídeo de games em produção para a plataforma, incluindo Batman Arkham City e Ninja Gaiden 3.

Para fechar o show, a Nintendo camou o pessoal da EA Sports para falar de games que pretendo levar para a plataforma, destaques para Madden e Battlefield 3 revelados no telão, ambos com funções online, DLCs e gráficos em alta definição. Em sgeuida a Nintendo convidou os jornalistas presentes para testar a nova plataforma no estande da empresa na E3.

Conclusão: Para muitos a Nintendo foi a melhor dentre as gigantes a se apresentar na E3. A nova plataforma é sem dúvidas muito interessante, e mais importante que isso é o fato de a Nintendo conseguir atrair as grandes produtoras para sua nova plataforma. Agora os jogadores terão uma plataforma em alta definição que terá jogos da Nintendo, considerada por muitos como a melhor produtora de games do mundo. Mas e aí, você gostou do Wii U?

4 opiniões sobre “E3 2011: Resumão da conferência da Nintendo”

  1. Ponto positivo:

    Achei fudido, a nintendo está inovando d+.

    Isso ganha da kinet e o Wii mote, pois transforma seu ambiente em algo que possa se tornar jogável.

    Ponto fraco:

    Comparado com o 360 o Wii u tem um grafico equivalente, mas quando sair o proximo console da microsoft a nitendo vai ficar desatualizada

  2. Aê Thig, se vc não gosta da Nintendo não venha com ironias, tenho certeza de que muitos como eu, consideram a Nintendo a melhor. Seu ismo não muda isso!

    kkk

  3. Não tenho dúvidas que a Nintendo é a maior produtora de games do Mundo, ela inova e abusa ; Não podemos deixar a Sony nem a Micro. de lado mas Nintendo é Nintendo. Seus jogos são os melhores ! Acho que este console será ou já é uma sensação !

Deixe seu comentário