gr-e3

E3 2010: o que podemos esperar da maior feira de games do Ocidente?

Nos últimos anos a Electronic Entertainment Expo (E3), a maior feira de games do mundo ocidental, já viu mudanças brutais. Diminuiu de tamanho, se fechou para convidados e, no ano passado começou a renascer.

Em 2009 começou a voltar à sua antiga forma, recebendo cerca de 40 mil pessoas. A idéia é que, para esse ano, o número de pessoas no Los Angeles Convention Center, distribuídas entre os três dias de evento, chegue a 45 mil, segundo Rich Taylor, vice-presidente da Entertainment Software Association, organizadora do evento.

Mas, o que esperar do evento? Hoje já falamos sobre o Kinetic (novo nome para o Project Natal, sistema de reconhecimento de movimentos da Microsoft), que deve chamar bastante atenção, mas felizmente não é apenas sobre isso que ouviremos nos próximos dias.

A Nintendo, por exemplo, promete chamar atenção com seu novo portátil 3DS, com gráficos tridimensionais, que deve ser a vedete de sua conferência para imprensa, marcada para a manhã do dia 15 de junho. A Big N deve fazer barulho, e criou inclusive um site que abrigará a transmissão em vídeo de sua apresentação.

Na sequência, a Sony deve trazer para os holofotes o Sony Move, sua resposta ao mercado de reconhecimento de movimentos e também seus games MotorStorm: Apocalypse, terceiro da série e SingStar Dance, game compatível com o Move em que os jogadores poderão dançar em frente à câmera do aparelho e ter seus movimentos captados.

Alguns analistas apostam, inclusive, em surpresas. Michael Pachter aposta que o portátil da Nintendo pode “roubar o show”, mas aposta ainda em outras surpresas, como um Xbox 360 Slim e uma nova versão do portátil PSP, com tela sensível ao toque, que deve estar no mercado até 2011.

As desenvolvedoras de games também prometem fazer sua parte dando cor ao evento. Em seu blog, a Capcom revelou que trará Marvel Vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds, Ôkamiden, Bionic Commando Rearmed 2, Sengoku BASARA: Samurai Heroes, Ghost Trick: Phantom Detective, Dead Rising 2, Dead Rising 2: CASE ZERO e MotoGP 09/10. A empresa promete ainda uma surpresa para o evento, seria um novo Resident Evil?

Outra japonesa a participar do evento, a Square Enix trará The 3rd Birthday, uma sequência do survival Parasite Eve para o portátil PSP. Para o portátil DS, a Square trará Kingdom Hearts Re:coded. Outros grandes games prometem chamar atenção na feira: Final Fantasy XIV, Deus Ex Human Revolution, Front Mission Evolved, Kane & Lynch 2: Dog Days, Dungeon Siege III e Kingdom Hearts Birth By Sleep. A Eidos, que faz parte da Square, trabalha em um quarto game da série Thief, que infelizmente não será mostrado no evento por estar em seus estágios iniciais de desenvolvimento.

A Namco Bandai afirmou que trará games relativos aos últimos lançamentos em hardware. Ou seja, prepare-se para ver games de seus estúdios voltados para o Kinetic e o Move, bem como para games 3D. A empresa guarda segredo, mas garante que trará alguns anúncios, ainda que acredite que os holofotes do evento estarão todos virados para os grandes anúncios das fabricantes de hardware.

A Atlus trará o game de ação plataformas Trine 2. Espere também pelo ainda não anunciado Rock of Ages, e também pela versão traduzida de Etrian Odyssey 3: The Drowned City e pela adaptação para PSP de Knights in the Nightmare.

Para quem espera novidades da Konami, a empresa deve trazer Metal Gear Solid: Rising, Clastlevania: Lords of Shadow e seu novo Pro Evolution Soccer 2010. Alguns jogadores esperam que, durante sua conferência amanhã, seja anunciado um novo Silent Hill. Será? Se você quiser descobrir em primeira mão, o estúdio criou um site em que você pode se registrar para assistir o evento em tempo real, que deve acontecer por volta de 8 da manhã (horário de Brasília) do dia 15. O site da Kojima Productions traz um misterioso contador. O que será que significa?

O criador de Ninja Gaiden, Tomonobu Itagaki, afirmou que seu estúdio Valhalla Game Studios revelará seu próximo projeto, que já está em andamento. O projeto é inédito, ou seja, não é continuação de alguma de suas franquias. Vamos torcer para que seja um game de peso, o que é bem provável.

Mudando do oriente para o ocidente, também podemos esperar algumas novidades. A Bethesda Softworks prometeu demonstrar seu game de tiro Brink, bem como novidades de Fallout: New Vegas e Hunted, um game de ação cooperativa em terceira pessoa.

A Ubisoft mostrará Assassin’s Creed Brotherhood, o game de skate Shaun White Skateboarding; o game tático Tom Clancy’s Ghost Recon Future Soldier e o próximo game da série Driver. Estes são os games revelados, com outros que devem ser anunciados durante a própria feira, em uma conferência marcada para o fim da tarde de hoje.

Em seu perfil no Twitter, a LucasArts afirmou na última semana estar se preparando para a E3, com Monkey Island 2 Special Edition, Star Wars: The Force Unleashed 2 e Star Wars: The Old Republic, e colocou um “and more”. O que será? Podemos esperar mais algum anúncio inédito da empresa?

A 2K Games prometeu oito novos jogos, entre eles Mafia II, Sid Meier’s Civilization V (que deve ser lançado em 21 de setembro), Spec Ops: The Line, XCOM (um jogo de tiro em primeira pessoa baseado na série de estratégia em turnos, trailer aqui), os jogos esportivos NBA 2K11 e NHL 2K11, além dos party games New Carnival Games e Nickelodeon Fit.

Menos modesta, a Electronic Arts trará 22 títulos. Entre eles estão Crysis 2 (trailer aqui), Harry Potter and the Deathly Hallows Part 1, The Sims 3 (para consoles e portáteis) e a expansão The Sims 3 Ambitions, Madden 11, NHL 11 e Fifa 11. Este último será o primeiro da série de futebol a contar com o recurso “Personalidade”, que destacará habilidades individuais de cada jogador, uma soma interessante à identidade gráfica elevada, que já é marca dos games.

A Valve, que traria Portal 2 para o evento, não mostrará o game, que agora tem data de 2011 como previsão de lançamento. Em troca, o estúdio promete uma surpresa. É verdade que a empresa já fez alguns lançamentos de peso recentemente, como a plataforma Steam para Mac, mas a nova surpresa da Valve gerou barulho. Alguns afirmaram que seria Half-Life 3, Half-Life 2: Episode 3 ou até mesmo o Source Engine 3, novo engine gráfico da empresa. A companhia deu mais uma dica: a surpresa tem a ver com Portal 2.

A Hoplon Infotainment será representante nacional no evento. Levará Taikodom Living Universe, game em que o servidor vira um megamestre de RPG, criando aventuras únicas junto com os jogadores. Por aqui, o game já está em beta teste, mas será anunciado internacionalmente durante o evento, sendo o primeiro jogo nacional lançado durante as 15 edições. Taikodom Living Universe é resultado de 5 anos de trabalho, desenvolvido por uma equipe que atualmente conta com mais de 100 profissionais e um investimento de US$ 15 milhões.

Pelos anúncios e pelo tamanho a E3 2010 promete ser grande. Tentaremos trazer a você, leitor, o que parecer mais interessante. Fiquem de olho.

E vocês, o que esperam da E3 2010?

Deixe seu comentário