gr-marionintendo

Do leitor: você conhece o Mario Segale?

O leitor Bruno Russo Lembo nos enviou um texto sobre Mario Segale, o primeiro senhorio da Nintendo of America que teria “emprestado” o nome para o mais famoso mascote do mundo dos games.

“Quando a Nintendo of America estava sendo criada, o Minoru Arakawa (fundador e presidente da Nintendo of America na época) notou uma semelhança entre o protagonista do jogo Donkey Kong e um cara chamado Mario Segale. Resolveram então apelidar o personagem de Mario. Mario Segale tinha alugado o armazém onde ficaria temporariamente a empresa, um local em Seattle.

E esse é o único documentário que fala “Mario Segale” porque o autor David Sheff escreveu um livro sobre videogames de 1994 e colocou seu nome dele errado. A Nintendo continuou chamando pelo nome errado, talvez como estratégia para não ter problemas maiores.

Mas verdade veio com a descoberta de um site que publicou o histórico de alunos de 1952 e, como Mario Segale nasceu em 1934, foi confirmado que era ele mesmo. Quase 30 anos depois, um jornal de Seattle falou sobre a família de Segale, que em 1993 teria declarado não ter visto um tostão em royalties, os direitos pagos pelo uso de imagem.

Shigeru Miyamoto, que criou o personagem, se esquiva, dizendo que o verdadeiro nome do personagem seria Mr. Vídeo, um plano de usar o mesmo personagem em todos os games criados. Uma história estranha, que nem a Nintendo, nem a família Segale conseguiram esclarecer até hoje.”

O que você acha? A Nintendo deveria pagar royalties por usar o nome de seu primeiro senhorio em seu mascote?

5 opiniões sobre “Do leitor: você conhece o Mario Segale?”

  1. Tudo é royalties! Por usar um nome que poderia ter sido de qualquer outra pessoa e um bigode, ohhhhhhhh, sinceramente, é cada uma que aparece.

  2. Já ouvi essa história, é um dos grandes pontos de interrogação no mundo da Nintendo. Há um grande mistério por trás, pouco se sabe sobre o cara, na verdade se você jogar seu nome no google o primeiro link leva a uma página de um historiador querendo informações sobre o sujeito, e nenhuma foto pública dele existe também, como saberemos se ele tem mesmo a cara do famoso bigodudo?

    1. a nintendo stah scondendo os fatos,.. para não ter q pagar todos esses anos ao senhorio,.. em royalties,.. tudo d uma vez,..
      seria uma catastrofe,.. não.

Deixe seu comentário