gr-e3

E3 2010: Nintendo anuncia games de Wii e novo 3DS

A primeira grande coletiva de ontem, dia em que se apresentaram na E3 2010 a Electronic Arts e a Ubisoft, foi da Nintendo, que prometia surpreender com o portátil 3DS, substituto do portátil DS, só que dessa vez com gráficos tridimensionais.

A Big N começou bem sua apresentação, mostrando um trailer de Legend of Zelda: Skyward Sword, que permitirá usar os controles do Wii como se fossem espada e escudo. O game ainda está sendo desenvolvido, e não deve chegar ao mercado até 2011.

Seguindo Zelda, a empresa japonesa começou a mostrar jogos esportivos. NBA Jam terá versão exclusiva para o Wii, e o mascote mais importante dos videogames, Mario, terá um novo título esportivo para Wii, chamado Mario Sports Mix, com vôlei, hockey, queimada e basquete, também em 2011.

Fãs dos jogos Mario Party podem anotar na agenda: no fim do ano estará no mercado Wii Party, um game no mesmo estilo, só que usando os personagens virtuais do videogame, os Miis. Também para o fim de 2010, o Wii receberá Just Dance 2, game de dança da Ubisoft.

Golden Sun: Dark Dawn, RPG da série que fez fama no Game Boy, será lançado para DS no fim de 2010, e não é o único game de fama a ganhar nova versão. Goldeneye, de Nintendo 64, também ganhará um remake melhorado para Wii, ainda em 2010.

A Disney também marcará presença exclusiva no Wii, com Epic Mickey, um jogo com seu personagem principal e que, por sua mecânica, parece ser voltado para crianças. O mascote da Disney pode usar tinta e tiner para criar e apagar objetos no chão, mudando dinamicamente cenários para salvá-los.

O aguardado retorno de Kirby para videogames também foi comentado. Kirby’s Epic Yarn chega entre setembro e novembro. Para os que não lembram de Kirby, é um mascote que fez fama principalmente no Japão, que pode inflar seu corpo elástico, se tornando objetos. Há 10 anos, quando foi lançado The Crystal Shards (de N64), Kirby não é lançado para consoles, apenas portáteis ou em participações na série Super Smash Bros.

O game Dragon Quest IX foi o primeiro lançamento mais próximo anunciado pela Nintendo em sua coletiva deste ano. Chega dentro de um mês, em 11 de julho, para DS. Fils-Aime, presidente da Nintendo, comentou que um funcionário já contabilizou 140 horas dentro do game, então parece promissor.

Pouco mais de um mês depois, em 31 de agosto, o público receberá Metroid: Other M, para Wii. O jogo é ambientado entre os títulos Super Metroid e Metroid Fusion, com Samus acordando em uma nave da Federação Galática.

Falando em séries clássicas, Donkey Kong retornara no game plataforma Donkey Kong Country Returns, em um game de profundidade 2D semelhante aos de Super Nintendo, e que deve chegar ao mercado até o fim do ano.

Depois de tantos títulos, e algumas surpresas, a Nintendo anuncia o aguardado 3DS, que deve dar uma esquentada maior no mercado de videogames portáteis.

A companhia trouxe um protótipo, de tela widescreen e um pequeno controle analógico. O aparelho não exigirá o uso de qualquer óculos para ver os efeitos tridimensionais, e terá uma pequena barrinha deslizante ao seu lado para ajustar a profundidade do efeito 3D.

Como nos outros aparelhos DS, uma tela inferior é sensível ao toque. Esta tela não será tridimensional por conta de incompatibilidades da tecnologia de sensibilidade ao toque e efeitos 3D.

O 3DS ainda possui um sensor de movimentos e um giroscópio, além de uma câmera digital com duas lentes, capaz de fotografar produndidade e exibir as capturas em 3D. A Nintendo está investindo em parcerias, e já tem a Disney, a Warner e a Dreamworks, que proverão filmes para serem mostrados no portátil.

O primeiro game mostrado foi Kid Icarus Uprising. Os gráficos se parecem com os do Wii, mas estão longe de serem tão belos quanto os de videogames em HD. A Nintendo também trabalha em Nintendogs and Cats para o aparelho, que já tem outros parceiros de peso.

Podemos esperar aí DJ Hero 3D (Activision), Resident Evil: Revelations e Super Street Fighter IV 3D (Capcom), The Sims 3 e Fifa Soccer (EA), um game de música ainda não revelado da Harmonix, um novo Bomberman (clássico da Hudson), Contra e Metal Gear Solid Snake Eater 3D (Konami), BloodRayne e A Boy and His Blob (Majesco), Pac-Man & Galaga e Gundam (Namco Bandai), Sonic (SEGA), Final Fantasy e Kingdom Hearts (Square Enix), Ninja Gaiden e Dead or Alive 3D (Tecmo Koei), Saints Row: Drive By e Marvel Super Hero Squad Infinity Gauntlet (THQ), Assassin’s Creed: Lost Legacy e Tom Clancy’s Ghost Recon (Ubisoft), Batman e Lego (Warner).

A coletiva da Nintendo mostrou que a empresa não desistiu do Wii, embora tenha perdido bastante do apoio de muitos dos gamers para a popularização do PS3 e a dominação do Xbox 360 (principalmente agora com o Kinetic). Mostrou também que ela está preparada para se manter na vanguarda dos portáteis. Vamos ver o que o 3DS realmente representará ao mercado quando ele estiver chegado, algo previsto para março de 2011.

Quais são as suas apostas?

Deixe seu comentário